Publicação

Estratégias para aumentar o engajamento no Instagram

foto de
Mídias Sociais

Não é da noite para o dia que as coisas começam a gerar resultados. Principalmente quando começamos a falar de redes sociais, que embora sejam ferramentas extremamente poderosas, ainda são opções que necessitam de muito trabalho e estudo.

Eu mesmo costumo recomendar que todo aquele que pretende começar a ganhar dinheiro com redes sociais, comece pelo caminho certo, que é fazer cursos online com validade e conteúdos decentes.

Mas não é fácil fazer uma peneira de maneira tão seletiva sempre. Existem várias opções que podem prometer serem as melhores, entretanto não entregam praticamente nada de conteúdo realmente relevante.

Visto que este é um assunto em alta e que você precisa dele para enfrentar alguma tarefa mais desafiadora, então vou colocar aqui as principais estratégias para aumentar o engajamento no Instagram.

Por que aumentar o engajamento no Instagram?

Primeiramente é interessante entender um pouco mais sobre a importância do aumento do engajamento para os seus objetivos. Afinal de contas, você ganha muito mais do que satisfazer as suas vaidades quando consegue várias interações com a nossa rede.

A principal delas é avisar de maneira orgânica que seu conteúdo é relevante. Isto faz com que o algoritmo da rede social entenda que é positivo entregar este conteúdo que você fez para um número maior de pessoas.

Assim, a própria rede social ganha uma maior aderência dos usuários e pode atingir os objetivos dela mesma. E para você o resultado serão mais seguidores de forma orgânica, assim como uma facilidade maior de executar a chamada para ação que você tem proposta.

Em segundo lugar também temos a vantagem do “efeito de manada”. Muitos se sentem um tanto constrangidos e envergonhados de serem os primeiros a reagir a algum conteúdo específico.

O resultado disso é que facilmente se cai no problema de que ninguém gostará de dar o primeiro passo. Algo que vai perdendo a dificuldade de acordo com o maior número de pessoas que passa a reagir às publicações.

Isto gera uma maior promoção pelo algoritmo, que gera um maior engajamento, o que pode criar o ciclo viral que todos tanto procuram.

Estratégias para aumentar o engajamento no Instagram

Antes de começar eu gostaria de dizer que ainda é importante ter em mente que existe sim a necessidade de se trabalhar o conhecimento de maneira constante. Estas estratégias com certeza te entregarão um horizonte, mas ainda é interessante que você faça cursos online com certificado.

Eles irão entregar outros dados de uma maneira muito mais alinhada com o que você procura como futuro empreendedor digital. Além de trazer insights que muitas vezes valem ouro.

Mas começar com estas dicas aqui com certeza já é um excelente passo.

1 - Comece por pedir que seus seguidores interajam

Bom, é importante entender que engajamento é outra palavra para interação. E muitas pessoas podem se sentir totalmente tocadas com o seu conteúdo, mas simplesmente já estejam prontas para rolar um pouco mais a tela para ver outras postagens.

Muitas das pessoas ficam completamente obcecadas com a imagem em si e as hashtags. E sim, isto é algo crucial para a sua estratégia. Entretanto é justo dizer que seu trabalho nem de perto para por aí.

Você também precisa fazer algo bastante simples, que basicamente é pedir um like e um comentário. Ainda que seja basicamente colocar exatamente estas palavras em sua descrição.

Acredite, só de você fazer um pedido a maioria das pessoas já começará a deixar alguma forma de engajamento.

Entretanto você pode ir além e colocar tudo de modo imperativo, dizendo coisas como “Deixe o seu like e comente sobre tal coisa que aconteceu com você”. Ao pedir de maneira incisiva uma ação, será ainda mais fácil receber um retorno das pessoas com as quais você está se comunicando.

2 - Entregue algo polêmico

Claro, não queremos gerar nenhum tipo de cancelamento ou movimento do tipo. Mas tente apimentar de vez em quando algum assunto. Isto com certeza fará com que muitas pessoas tenham a tendência de não quererem guardar as suas opiniões para si mesmas.

Mas o interessante deste fato é entender que se posicionar nem sempre é bom. Se seu público está crescendo e alguns dos assuntos polêmicos ainda não tenham sido abordados por você, pode ser o caso de perder parte dos seguidores.

Entretanto, ainda é justo dizer que existem vantagens até mesmo nisso, já que a propagação do conteúdo engajado para uma área facilita a sensação de se ver reconhecido por novos seguidores.

3 - Crie sorteios

Uma maneira que é ligeiramente custosa, mas que traz resultados muito interessantes, é realmente poder contar com sorteios. Ou seja, você cria uma postagem e lista as regras do sorteio, como por exemplo oferecer algum tipo de brinde para quem conseguir marcar 5 pessoas em uma postagem.

Claro, se você se comprometer a fazer um sorteio, é interessante que você tenha capacidade de cumprir. Afinal de contas, ninguém vai querer seguir algum tipo de mentiroso compulsivo.

Mas lembre-se, brindes muito baratos não necessariamente trarão muito retorno financeiro. Você precisa, de uma maneira inteligente, encontrar algo que esteja no limite onde as pessoas se sintam à vontade para incomodar outras só para ganhar algo em troca.

Embora esta seja uma ideia que gera muito engajamento e até mesmo conquista seguidores, é importante dizer que normalmente se perde a possibilidade de refinar estes mesmos.

Ou seja, muitos irão deixar de te seguir em pouco tempo, eu diria que até mesmo a maioria. Mas ainda assim é uma boa estratégia para se aplicar de vez em quando.

Considerações finais

Ganhar seguidores não é a estratégia mais fácil do mundo. Você realmente precisa de um grande esforço para atingir um número que seja realmente considerável.

Entretanto é justo dizer que com o tempo, este número começa a crescer de forma muito mais fácil e rápida. Basta você aprender como administrar tudo de maneira inteligente e organizada.

Mantenha uma boa qualidade nos conteúdos que em breve você vai receber bons resultados.

No mais é isso, espero que estas dicas tenham sido úteis. Qualquer dúvida sobre o assunto eu estou à disposição para te ajudar, ok?

Até a próxima dica!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.


Comentários