Publicação

Como a Hospedagem afeta o SEO do seu site

foto de
Mídias Sociais

A hospedagem de sites tem um impacto direto sobre o SEO, o que faz com que um site possa acabar perdendo posições nos resultados do Google.

Se o objetivo da empresa é conseguir melhorar esse ranqueamento e deixar o site bem posicionado, então é importante conhecer quais são os fatores que influenciam para ranquear via SEO.

Entre os fatores mais importantes da hospedagem de sites que podem afetar o SEO estão o desempenho, o tipo de hospedagem, a segurança, a localização e o uptime ou downtime.

Esse artigo vai mostrar como faz a diferença escolher por uma boa hospedagem de sites barata e profissional, que gere bons resultados para a empresa na internet.

Vale dizer que a hospedagem é apenas um ponto do SEO. O desenvolvimento de um site profissional tem além da hospedagem, o SEO, a responsividade, otimização e outras características importantes para o sucesso do seu negócio.

Desempenho

O primeiro fator de hospedagem de site que tem impacto sobre o SEO é o desempenho, que fará uma enorme diferença em como o site irá funcionar.

Um servidor de hospedagem com uma memória RAM alta, uma boa largura de banda e uma enorme capacidade de processo garante uma performance excelente para o site, o que irá gerar excelentes experiências para os visitantes.

A hospedagem do tipo compartilhada faz com que todos esses recursos sejam distribuídos entre todos os sites que estão dentro dela, o que impacta diretamente a performance.

Por outro lado, uma hospedagem dedicada garante que todos os recursos serão voltados exclusivamente para o site do cliente.

Tipo de Hospedagem escolhida

Como falado anteriormente, há uma enorme diferença entre a hospedagem compartilhada e a dedicada, em termos de distribuição dos recursos.

O posicionamento do site nos buscadores pode acabar sendo afetado em um servidor compartilhado, já que os recursos são distribuídos entre os sites.

Com um desempenho e uma performance menores, isso pode acarretar sérios problemas de SEO, então às vezes é melhor investir um pouco mais em um servidor dedicado para o site ficar melhor ranqueado.

Segurança

Os buscadores, em especial o Google, levam muito em consideração a segurança oferecida por um site e quanto mais alta for ela, melhor ranqueado ele será nos resultados de buscas.

Por isso mesmo que a empresa deve buscar por uma hospedagem de sites barata e profissional, e que contem com um provedor que aplique as medidas de segurança eficazes.

Localização

A verdade é que esse não é um fator de hospedagem de sites que afete muito o SEO, tendo menos relevância do que os demais.

Entretanto, ele afeta sim o ranqueamento de um site e por isso é importante também levá-lo em consideração no momento de escolher a hospedagem para o site.

Um site hospedado em um servidor próximo, dentro do mesmo país, por exemplo, tem uma relevância maior para o Google, em comparação com outro que fique do outro lado do mundo.

Os indicadores do Google que levam a localização do servidor de hospedagem impactar diretamente o SEO são o domínio, a segmentação geográfica (a escolha do país a qual pertence o site) e a localização do servidor.

Uptime ou Downtime

O uptime ou a taxa de uptime diz respeito ao período de tempo no qual um computador está disponível na internet, ou seja, que ele está operando de forma normal.

Um site que fica fora do ar, devido ao sinal de hospedagem que não é confiável, faz com que uma empresa perca a chance de fazer vendas, impactando diretamente, com isso, o SEO.

Sempre que o Google não encontrar o conteúdo, quando é feita uma busca no site da empresa, então a página perde autoridade como um todo.

Tempo de Carregamento do site ou LoadSpeed

Várias critérios afetam na velocidade de um site, a hospedagem e criação de site é um deles. Como dissemos anteriormente, investir em um site profissional é necessário para quem deseja ranquear no Google.

Falando sobre a hospedagem, o LoadSpeed, que significa tempo de carregamento do site, tem um impacto enorme sobre o SEO.

Ele está relacionado aos mais diferentes fatores, que podem impactá-lo, como é o caso da hospedagem do site e o código a partir do qual ele é desenvolvido.

Um provedor que esteja bem otimizado e configurado com um alto desempenho gera um site bem mais rápido.

Quanto mais veloz for o carregamento de um site, melhor isso é visto pelo Google, que o posiciona bem melhor na internet.

Assim, vale a pena a empresa optar por uma hospedagem profissional que garanta uma velocidade de carregamento maior.

Conclusão

Como visto aqui, a hospedagem de sites afeta o SEO e pode ser a diferença entre um site ficar bem ou mal ranqueado em buscadores, como o Google.

Neste texto, foram mostrados os fatores relacionados com a hospedagem de sites que gera uma otimização eficaz e melhora o posicionamento da empresa na internet.

A dica é que sempre se busque por uma hospedagem profissional, que contenha todos esses fatores bem otimizados.

Gostou do artigo de hoje sobre como a hospedagem de sites afeta o SEO?


Comentários