Publicação

Cursos online possuem certificados para horas complementares?

foto de
Mídias Sociais

Atualmente conseguir certificado para atividades complementares é um grande desafio para os estudantes quando estão cursando a graduação. Um motivo é a falta de tempo causado pela correria do dia a dia do aluno, e buscar horas extracurriculares pode se tornar uma grande dor de cabeça ao aluno.

Muitos estudantes buscam desde o início da graduação tarefas que possam se encaixar nessas atividades complementares. Com o aumento do ensino a distância, os Cursos Online com Certificados se tornam uma ótima alternativa para conseguir esses tão sonhados créditos. A certificação pode ser apresentada à instituição como parte da carga horária. E é sempre importante lembrar que o curso feito a distância deve estar relacionado com o seu curso presencial.

Portanto, os cursos online são ótimos para complementar as suas horas complementares. Com o avanço e o desenvolvimento da educação a distância, cada vez mais estudantes vêm sendo atraindo a este ensino.

Uma das vantagens de utilizar esses cursos online é a sua flexibilidade de horários, e assim possibilitando os estudantes a escolher os melhores horários, e assim se dedicar mais ainda aos estudos. Além de conseguir horas extracurriculares, o aluno tem a oportunidade de ampliar ainda mais os seus conhecimentos e construir assim um bom currículo.

Neste artigo abordaremos ainda mais sobre o certificado e as horas complementares.

Então, pegue papel e caneta, e anote tudo que vamos lhe passar.

Vamos lá?

O que são atividades complementares?

As atividades complementares ou horas extracurriculares são utilizadas para compor a grade curricular das faculdades do Brasil. O principal objetivo é que o estudante consiga complementar a sua graduação tendo acesso às experiências que tem como objetivo de ampliar os seus conhecimentos adquiridos durante a sua formação acadêmica.

Os cursos vão possuir atividades específicas que tem como objetivo a comprovação das horas extracurriculares. Mas, muitas vezes os estudantes realizam estágio, cursos livres, congressos, palestras, participar de atividades culturais, entre outros.

Finalidade

Uma das finalidades das atividades complementares é no desenvolvimento do aluno, de incentivar o aluno a participar de outras atividades fora da faculdade ou do curso, com o objetivo de enriquecer o seu conhecimento.

Essas atividades têm como função: aumentar o convívio social, cultural, profissional e criativo.

Como comprovar as horas online de estudo

A comprovação das horas extracurriculares online é igual à das horas presenciais.

Toda a instituição de ensino vai utilizar o certificado ou atestado de participação na atividade para computar o tempo de duração do curso com as horas complementares. Por isso, você deve procurar os cursos que emitem o certificado.

É necessário fazer prova em cursos online para ter direito ao certificado?

Para conseguir o certificado será necessário passar na prova online.

A emissão do Certificado de Conclusão de Curso depende dos pontos que você obter na realização da prova, se você conseguir a pontuação média ou acima você estará apto a conseguir o certificado.

Em casos de seminários e palestras, a emissão do certificado não será necessária para a realização da prova teórica, porém, você deverá participar de todas as aulas e dos eventos. Nesses casos, o sistema vai verificar a sua participação e assim emitir o seu certificado.

E quais são as atividades adicionais que garantem horas complementares?

As atividades que garantem horas complementares são: cursos, palestras, seminários, congressos, simpósios ou outros eventos especificados no programa do curso.

Um exemplo é, um curso de ciência jurídica poderá exigir que os alunos participem de uma audiência com o objetivo de cumprir horas complementares.

Definimos as horas complementares como atividades planejadas e previamente definidas que são exigidas pelo currículo de um determinado curso.

O que acontece se você não comprovar as Atividades Complementares?

Se por um acaso a sua instituição exigir a participação em atividades extracurriculares a comprovação será obrigatória, e estará sob pena de você concluir ainda o curso.

É de extrema importante que você sempre tente uma antecedência sobre as atividades que você pretende usar como horas complementares em seu currículo. E assim tratar com comprometimento a sua participação, e no futuro não venha a ter correria para conseguir se formar.

Depois de ler sobre os tópicos sobre os cursos online que possuem certificados para horas complementares, você ficou com alguma dúvida?

Se você gostou do que leu, comente aqui embaixo sobre essas dicas e mande os resultados logo a seguir. E se quiser compartilhe essas dicas com os seus amigos e amigas.

Grande abraço e até o próximo post!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.


Comentários