Publicação

Direito Digital: Saiba como atuar nesse mercado em expansão e conheça seus desafios

foto de
Mídias Sociais

Em um mercado tão concorrido como o do direito, com um elevado número de profissionais capacitado a exercer a profissão, a procura por novas áreas de atuação é uma realidade na vida de muitos advogados.

E é em meio a esse cenário que o direito digital tem aflorado como uma área de grande potencial de expansão, em virtude do surgimento de inúmeras novas tecnologias e do crescimento acelerado da internet, no qual se surgiu a necessidade de regulamentar acontecimentos envolvendo o seu uso.

Continue a sua leitura e saiba mais sobre como atuar nesse mercado em expansão seus desafios. Confira!

As modificações no direito e a atualização do advogado

Em razão de tantos avanços na tecnologia e de uma sociedade cada vez mais dinâmica, em que as mudanças abrangem diversos aspectos, cada vez mais específicos, é preciso estar atento as alterações legislativas e jurisprudenciais. Sendo assim, grande parte dos advogados sabem que uma atualização constante do conhecimento é necessária em qualquer carreira jurídica.

As principais maneiras de se manter atualizado compreende a continuidade dos estudos de formação, cursos de atualização, pós-graduação, entre outros que trabalhem o conteúdo aprofundado por meios legais. Além de que transições pontuais também podem ser acompanhadas através da participação em cursos de curta duração, seminários e palestras.

Outra forma é que o advogado acompanhe as discussões e decisões dos poderes judiciário e legislativo, podendo obter essas informações em canais televisivos que divulgam as decisões dos tribunais superiores, como a TV Justiça, e do poder legislativo, a exemplo das tvs’s Câmara e Senado.

Em meio a tantas mudanças, várias modificações já foram visíveis pelos advogados, em especial a nova reforma trabalhista, que impactará a vida de todos os que exercem uma profissão.

Portanto, estar por dentro dessas mudanças no direito ajuda, até mesmo, na hora de estabelecer uma peça jurídica, visto que seu conhecimento estará muito além.

Sendo assim, como o Direito Digital é relativamente novo, deve o profissional que quer atuar nessa área esteja constantemente em busca de obter cada vez mais conhecimento, além de uma boa qualificação, participação em cursos e workshops específicos no ramo para estar sempre por dentro das mudanças ocorridas na área.

A concorrência no mercado de trabalho

Com já foi dito antes, com tantos profissionais no mercado, estar em concordância com as novas tendências e com o conhecimento atualizado, assim como buscar novos nichos é uma forma de estar à frente no mercado de trabalho e de arquitetar sua autoridade antes da maioria.

Hoje, com a internet se tornando indispensável por ser um grande aliado das necessidades modernas, diversos escritórios vêm aderindo a essa tendência jurídica, de modo a levar soluções inovadoras e ágeis para seus clientes. Por isso, estar sempre se reinventando, a fim de evitar que sua atuação se torne obsoleta e facilmente substituível, é essencial, pois embora a advocacia online seja um ótimo meio para adquirir novos clientes, visto que torna ágil a vida dos usuários considerando a possibilidade de se encontrar advogados online sem precisar sair de casa, também é um meio onde a concorrência pode vir a se tornar um grande problema. Assim, sua sobrevivência dependerá da forma com que será feito gerenciamento da própria carreira.

Diante disso, ter uma boa estratégia para se destacar trabalhando com o direito digital, pode simbolizar um grande acerto, vindo a refletir no sucesso profissional podendo até mesmo empreender de forma autônoma.

Logo, para sair na vantagem, esse é o momento ideal para investir no direito digital, visto que se trata de uma área com um enorme potencial de crescimento e que ainda se encontra em uma fase introdutória.

A atuação do profissional na área de Direito Digital

Com a evolução e constante inserção da tecnologia no cotidiano da sociedade, a busca por profissionais com entendimento sobre o assunto tem se tornado cada vez mais frequente, na área de direito essa tendência não difere, estes profissionais hoje atuam em segmentos diretamente relacionados ao meio digital, como:

  • Direitos autorais;
  • Questões trabalhistas referentes a serviços remotos;
  • Elaboração de contratos para e-commerces;
  • Tributação de serviços digitais prestados;
  • Outros

Sendo assim, essa área de atuação está em constante evolução e é um excelente ramo para profissionais de direito.

Direito Digital: saia na frente desse mercado em franca expansão!

Certamente o Direito Digital é um campo em crescente expansão e traz desafios interessantíssimos, especialmente por ser uma área relativamente nova, e que exige do profissional muito mais que gostar de tecnologia, é necessário ser capacitado, qualificado, bem informado e entender de Direito todo.

Pelo exposto, o direito online é uma ótima opção para quem gosta de inovar, pois, requer muita criatividade, paixão e dedicação do profissional.


Comentários