Publicação

Por que tantas empresas estão mudando seus logotipos para o minimalismo

foto de
Tatiane Rosa

Os designs de logotipos planos de repente se tornaram a tendência e emergiram no centro das atenções também porque muitas empresas gigantes como Google, Apple, Amazon etc. transformaram os seus para uma transição mais fácil para a interface do usuário. Por exemplo, a Netflix usa seu logotipo plano em todos os canais, como TV e dispositivos móveis, facilmente, sem o impedimento da compatibilidade. Da mesma forma, quando o Instagram mudou sua câmera 3D marrom retro para um design baseado em gradiente rosa, o potencial de ficar plano parece ilimitado.



Os designs tridimensionais são criados de forma que tenham um efeito 3D. Os designs de logotipo plano, por outro lado, como o nome sugere, são os designs planos por natureza, sem gradientes, sombras ou textura. Esses designs são simples e mínimos, sem efeitos tridimensionais adicionados ao design e também são muito econômicos.

Existem muitas razões pelas quais as empresas mudaram de designs de logotipo 3D para planos, alguns dos quais são os seguintes:

1. Seguidores de tendência

É uma razão muito óbvia porque as empresas e marcas desejam aparecer atualizadas e receptivas ao mercado em evolução. Outra coisa é que marcas famosas adotaram designs planos por ser atraente e moderno. Se não fosse dada a devida atenção, a empresa seria eliminada do mercado.


2. Minimalismo e Reduzidos

Não apenas para seguir a tendência recente, há uma razão mais técnica para isso. Os designs planos são mais simples e minimalistas, fazendo com que apareçam distintos em banners chamativos e anúncios chamativos.

Além disso, a indústria está presa em uma confusão devido à qual eles mudaram para visuais organizados. Como os designs planos são descomplicados, mas criativos, e a fonte mais simples fica melhor na tela, os designs do logotipo mudaram para o minimalismo com o objetivo de garantir o foco máximo.


3. Fácil de usar e lembrar

Os logotipos 3D têm muitos gradientes, texturas e brilho tornando-os quase impossíveis de serem combinados com as diferentes plataformas nas quais devem ser colocados, sem alterações. Por outro lado, os designs planos são simples, mas coloridos com cores fortes e sólidas que permitem que tenham uma boa aparência em todas as plataformas, com nenhuma ou menos alterações necessárias.

Além disso, logotipos simples e equilibrados são mais fáceis de lembrar porque, em sua maioria, usam elementos simples de design e não estão sobrecarregados de informações.


4. Eficaz na redução de custos

Os designs de logotipos planos reduzem o uso de tinta usada para impressão e são ecológicos, pois exigem menos material. Evita o uso excessivo de gradientes, sombras e texturas. Ele remove o efeito 3D e usa elementos simples e regra dos terços para simplificar. De acordo com Sylvan Boyer, o logotipo da CNN usa 38% menos tinta.



5. Fácil de projetar

Finalmente, neste mundo de facilidade e conforto, os designers também desejam uma tarefa que lhes dê espaço para liberdade e para relaxar. Consequentemente, designs de alta qualidade, de menos esforço, porém criativos e que são mais apreciados.  A tipografia plana é mais fácil de ler, pois há mais espaços vazios para o leitor compreender as informações. Ele também pode ser redesenhado, pois tem menos camadas.



Espero que tenha gostado - Veja mais sobre conteúdos de design em - MD Marketing Design

Comentários