Publicação

Qual a diferença entre um PC Gamer e um PC normal?

foto de
Mídias Sociais

Na dúvida entre comprar um PC Gamer ou PC normal? Então chegou ao lugar certo! Neste artigo, você vai ver e compreender todas as principais diferenças entre os componentes de ambos os computadores. Confira!

Placa mãe

A placa mãe de um computador é responsável pela união de todos os seus componentes e é a primeira grande diferença entre um PC Gamer e um PC normal. De modo geral, as placas mães colocadas em computadores feitos para jogos tendem a ser muito mais potentes.

Dessa forma, suportam processadores mais recentes e fortes, uma capacidade maior de memória ram e assim por diante. Isso tudo é necessário para aumentar o poder da máquina e garantir que ela se mantenha atualizada por mais tempo em termos de hardware.

Por isso, não poupe investimentos na hora de comprar essa peça, pois ela é fundamental para um bom desempenho. Aqui, uma dica é utilizar um cupom de desconto Kabum no momento da compra para economizar um pouco.

Processador

Como seu nome sugere, o processador é responsável pelo processamento de informações. Assim sendo, quanto maior o seu poder de processamento, melhor será o desempenho do computador.

Em um PC normal, não há a necessidade de ter um processador muito potente, pois ele é utilizado apenas para tarefas mais simples. Já no PC Gamer a situação é outra, uma vez que os jogos exigem uma grande capacidade dele.

Memória RAM

Ter uma boa quantidade de memória RAM em um computador é essencial para que ele seja capaz de processar um volume maior de informações ao mesmo tempo. Sabe quando você tenta abrir diversos programas juntos e seu computador começa a ficar lento? Geralmente, um dos principais motivos para isso é a quantidade de uso de memória RAM pelos programas abertos.

Um computador de escritório, por exemplo, tende a ter uma quantidade menor de RAM, pois é desnecessário que ela seja maior na grande maioria dos casos. Em um PC Gamer, é preciso ter uma alta quantidade instalada para que os jogos funcionem adequadamente.

Placa de vídeo

Em uma explicação simples, as placas de vídeo podem ser classificadas como onboard e offboard. Desse modo, onboard é aquela que já vem nativamente em seu próprio processador e offboard aquela instalada além desta.

Um PC normal dificilmente terá uma placa de vídeo offboard, pois ela se torna desnecessária para o uso cotidiano. No entanto, em um PC Gamer a situação é completamente contrária.

A placa de vídeo é responsável por transmitir a imagem para o monitor e processar todos os dados gráficos, algo muito presente em jogos. São indispensáveis em um bom PC Gamer.

Gabinete

Há inúmeros modelos de gabinete disponíveis no mercado, sendo alguns indicados para computadores comuns e outros para PCs Gamers. Dessa maneira, um gabinete feito para um PC Gamer tende a ser maior, com mais espaço de ventilação e coolers.

Isso é necessário porque os componentes de um computador feito para jogos aquecem muito mais durante o uso, devido a sua potência. Além disso, suas peças tendem a ser um pouco mais robustas e isso exige um espaço maior.

Coolers

Por fim, a última diferença entre um PC normal e um PC Gamer está nos coolers presentes no gabinete. Sendo assim, essa diferença pode ser tanto em relação a quantidade, que é muito maior em computadores para jogos, quanto em tipo e tamanho.

Um computador comum tende a ter apenas dois coolers, um para o processador e outro para a ventilação do gabinete. Já o PC Gamer pode ter 3 ou mais coolers somente para o gabinete e um water cooler para o processador, por exemplo.

Diversas vezes, comprar esses produtos pode exigir um alto investimento e você pode economizar bastante importando de sites confiáveis como o Aliexpress. Fique de olho em ofertas e cupons de desconto para poupar ao máximo e ter um bom computador!


Comentários