Publicação

Marketing médico: como elaborar uma estratégia nas redes sociais

foto de
Mídias Sociais

Vivemos em plena era da força e do domínio das redes sociais sobre a publicidade e as marcas. E o marketing digital de qualquer instituição precisa passar pela conquista de novos clientes através de uma presença marcante nas redes sociais.

É natural que, qualquer que seja a área de atuação, toda empresa precisa de um bom posicionamento nas redes sociais, não apenas para gerar autoridade, mas também para que o conteúdo produzido atinja o público-alvo da marca e convença usuários a se tornarem clientes.

Para o marketing digital médico, as redes sociais são ótimas pedidas, pois representam um canal de comunicação com custos econômicos e resultados muito interessantes.

As plataformas digitais possuem um gigantesco poder de alcance. Para o marketing digital da clínica ou consultório funcionar, é preciso adotar estratégias assertivas. Observe alguns dados pertinentes abaixo:

  • Facebook é utilizado por 130 milhões de pessoas;
  • Instagram possui 19,65 milhões de adeptos;
  • O WhatsApp está presente em 70% dos celulares no Brasil e é utilizado por 30% da população.

A importância das redes sociais para médicos

As pessoas cada vez mais utilizam a internet para pesquisar por produtos ou serviços, solicitar indicações de profissionais e avaliar serviços contratados. Possuir uma boa reputação online é indispensável no campo do marketing digital.

Na área médica, o uso das redes sociais vai além: muitos pacientes gostam de fazer uma “autoconsulta” prévia na internet, procurando informações sobre sintomas, remédios ou tratamentos. Embora essa não seja uma prática recomendada, é constantemente adotada e é aí que entra a importância de se fazer bom uso das redes sociais.

Considerando que, inevitavelmente, potenciais pacientes chegarão às redes sociais da sua organização em busca de informações sobre algum tratamento ou medicamento, é importante produzir um conteúdo que seja educativo na medida adequada, sem desrespeitar os limites da ética da publicidade médica.

A linguagem das redes sociais dentro do marketing digital para instituições de saúde deve ser educativa, mas também persuasiva, como qualquer outra. Conscientizar o usuário de que a melhor alternativa é sempre buscar um atendimento especializado é outro ponto a ser trabalhado. Possuir uma boa gama de avaliações positivas e recomendações na sua página já é um excelente caminho para convencer esse usuário a se tornar cliente da sua clínica.

Como fazer um marketing digital eficiente?

É preciso preparo, técnica e conhecimento para produzir conteúdo de maneira realmente eficaz nas redes sociais. Existem ferramentas que permitem aos gestores delimitar o perfil do público-alvo que se pretende atingir. A criação de uma persona – personagem ficcional com características reais e específicas – também fortalece essa estratégia.

Uma vez que você entende quem pretende atingir e qual o tipo de informação esse usuário está determinado a consumir, grave vídeos, faça postagens com um design charmoso e harmônico, utilize referências, gifs e até brincadeiras interativas, como enquetes, que possam estimular essa relação entre sua rede social e o seu paciente.

Estabeleça também, evidentemente, um objetivo para o seu marketing digital. Ele pode ter diferentes propósitos: conquistar, educar, fidelizar, gerar reputação. É possível ter um ou todos esses objetivos, com sucesso. 

Comentários