Publicação

O que você precisa saber para criar um aplicativo de jogos?

foto de
Mídias Sociais

Você adora passar horas jogando? Já chegou a perder a noção do tempo enquanto jogava? E que tal seria criar seus próprios games? Acha que isso é algo muito complexo? Ah... mas acredite, hoje já é possível criar os próprios games. Se interessou? Continue lendo!

Pois é, por conta de toda a tecnologia envolvida nos games, muita gente acha que criar um joguinho é algo restrito, unicamente, às grandes empresas desenvolvedoras. Mas, atualmente, criar um jogo ficou bem mais simples do que você pensa.

Antes de qualquer coisa, vale saber que essa é uma indústria global que movimenta 91 bilhões de dólares, ou seja, é muita grana envolvida!

Seja por passatempo, diversão, ou mesmo, por hobby, os joguinhos para celular vêm ganhando cada vez mais espaço e conquistando mais pessoas, e de todas as idades.

Não podemos esquecer que hoje, praticamente, todo mundo tem um celular sempre à mão, por onde pesquisam, conversam, assistem filmes, tiram fotos, jogam, assistem aulas, conferem todo tipo de coisa, até mesmo, resultado das loterias... enfim, com ele realizam todo tipo de tarefa do cotidiano.

Por isso, aprender a criar um aplicativo de jogo, o qual as pessoas poderão acessar pelo celular, sem dúvida, é apostar em um setor muito promissor.

E aí, se interessou em criar seu próprio game? Então, preste bastante atenção nas dicas a seguir.

Como criar seu próprio aplicativo de jogos

1. Escolha o gênero de seu app de jogos

Batalhas, realidade aumentada, memória, desafios, jogo de combinação? Procure caprichar na criatividade e procurar se destacar dos demais. E, claro, considere seu público-alvo, se perguntando, por exemplo: “Que tipo de público quero conquistar?” .

2.Escreva a ideia e planeje o game

Procure escrever, resumidamente, os conceitos fundamentais do seu jogo, justamente, para conseguir visualizar se ele é realmente viável como videogame. Colocar as características do jogo no papel permite ter uma visão mais palpável, e real, do game.

3. Programe ou contrate um profissional

Quer criar um jogo para celular? Então, você tem duas opções, aprender a programar, ou contratar um profissional. Lembrando que, na internet, é possível encontrar diversos conteúdos que ajudam bastante, desde opções no Youtube, como no site Codecademy, por exemplo, vai encontrar alguns cursos gratuitos de desenvolvimento de jogos, ou o Curso de Desenvolvimento de Games da Danki Code, no qual sai preparado e com o jogo pronto.

4. Escolha o software adequado

E, claro, decidir qual o Software que irá usar é fundamental, existindo diversas plataformas onde poderá desenvolver seu game. Mas, atenção, a escolha irá afetar todo o desenrolar da produção. Dentre as mais usadas podemos citar a Unity; GameMaker Studio; Godot Engine e Unreal.

5. Capriche no visual

O visual é uma das coisas mais importantes em um game, sem dúvida, os gráficos são uma peça relevante do produto final, muitas vezes decisivo para a aceitação e seu sucesso.

Por isso, a não ser que seja um profissional experiente, desenvolver tudo por conta própria pode ser até mais econômico, mas não trará o resultado desejado. Encare a contratação de um profissional como um bom investimento.

6. Não subestime o áudio

Não subestime a trilha sonora, pois é ela que dará tom e ritmo ao seu game.

O áudio ajuda a criar o clima desejado, por isso, caso tenha verba, considere contratar um profissional. Do contrário, vale pesquisar na internet bibliotecas gratuitas, de onde poderá conseguir um fundo musical, não exclusivo, mas se pesquisar bem, consegue boas alternativas.

7. Teste, teste e... teste!

Teste, teste e teste. Não se canse de testar. Peça aos seus amigos que testem também e receba os feedbacks. Acredite, só testando muito você consegue saber se o jogo, realmente, está funcionando da melhor forma, ou se precisa fazer melhorias.

8- Lance seu jogo

Pronto... agora chegou a hora de publicar seu jogo! Uma dica é, caso tenha verba, apelar para profissionais do marketing ou publicidade para criar uma ótima campanha de lançamento. Claro, nada impede que você faça isso por conta própria, abusando das redes sociais e outras formas de divulgação!

Enfim, hoje todo mundo acessa à internet e, principalmente, pelo celular, por onde realizam pesquisas de todos os tipos, assistem filmes, tiram dúvidas e procuram dicas, das mais variadas, desde resultados da mega sena, como ganhar na lotofácil, até como montar um negócio sem ter dinheiro... enfim, e jogam, jogam muuuito! Por isso, se tem uma ideia de jogo na cabeça, a hora é essa!

E aí? Se animou? Então, comece a planejar, abuse da criatividade e comece a ganhar dinheiro criando seus próprios games!


Comentários