Publicação

Onde posso atuar tendo um treinamento NR 6?

foto de
Mídias Sociais

Em 2019 a Previdência Social registrou uma redução de aproximadamente 2%, onde a cada 100 mil trabalhadores 1225 se envolvem em acidentes. Essa redução de acidentes veio graças ao maior preparo dos funcionários que fizeram o treinamento NR6.

Se você não faz ideia do que seja esse treinamento NR 6, conheça agora o que é, quais são as suas áreas de atuação, como surgiu esse treinamento e acompanhe também algumas informações importantes sobre EPI.

O que é treinamento NR 6, como e quando surgiu?

A sigla NR6 significa Norma Regulamentadora 06 EPI . Esse treinamento tem como foco capacitar os funcionários de uma determinada empresa para que sejam capazes de manusear equipamentos de proteção .

Também tem como objetivo determinar alguns dos requisitos mínimos para o uso dos equipamentos, higienização, conservação de cada material e para identificação, onde os materiais são técnicos e didáticos.

Essa norma foi reproduzida no dia 8 de junho de 1978 pela Portaria MTb 3.214, onde o seu objetivo foi regulamentar alguns artigos para a CLT (Consolidação das Leis de Trabalho). Desde então aconteceram uma série de alterações para tornar prático e eficiente o NR 6.

O que significa EPI e quais são os diferentes tipos

EPI significa Equipamento de Proteção Individual que deve ser fornecido a todos os funcionários durante o treinamento da NR 6, onde são definidos para proteger cada parte do corpo.

Proteção da cabeça (olhos, rosto e ouvido)

Os materiais para que seja possível proteger toda a face do indivíduo, são capacete, capuz ou balaclava no caso de envolvimento com pesos. Óculos especiais e resistentes, máscaras, protetor facial e protetor auditivo, no caso de exposição a sons, luzes e faíscas.

Proteção respiratória

Esses materiais são específicos para lugares em que o ar pode ser contaminado, portanto deve se disponibilizar: Respirador de adução de ar, máscaras descartáveis e respirador para purificar o ar contaminado ou não, o uso é obrigatório.

Proteção para o corpo todo

Os materiais para o corpo todo é obrigatório em fábricas de produtos químicos ou poluídos, peças ou tintas com colorações, portanto deve se disponibilizar macacão, avental, calças e sapatos adaptados e alguns tipos de vestimentas especiais para a proteção do corpo inteiro.

Proteção para tronco, mãos e pés

Empresas que causam impactos corporais (militares), e que põe em riscos o troco devem disponibilizar vestimentas protetoras e adequadas e colete à prova de bala como proteção à vida do indivíduo.

Já para produtos e materiais ou situações que podem ferir mãos e pés devem ser disponibilizadas luvas, meias, calçados especiais, mangas para camisetas, braçadeiras, perneira, dedeira, calças e joelheiras.

Proteção contra impactos e quedas

Esse é o caso de empresas que trabalham com nivelamento, altura, buracos, por isso devem disponibilizar cinturões de segurança com dispositivo de travas contra quedas, ancoragem, paraquedas, capacetes.

Proteção contra afogamento

Para empresas que trabalham com mergulho, salva vidas, é fundamental disponibilizar coletes salva vidas, placas de sinalização, bóias, nadadeiras, apitos, protetor solar para a pele e lábios, toalhas e roupas especiais para o contato com a água.

Qual a importância desse treinamento

São vários os aspectos relevantes do treinamento NR6, e se aplicado da forma correta a empresa usufrui de mais conforto e segurança, por isso conheça algumas das questões mais importantes.

Lembrando que este é um material que pode ser ministrado através de cursos online.

Para a prevenção de acidentes

Uma de suas principais atribuições é treinar e certificar para que o funcionário saiba os passos corretos para a prevenção de uma acidente. Geralmente as empresas realizam a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, conhecida também por CIPA.

Conhecimento do manuseio de cada equipamento

Se os funcionários não fazem ideia para que serve determinado equipamento, a chance de acontecer acidente é de quase 100%, por isso uma das maiores importância desse treinamento é saber como utilizar todos os materiais e equipamentos.

Para promover a responsabilidade

Cada funcionário agir de forma correta e responsável, será possível reduzir o número de acidentes que ocorrem numa empresa, por isso a importância desse treinamento é envolver cada componente e estabelecer as suas responsabilidades.

Quais os requisitos para fazer esse treinamento

Todos e qualquer funcionário de uma empresa pode receber esse treinamento, mas é preciso que tenha no mínimo controle físico e psicológico para que tenha a capacidade de agir com raciocínio rápido diante de uma situação de risco.

Saber trabalhar com lista de verificação também é um dos requisitos, para que seja feito o controle e avaliação com frequência do que pode melhorar, do que foi bom ou ruim, assim será possível obter o controle de tudo que acontece.

Quais os tipos de NRs e as áreas de atuação

Disposições gerais - NR 1;

CIPA (Comissão Interna de Prevenção de acidentes) - NR5;

EPI (Treinamento para o manuseio de Equipamentos Individuais de Segurança) - NR 6;

PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) - NR 7;

Treinamento para Segurança em Instalações e Serviços Elétricos - NR 10;

Treinamento para transporte, armazenagem, movimentação e manuseio de materiais - NR 11;

Treinamento de Segurança no trabalho em máquinas e equipamentos - NR12;

Treinamento para caldeira, vasos de pressão e tubulação - NR 13.

Esses são alguns dos treinamentos sendo os 3 primeiros obrigatórios em todas as empresas, onde podem acontecer tanto de forma presencial quanto EAD, porém ambos possuem o mesmo objetivos que é capacitar o trabalhador e ser prudente.

Como foi visto de acordo com o ramo da empresa e conforme suas capacitações existem diversas áreas de atuação, basta realizar os treinamentos necessários para atuar em algumas dessas áreas.

Algumas pessoas após realizarem cursos técnicos e treinamentos como o NR6 podem atuar como Técnico em Segurança do Trabalho, por isso não se prenda a um só treinamento.

Onde posso atuar então?

De maneira geral você pode atuar em todo o setor da indústria, sendo você um industriário ou mesmo qualquer outro cargo administrativo que tenha que se deslocar pelo local.

Além disso, podemos dizer que praticamente toda a área de field service de TI também estará envolvida neste processo.

Até mesmo algumas situações de escritório podem exigir essa capacitação, sendo necessária para todos.

Considerações finais

Como viram o treinamento NR 6 são de suma importância para proteção individual e coletiva dentro de uma empresa. Conte nos comentários a sua opinião sobre o assunto e escreva também as suas dúvidas.

Espero muito que tenham gostado, compartilhe essas informações com conhecidos e se você tem uma empresa não esqueça de realizar os treinamentos obrigatórios.

Até a próxima dica!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.


Comentários