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10 dicas de como criar uma loja virtual

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Quer conferir 10 dicas de como criar uma loja virtual e os benefícios de iniciar esse empreendimento? Neste conteúdo, apresentamos detalhadamente um passo a passo para você aprender as melhores ações e colocar seu negócio no meio digital, obtendo bons resultados!

A pandemia do coronavírus apesar de ter feito muitos negócios fecharem suas portas, também transformou o mercado, pois muitos empreendimentos precisam mudar sua forma de vender e migrar para o digital.

Com isso, o comércio eletrônico ganhou ainda mais força e conquistou diversos usuários.

Se você deseja acompanhar essas transformações, vender pela internet e aproveitar as vantagens de ter uma loja virtual, acompanhe as dicas deste conteúdo e saiba como montar um negócio online!

10 Dicas de como criar uma loja virtual

Antes de conferir as dicas de como criar uma loja virtual, é importante ter em mente que para montar um e-commerce não é preciso de muito investimento. Nesse momento, é fundamental planejar os passos do seu negócio e elaborar uma estratégia eficiente para colocar suas ações em prática e alavancar suas vendas. Acompanhe as nossas dicas!

1. Explore os nichos em alta

No início, é interessante que o empreendedor não pense em vender de tudo. Com tantas oportunidades que a internet promove, o ambiente é bastante competitivo e exige o uso de técnicas certas para se destacar.

A definição de um nicho é tão importante. Isso significa que você deve escolher um segmento específico de atuação a fim de tornar uma referência na área e identificar com mais facilidade quem são os seus compradores. Isso possibilita o desenvolvimento de estratégias de marketing voltadas para as necessidades desse público, obtendo melhores resultados.

Se você já tem uma loja física, atuando em um nicho específico, e deseja montar um e-commerce é interessante se aprofundar em ações voltadas para esse segmento.

Apostar nos nichos que estão em alta também são ótimas oportunidades para se explorar. Veja quais ganharam destaque em 2020 segundo dados do relatório Webshoppers:

  • Lojas virtuais de produtos para pets;
  • Produtos sustentáveis;
  • Brechós;
  • Casa e decoração;
  • moda;
  • Cosméticos;
  • Infoprodutos.

2. Identifique seu público-alvo

O público-alvo representa o grupo de pessoas que sua loja virtual quer atingir. A partir dele, é possível compreender as preferências dos consumidores e seu comportamento de compra. Dessa forma, o empreendedor consegue tomar melhores decisões, principalmente em relação a quais ações de marketing colocar em prática.

O seu foco é conquistar esse público de modo que eles se interessem pelo seu produto ou serviço e queiram comprá-lo. Afinal, sem gerar essa curiosidade nas pessoas não será possível conquistar vendas e ter lucro. Algumas dicas para definir seu público são:

  • Conheça seu mercado;
  • Identifique o que eles consomem;
  • Compreenda quais são suas maiores dificuldades e desejos;
  • Realize formulários e pesquisas online para reunir dados.

Com essa pesquisa feita, estabeleça também as suas características, como:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Renda;
  • Região, cidade ou país onde moram;
  • Interesses;
  • Estilo de vida;
  • Escolaridade;
  • Geração, entre outros.

3. Trace um planejamento financeiro

O planejamento financeiro é importante para todos os negócios. É por meio dele que o empreendedor consegue analisar a viabilidade da sua loja virtual. Monte um documento com seus objetivos de negócio e custos mensais. Assim, é possível observar os valores necessários para investir em um e-commerce e estabelecer metas para aumentar seus resultados.

4. Escolha bons fornecedores

Outra dica de como criar uma loja virtual envolve a escolha de um bom fornecedor. Esse processo pode ser feito dentro do seu plano financeiro e deve seguir o nicho escolhido. É com esses parceiros que você adquire os equipamentos necessários para o seu comércio eletrônico e obtém produtos e serviços para começar a vender online.

Explore as exigências de cada fornecedor, os meios de pagamentos, reputação no mercado, preços e condições de entrega. É importante ter seu modelo de negócio bem definido de modo a contratar os fornecedores certos.

Por exemplo, você pode abrir uma loja virtual com estoque próprio ou vender sem estoque, a partir de um modelo chamado dropshipping. Pesquise bastante para entender qual tipo de empresa atende melhor às suas necessidades.

5. Defina os meios de pagamento

Na hora de montar uma loja virtual delimite as formas como as transações financeiras ocorrerão. Assim, seu e-commerce é capaz de funcionar adequadamente e atender aos meios de pagamentos dos seus clientes.

Geralmente, um negócio digital conta com duas principais modalidades de pagamento, os gateways de pagamento e os intermediadores. O primeiro funciona como uma máquina de cartão de loja física, sendo um sistema de pagamento direto com taxas menores. A segunda diz respeito a plataformas como o Mercado Pago, PagSeguro etc, em que a contração é mais rápida, mas apresenta taxas mais altas.

6. Crie uma descrição para os produtos da sua loja online

Outro ponto importante para abrir uma loja virtual é o momento de cadastrar os seus produtos e serviços. Muitos empreendedores pensam que as descrições dos produtos são apenas simples informações sobre os itens do site. No entanto, essa etapa vai muito além.

Uma boa legenda para seu produto é capaz de gerar mais interesse no público, impulsionando a compra e fazendo a diferença na jornada do cliente. Portanto, faça descrições bem detalhadas e escritas dos seus produtos. Utilize também estratégias de marketing como as palavras-chave para melhorar o SEO (Search Engine Optmization), ou seja, a otimização da sua página de vendas para os motores de busca.

Lembre-se também de incluir fotos de qualidade dos produtos para os consumidores não terem dúvidas sobre os itens e se sentirem mais seguros na hora de comprar na sua loja virtual.

7. Estabeleça as formas de envio

Ao seguir as dicas de como criar uma loja virtual até agora, você já estruturou boa parte do seu e-commerce. Porém, outro pilar importante de um comércio eletrônico é a forma de entrega ao consumidor.

Segundo dados recentes sobre o consumo online, as compras pela internet no auge do isolamento social cresceram 64% e, hoje, o índice é de 55%. Então, é notável que muitos consumidores optam pela compra virtual com entrega em suas casas. Geralmente, esse fator oferece praticidade e conforto.

Nesse momento, se uma entrega não é realizada da forma adequada, muitos clientes acabam reclamando, o que pode prejudicar a reputação da sua empresa e perder vendas.

No Brasil, as formas de envio mais utilizadas incluem os Correios e as transportadoras. Uma forma de definir o melhor método para sua loja virtual é avaliar as especificações de cada empresa e descobrir qual atende melhor às suas necessidades e dos seus consumidores.

8. Monte uma estratégia de marketing

Quer que seu público encontre sua marca e compre seus produtos? Para isso, ter uma estratégia de marketing bem definida é fundamental. Afinal, não basta criar uma loja virtual e esperar que seus consumidores apareçam para comprar seus itens.

Essa tática começa desde o planejamento da sua empresa, além de ser aplicada na descrição dos seus produtos a fim de ranquear nos mecanismos de busca. Aposte também nas redes sociais em que seu público marca presença. Hoje, é essencial que um negócio tenha um perfil em diferentes canais de comunicação para atender os clientes em todas as plataformas.

As redes sociais funcionam como um canal de vendas, na qual você mostra seus produtos, cria conteúdos, divulga promoções e cria um relacionamento com seus seguidores.

Apesar de o universo do marketing ser bastante amplo, identifique os meios mais adequados de acordo com seu modelo de negócio e público. Assim, é possível desenvolver uma estratégia de marketing alinhada e ações que geram resultados.

9. Escolha uma plataforma criar sua loja virtual

Para colocar sua loja virtual em prática, é necessário escolher entre montar seu próprio site de vendas ou apostar em uma plataforma de e-commerce. A primeira opção permite que você personalize todas as características do seu endereço online, no entanto, trata-se de um projeto que exige um maior investimento e profissionais qualificados para a criação do site.

Já as plataformas de e-commerce são meios mais simples e intuitivos de abrir sua própria loja virtual. Geralmente, eles oferecem uma mensalidade e as partes mais técnicas são realizadas pelos próprios profissionais da empresa contratada.

10. Personalize sua loja virtual

A personalização é importante para atrair mais a atenção do consumidor para uma página online e demonstrar que seu site é de qualidade, o que gera mais segurança na hora da compra. Então, atente-se para os seguintes pontos:

  • Logotipo da sua empresa;
  • Layout e aparência do site;
  • Menus responsivos;
  • Informações sobre a marca;
  • Sessão de perguntas e respostas (FAQ).

Benefícios de ter uma loja virtual própria

Agora que você sabe como abrir uma loja online, veja algumas das vantagens que essa forma de empreendimento proporciona:

  • Funcionamento 24 horas;
  • Integração com outros canais de vendas;
  • Maior alcance de consumidores;
  • Investimento inicial mais baixo;
  • Facilidade de compra;
  • Baixo custo de manutenção;
  • Personalização da experiência do consumidor;
  • Otimização das vendas por meio de estratégias de marketing digital.

Resumo

O que achou das nossas dicas de como criar uma loja virtual? Viu como é simples montar a sua? Então, coloque essas ações em prática e faça parte de um universo de grandes possibilidades — que é o mercado digital. Não se esqueça de planejar tudo corretamente para obter todas as vantagens que esse modelo de negócio proporciona.


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