Publicação

Qual a importância da cor na criação de conteúdo online

A cor é algo que todos experimentamos todos os dias. Percebemos sua beleza em tudo, desde flores até arte. Ele cria o clima em nossas salas e escritórios mais comum. Até dita nosso comportamento em muitos casos - especialmente em aplicativos como semáforos.


Dependendo de com quem você fala, você pode ouvir que a psicologia das cores é uma das considerações mais importantes no mundo do web design e do marketing digital. Ou você pode ouvir que as cores não importam realmente - e que as pessoas que vendem a ideia anterior estão exagerando os efeitos da cor.


Então, qual é o impacto da cor no design de um site e na criação de conteúdo online para sua marca? É uma pergunta complicada, mas tentaremos respondê-la.


A legitimidade da psicologia da cor


Um dos conceitos mais importantes a explorar ao responder a essa pergunta é a legitimidade da psicologia da cor. Em outras palavras, é verdade que certas cores provocam mudanças no humor, pensamento e comportamento humanos?

A resposta curta é sim, as cores podem e têm um impacto no comportamento humano. Isso foi claramente demonstrado em vários estudos diferentes. Por exemplo, a cor é uma das ferramentas mais importantes do ser humano para determinar a comestibilidade dos alimentos, pelo menos do ponto de vista biológico. O pão tende a vender melhor se for embalado em uma embalagem que o faça parecer mais marrom dourado - fazendo com que pareça mais fresco ou melhor cozido.

 As pessoas também tendem a descrever e avaliar o sabor de certos alimentos de maneira diferente, com base em sua coloração; por exemplo, uma bebida verde com sabor de cereja pode ser descrita como “limão” por uma quantidade desproporcional de participantes.

No entanto, quando se trata de como as cores afetam o humor e a tomada de decisão humana, a ciência é muito mais complexa. Embora seja comumente afirmado que o azul está associado à calma e o vermelho à excitação, não está claro quão profundos ou típicos são esses efeitos, ou se a cultura social é responsável por seus efeitos.

 Se afirmarmos que “o azul é calmante” por um longo período de tempo, podemos ver genuinamente uma mudança na forma como o público em geral vê a cor azul apenas por causa da percepção popular.


Essa ideia é reforçada pelo fato de que diferentes culturas tendem a ver as cores de maneiras diferentes. Muito disso se resume a como descrevemos as cores na linguagem e às palavras que usamos para descrever cores diferentes. Diferentes culturas têm diferentes seleções de palavras para descrever o mesmo espectro de cores, resultando em diferentes percepções relacionadas a tons e associações de cores.


Em estudos que investigam esse fenômeno, surge um princípio simples. Quando as pessoas descrevem cores como tendo qualidades positivas, como "limpas" ou "calmantes", e / ou quando subjetivamente gostam dessas cores, elas se tornam muito mais propensas a se envolver com coisas que apresentam essas cores - por exemplo, se você gosta do cor azul, é mais provável que você compre um produto azul na loja (ou, mais relacionado ao tópico em questão, clique em um botão azul).

Então, o que tudo isso significa para nossa discussão sobre a no mundo do marketing


Basicamente, embora esteja claro que a cor pode ter uma influência mensurável nos processos de pensamento, sentimentos e ações humanos, a ciência não é definitiva. As influências das cores são resultado de fatores biológicos e socioculturais, e as percepções de qualquer cor provavelmente variam entre pessoas de origens diferentes.


Branding e Consistência

Existe uma área do marketing digital em que a escolha da cor é profundamente importante , pelo menos até certo ponto: O design demarca. A marca da sua empresa serve a vários propósitos importantes. Ele foi projetado para caracterizar e definir de forma concisa sua marca. Ele deve se tornar mais familiar e reconhecível com o tempo. E é responsável por formar as primeiras impressões das pessoas sobre sua empresa ao mesmo tempo.

Por isso, escolher as cores associadas à sua empresa é uma das decisões de marketing mais importantes que você terá de enfrentar. Você quer cores que seu público-alvo provavelmente ache calmas e confortáveis? Ou cores que os motivam e energizam? Você quer cores fortemente contrastantes que criam uma combinação forte e única ou um conjunto de cores que quase se misturam?

Não há respostas certas ou erradas aqui, mas você precisa entender como seu público-alvo se sente sobre várias cores, as principais características que deseja associar à sua marca e outros fatores antes de tomar uma decisão final.


Definição da Marca

Depois de definir as cores que deseja obter uma ligação mais intima com à sua marca, você pode trabalhar para incluí-las mais em todo o site, nas páginas de destino e até mesmo em outros materiais de marketing. Embora essas cores de marca forte possam não causar muito impacto no comportamento do consumidor nos primeiros estágios de desenvolvimento de sua empresa, à medida que você continua a crescer, elas servirão para dar às pessoas uma experiência muito mais consistente e familiar .

 À medida que as pessoas se acostumam com essas cores, elas se tornarão muito mais persuadíveis por meio de suas mensagens.


O papel do contraste

Alguns estudos sugerem que as pessoas são inerentemente mais propensas a se envolver com uma página de destino (ou converter) se a frase de chamariz (CTA) for uma cor específica (por exemplo, vermelho tem mais probabilidade de converter do que verde). Mas outros estudos lançaram dúvidas sobre essas afirmações, descobrindo que a cor exata quase não teve impacto estatístico nas taxas de conversão.


No entanto, há um princípio importante que parece claro: cores fortemente contrastantes tendem a influenciar o engajamento. Este conceito deve ser intuitivo. Se houver um botão verde claro em um fundo verde um pouco mais escuro, você pode nem notar o botão - e se notar, pode não achar que é muito importante. Mas se houver um botão vermelho em um fundo verde, independentemente do tom, o contraste forte irá naturalmente atrair seus olhos - e possivelmente motivá-lo a agir.

Por isso, é importante que os profissionais de marketing incluam cores contrastantes sempre que quiser chamar a atenção dos usuários .


Principais vantagens

Se você estiver interessado em usar cores de maneira adequada em seu web design e marketing, estes são os pontos mais importantes a serem analisados:

  •  A psicologia da cor é importante, mas não é imutável. Não há dúvida de que a cor pode afetar o comportamento humano - mas não é tão individual quanto você pode pensar. Verde, por exemplo, não tem um conjunto universal e facilmente previsível de efeitos nas pessoas.

  As diferenças culturais e individuais têm um grande impacto na percepção. Se você cresceu em um mundo onde não existe uma palavra para “verde” e o azul é associado a “parar” em vez de vermelho, você pode ter uma relação com a cor totalmente diferente de alguém dos Estados Unidos. Você precisa entender o seu público para usar bem as cores.  

  • A marca é a aplicação mais importante da cor no marketing. A cor é usada em quase todas as aplicações visualmente dependentes, mas a marca da sua empresa pode ser a mais importante, já que prepara o terreno para todo o marketing e publicidade que virão.


  •  O contraste incentiva as pessoas a agirem. Cores específicas podem não gerar uma taxa de conversão mais alta, mas cores fortemente contrastantes sim. Use diferenças marcantes para chamar a atenção das pessoas e levá-las a realizar ações específicas.


  •  A experimentação é vital para o sucesso. A teoria costuma ser diferente da prática. Qualquer que seja a sua hipótese sobre como as cores influenciarão o comportamento de seu público, você precisará testá-la em um ambiente ao vivo para ter certeza de que funciona. Experimente uma variedade de cores diferentes em uma variedade de aplicações antes de fazer qualquer conclusão definitiva e certifique-se de desafiar suas suposições. Somente por meio de seus próprios testes você pode dizer com certeza como uma cor funciona para o seu público.


Embora o debate sobre os efeitos das cores continue indefinidamente na comunidade de psicologia, na comunidade de marketing, temos algumas respostas e orientações claras. Use esses conceitos para conquistar mais usuários e ver melhores resultados em suas estratégias e páginas de marketing.  . 




Comentários