Publicação

5 Dicas Essenciais Sobre Como Começar o Seu Próprio Negócio

foto de
Mídias Sociais

Como começar meu próprio negócio? é uma pergunta que muitas pessoas fazem e por vários motivos. Alguns porque querem deixar seus empregos, outros porque estão desempregados e tem aqueles que buscam apenas uma renda extra. Mas quando se trata de negócios, tão importante como fazer um bom planejamento é tomar as decisões certas e no momento certo.

Existem questões como, quanto de dinheiro você tem para começar? Você que começar algo grande em um estabelecimento comercial ou busca por ideias para trabalhar em casa com pouco investimento?

De fato, são muitas questões a serem pensadas. Então aqui vamos falar sobre alguns passos que vão te ajudar desde o planejamento até tirar ideia do papel. Por isso continue comigo e você vai aprender sobre como começar o meu próprio negócio.

Como começar meu próprio negócio?

Quando falamos em iniciar um negócio, existem questões que são bem óbvias, como escolher um nome e fazer um logotipo para a sua empresa. Mas algumas etapas são pouco faladas, mas são igualmente importantes.

Defina sua ideia

Se você está buscando por como começar o meu próprio negócio, provavelmente é porque já tem alguma ideia em mente.

Então, faça uma busca sobre empresas ou negócios na internet que são do mesmo segmento que você planeja ingressar. Descubra o que eles estão fazendo e veja o que você pode fazer melhor.

Outra questão importante é entender o seu porquê. Porque quero começar o meu próprio negócio? O seu porque é para atender algo pessoal ou empresarial?

Nesse início você também precisa esclarecer sobre quem é seu público alvo, até não ter dúvidas sobre quem é seu cliente em potencial.

Sem cliente um negócio não rompe, por isso invista tempo para entender quem é ele. Veja, por exemplo, quais as suas paixões, dores, desejos e descubra como seu negócio pode ajudá-lo.

Ainda nessa primeira etapa, faça uma lista com possíveis nomes para o seu negócio, investigue a disponibilidade de cada um, inclusive de nomes de domínios.

Escrever um plano de negócios

Depois de ter uma ideia mais clara sobre o que você quer, é hora de fazer seu plano de negócio. E para isso, existem algumas perguntas bem importantes como: Qual o propósito do seu negócio? de onde virá o dinheiro para seus custos iniciais? Para quem você vai vender? Quais são seus objetivos finais? Todas essas questões e muitas outras são respondidas no plano de negócio.

Muitos dos novos empreendimentos começam sem fazer um plano de negócio e por isso acabam cometendo erros. Então, invista tempo fazendo seu planejamento. Isso inclui fazer por exemplo:

Pesquisa de mercado: a pesquisa de mercado ajuda você entender seu público alvo, necessidades, comportamentos e preferências deles e de seus concorrentes.

Então pesquisa de mercado envolve coletar informações e fazer uma análise competitiva para encontrar oportunidades e limitações em seu mercado.

Considere uma estratégia de saída: todo mundo ou pelo menos a maioria das pessoas, começam um negócio com o objetivo de dar certo, não é verdade? Mas em seu plano de negócio considere um plano de como você pode sair do negócio, isso te força a pensar e ver o futuro de vários ângulos.

Para alguns isso pode parecer até pessimismos, mas não é, pois fazendo isso, você está preparado para enfrentar a realidade, inclusive psicologicamente.

Em muitos lugares onde vamos a primeira coisa que nos mostram é a saída. E no seu negócio, da mesma forma que você deve ter um planejamento para o sucesso, mas também é fundamental ter rotas de saídas pré determinadas.

Com um plano de negócio você tem uma visão clara de para onde sua empresa está indo, de como sua empresa superará as dificuldades e o que é necessário para sustentá-la.

Analise suas finanças

Qualquer negócio tem um preço, alguns mais outros menos, e você precisa saber como cobrir esses custos.

Você tem capital para começar seu negócio ou precisa de dinheiro emprestado? Se você quer deixar seu emprego atual, você tem reservas para te sustentar até começar a ter lucro? São questões importantes e você deve ter tudo isso anotado.

São muitos os negócios que quebram por que ficam sem dinheiro antes mesmo de começar a obter lucro. Alguns tipos de negócios demoram um pouco para ter uma receita sustentável, por isso a importância de ter uma reserva e também um capital inicial.

Estrutura do seu negócio

Alguns negócios você começa em casa usando apenas um computador, são os negócios online. Mas se esse não for o seu caso e você precisa de um espaço comercial isso também deve ser definido antes de começar e colocado em seu plano de negócio.

Saiba quanto de espaço será necessário para atender seus clientes e escolha a melhor localização.

Também é importante e necessário as questões legais, como por exemplo, autorização da Anvisa, Alvará e licenças de funcionamento.

Cada tipo de negócio tem suas exigências legais, portanto, você deve saber junto aos órgãos responsáveis o que é preciso para você legalizar sua empresa. E nesse momento um grande aliado nosso é o Sebrae, nele você encontra muitas informações, cursos e até consultorias, por isso vale a pena conferir.

Estratégias de marketing

Pode parecer cedo, mas antes mesmo de começar o seu negócio, você precisa ter um plano de marketing.

Um marketing bem feito, ajuda a tornar o seu negócio reconhecido e a realizar vendas. Graças a internet, hoje você consegue divulgar seu negócio investindo muito pouco.

Veja quais redes sociais redes sociais você quer usar para crescer sua marca, e se o seu público alvo frequenta ela.

Quando falamos de estratégia de marketing, você tem muitas alternativas e formas de fazer. Tem alternativas gratuitas como, criar uma páginas no Facebook e fazer postagens regulares, tem o Instagram que você também pode usar junto com o Facebook. Mas por essas redes sociais terem como objetivos fazer anúncios pagos, o alcance orgânico de uma postagens pode ser baixo. No entanto, independente de pagar ou não é importante fazer postagens sobre o seu negócio.

O Google Search Console é um serviço gratuito que o Google oferece para negócios locais, por isso se o seu negócio for local você deve criar a sua conta no GSC.

O marketing é excelente para o crescimento de um negócio, portanto reserve um tempo para definir como será feito o marketing da sua empresa.

Considerações finais sobre como começar meu próprio negócio

Depois de feitas essas etapas chegou o momento de começar a tornar o seu projeto uma realidade. O tempo gasto no planejamento pode ser muito, principalmente se você estiver ansioso, mas é um tempo bem gasto.

Ter essa visão clara sobre cada etapa do seu projeto, evita que você perca tempo e dinheiro, além do mais, você não fica se estressando com ideias que não te levariam a lugar algum.

Cada negócio funciona de uma forma e tem suas próprias exigências, mas para todos eles você precisa seguir os passos que falamos.

Concluindo, espero que você tenha gostado e que todas as suas dúvidas sobre como começar o meu próprio negócio tenha acabado.


Comentários