Publicação

Como consultar o benefício do INSS pelo CPF? – Aprenda 2 maneiras!

foto de
Mídias Sociais

Como consultar o benefício do INSS pelo CPF? É possível realizar esse tipo de consulta possuindo apenas o CPF em mãos? Qual o procedimento necessário a ser seguido caso precisarmos realizar a consulta do status de um benefício do INSS usando somente o CPF do beneficiado?

Muitas pessoas possuem benefício do INSS no Brasil, seja um aposentado, um pensionista ou então qualquer outro tipo de beneficiário, que receba, por exemplo, pensão por morte de cônjuge, pais, ou dependente. Ao todo, são 11 milhões de aposentados e pensionistas aqui no Brasil.

Todo esse público possui um processo próprio, seja para receber a pensão, o aposento ou então algum outro tipo de benefício, como os que citamos anteriormente. Além disso, todos esses processos, estejam ainda correndo na justiça ou já finalizados, podem ser consultados pelo site do Meu INSS ou então via ligação telefônica.

Neste conteúdo, vamos explicar de maneira clara a você, beneficiário do INSS, como consultar o benefício do INSS pelo CPF. Você verá que não é uma tarefa difícil, pelo contrário, é bem mais fácil do que imagina. Portanto, caso queira resolver sua dúvida, acompanhe-nos até o final deste conteúdo, vamos lá!

Como consultar o benefício do INSS pelo CPF?

Conforme mencionamos anteriormente, atualmente o INSS possui e disponibiliza aos brasileiros, duas formas diferentes de realizar essa consulta. Uma é mais tradicional, realizada via ligação telefônica, onde você será respondido por um atendente especialista do órgão de previdência social brasileiro.

Já o outro método, um pouco mais avançado, prático e tecnológico, é a consulta via o site do Meu INSS. Abaixo, explicamos de forma detalhada qual o passo a passo que devemos seguir em cada um desses exemplos, para conseguir realizar a consulta de seu benefício via CPF. Leia:

Consulta pelo Meu INSS

O Meu INSS é uma plataforma revolucionária que veio para ajudar a vida dos brasileiros, visto que é prática de ser utilizada e resolve a grande maioria dos problemas, esses que só seriam resolvidos através de uma ligação telefônica muito longa ou então com uma visita demorada a um posto de atendimento físico do INSS.

Quando mencionamos que a plataforma Meu INSS está disponível até mesmo para não beneficiários, queremos dizer que qualquer pessoa pode realizar um cadastro com seus dados pessoais. Isso porque é através dessa plataforma, por exemplo, que podemos consultar nosso tempo de serviço prestado e o tempo que falta para nos aposentarmos.

Regularizar seu cadastro na plataforma Meu INSS também é interessante para benefícios futuros. Caso você seja candidato a receber pensão por morte, por exemplo, e seu cadastro já estiver atualizado, tudo o que terá que fazer é solicitar o pagamento e aguardar para receber o valor que está em aberto.

Continuando nosso conteúdo, abaixo deixamos um pequeno passo a passo sobre como consultar benefício do INSS pelo CPF através do site do Meu INSS. Leia:

  • Entre no site oficial do Meu INSS;
  • Logo após entrar no site oficial, você será redirecionado a uma nova página, que é o endereço de login de todos os serviços fornecidos pelo Governo Federal. Agora, sempre que precisar de um serviço do órgão como Detran, Secretarias de Educação ou até mesmo INSS, o login e senha serão os mesmos, na página de login “.gov” do Governo Federal;
  • Forneça seus dados de acesso, que nada mais são do que o seu CPF e senha pessoal;
  • Clique em “Entrar” e aguarde para que o portal do Meu INSS seja carregado totalmente;
  • Caso algum erro aconteça, volte ao seu navegador e pesquise novamente pelo portal, que irá carregar normalmente, pois seu acesso já foi realizado;
  • Logo após entrar no portal, você verá um menu superior com uma opção denominada como “Serviços”. Passe o mouse sobre a mesma;
  • Ao passar o mouse, outras opções surgirão, sendo uma dessas a opção “Benefícios”. Passe o mouse sobre a mesma;
  • Mais uma vez, outras opções aparecerão. Essas são, respectivamente: aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão, acordo internacional e meus benefícios;
  • Ainda abaixo da opção “Benefícios”, há uma guia denominada como “Outros benefícios”. Nela, você encontra informações sobre seguro desemprego do pescador artesanal, auxílio-reclusão e benefícios assistenciais (BPC);
  • Com todas essas opções, basta clicar sobre a que se configura com o que está procurando, esperar a nova página carregar e analisar o status de seu benefício pessoal, ou então coletar outras informações de que está buscando. Viu como consultar benefício do INSS pelo CPF é simples?

Consulte seu benefício via ligação telefônica

Por fim, temos a opção de consulta via ligação telefônica. Conforme informamos anteriormente, um atendente especializado irá lhe atender. O mesmo poderá solicitar mais do que apenas seu CPF, como sua data de nascimento, nome de seus pais, número de seu benefício, entre outras informações.

Para consultar seu benefício via atendimento telefônico, basta ligar para o número 135, de segunda à sábado, das 07hs às 22hs (os resultados de perícias e benefícios saem somente após às 21h30). E aí, aprendeu a como consultar benefício do INSS pelo CPF? Esperamos que sim. Qualquer dúvida basta comentar aqui abaixo que iremos responder. Até a próxima!


Comentários