Publicação

Como criar uma isca digital para captar novos clientes

foto de
Adriano Luz

Como criar uma isca digital para captar novos clientes

Se você está pensando em maximizar a lucratividade e posicionamento de marca da sua empresa ne internet, contar com iscas digitais podem ser uma excelente estratégia para captar novos potenciais clientes.

A isca digital é um processo importante, ágil e prático para que empresas possam captar clientes através das técnicas de inbound marketing.

Além disso, além de contar com a captação de potenciais clientes, você otimiza a qualidade dos seus conteúdos, tornando-os ricos para o posicionamento de marca do seu negócio!

As iscas digitais possuem o poder de captar os leads até sua empresa, através de conteúdos personalizados – com intenção direta em nutri-los com insights relevantes para tal tipo de cliente.

Existem algumas estratégias específicas que irão aumentar o tráfego orgânico do seu site e é de extrema importância que conheça os quais são!

Confira a seguir o poder das iscas digitais para o posicionamento da sua marca na internet a partir de conteúdos únicos e personalizados, além de aumentar o engajamento de potenciais clientes!


O que é isca digital?

A isca digital é um conteúdo gratuito que chama atenção do lead e entrega recompensas ou as propostas de valores, no caso de ebooks, infográficos ou até quizzes.

Podemos atribuir o fato de que as iscas digitais, além de apresentarem tais conteúdos ricos, elas possuem o grande poder de captar potenciais clientes para a sua empresa.

O cuidado aqui é com a otimização SEO! O objetivo aqui é criar conteúdos personalizados, que sejam de fácil procura para seus potenciais clientes, sem comentar as terríveis práticas black hat!

Na landing page os usuários devem preencher determinadas informações que podem ser pessoais, inclusive, para receber um formulário que deverá ser baixado ou apenas receber outros conteúdos interessantes de serem conferidos.

Alguns exemplos de marketing de conteúdo são excelentes alternativas para captar novos clientes e você precisa conhece-los!


4 Pontos fundamentais para criar uma isca digital

Para conseguir isca digital é importante se manter muito bem informado, estudar sobre seus clientes em potencial e saber do que gostam, se interessam e preferem ler e conferir, para assim ser possível aumentar a geração de cliques e visualizações para o seu site. 

Deste modo, as estratégias serão suas aliadas no momento de gerar vendas para a sua empresa e conseguir lucrar.


Conheça seu cliente ideal

Muito antes de realizar vendas, procure conhecer seu cliente em potencial, verifique em seu site as informações visitadas por eles e o que gostam de ler, porque dessa forma conseguirá gerar leads em potencial.

Para haver um contato, este lead deverá deixar suas informações registradas no site através de um formulário, e a partir dessa troca, a empresa conseguirá apresentar seu conteúdo com total facilidade, além de mostrar produtos para possíveis vendas futuras.

A estimulação dos leads será o ponto inicial para prosseguir ao funil de vendas para conquistar novos resultados à empresa. 

Portanto, o passo inicial é apresentar seu conteúdo que precisa ser relevante, recheado de informações úteis sobre um serviço ou produto que chame atenção do cliente ideal, para o estimular a fechar uma compra.


Construa uma Landing Page de alta conversão

Esta é uma das iscas digitais, e antes de criar o landing page, procure compreender melhor seu próprio público e mercado, visto ser uma das várias estratégias para conversão em landing page, comunicação e marketing adequados a sua proposta. 

Saiba primeiro quem é o consumidor que está em busca de soluções, procure criar formulários e outras entrevistas com seus clientes para compreender suas dores e outras necessidades, além de saber o que consome de outras empresas.

Essas pesquisas te auxiliarão a conseguir desenvolver materiais de acordo com as expectativas do público, de modo a criar uma conexão mais fortalecida, sem haver impedimentos para a conclusão destas conversões.


Escolha o tipo de conteúdo

Procure escolher o conteúdo que mais se adéqua a você e a sua marca, por exemplo, existem livros online (ebooks) que contém conteúdos interessantes e podem auxiliar às pessoas, visto que precisa ser interessante, conter diversos dados informativos, bem como o design mais bonito e evitar qualquer erro de português. Dedique-se ao oferecer um bom marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo possui estratégias com foco total no engajamento de seu público, de modo que faça a sua rede de clientes aumentar, e conseguir leads em potencial para criar um conteúdo mais relevante e interessante.

Dessa maneira será possível atrair, envolver e gerar os valores necessários para fazer sua empresa crescer, de modo a conseguir ter uma percepção positiva de sua marca e lucrar mais.

Muito antes de colocar as mãos na massa, é importante verificar os pontos mais importantes e os estudar, visto que existem cinco etapas:

  • Planejamento: o plano deverá ser claro para atingir suas principais metas;
  • Elabore a persona: ao desenvolver a persona, criar conteúdos será mais interessante porque saberá a quem direcionar;
  • Criar conteúdo: a criação de conteúdo costuma ser feita em diversos formatos, no caso de posts para sites, ebooks, e-mail, vídeo, etc;
  • Distribuição: promova seus conteúdos em canais que as personas estão inseridas;
  • Mensure os resultados: tenha certeza de que suas ações estejam bem, procure sempre realizar análises com foco no tráfego e outras interações, assim como o uso de SEO para aumentar o tráfego.

Para conseguir isca digital é preciso que conheça bem o marketing de conteúdo, que lhe trará resultados excelentes para a sua empresa.

O marketing de conteúdo é capaz de aumentar o tráfego de seu site, ou seja, é uma das diversas maneiras de conseguir isca digital, porque cerca de 86,7% das pessoas fazem a utilização do Google para receber informações. 

Seu site será uma porta para a entrada de outros clientes, e o próprio Google será o caminho para eles encontrarem sua página.

A produção de conteúdo mais interessante é uma das melhores maneiras de manter seu site bem ranqueado na página do Google, no qual será finalmente encontrado pelo público-alvo. 

Empresas que recorrem ao marketing de conteúdo contam com 2,2% mais visitas nos sites do que outras empresas que deixam de lado esta ferramenta importante. 

Por exemplo, se criar 13 conteúdos por mês, o número chegará a 4,2 vezes.

Produzir conteúdo é algo que fará as pessoas conhecerem sua marca e seu conteúdo ofertado, portanto, trabalhar especificamente nisso será importante para a empresa crescer e subir de patamar.


Webinar

Quem possui o webinar poderá transformar seus visitantes em leads, mas lembre-se de que ele precisa ser bem persuasivo, interessante e sempre manter uma tonalidade de voz mais adequada para conversar com os clientes devidamente.


Infográficos

Este é um dos principais formatos compartilhados por todas as pessoas, porque contém dados muito importantes com diagramas, além de ser legível e sempre conter cores que mostram a identidade de sua marca.


Aulas

Se tiver o interesse de lançar um curso ou aula que configure uma isca digital, será totalmente funcional ao que planeja e busca. 

Porém, saiba que este conteúdo lhe gera maiores demandas por parte de investimentos pelas produções, gravações e outros equipamentos para conseguir a melhor qualidade possível.


Monitore os resultados gerados

Monitore todos os seus resultados conforme as porcentagens de visitantes que se atraíram pela landing page, ou por conta do número de compartilhamentos nos conteúdos de redes sociais, bem como os números de comentários em seu material. 

A partir do momento em que estiver com todos os dados mensurados, será possível compreender o que realmente deu certo em suas estratégias ou se há a necessidade de ajustar algo que esteve de fora.


CONCLUSÃO

Algumas iscas digitais são mais efetivas do que outras.

Por isso, é de extrema importância realizar uma análise sobre sua concorrência direta, os prós e contras do seu produto ou serviço, além de conhecer a fundo o seu potencial cliente.

Conhecer e antecipar possíveis ações do seu lead é fundamental para otimizar a taxa de conversão de vendas da sua empresa!

Bons negócios,

Abraço!

Comentários