Publicação

Cresce procura por profissionais de TI

foto de
Mídias Sociais

São previstos 421 mil novos postos de trabalho no Brasil até 2024.

O mercado de tecnologia da informação (TI) está aquecido e o setor espera pela abertura de novas vagas de emprego até 2024. De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), só no Brasil, 421 mil postos de trabalho serão criados até lá.

O novo conceito de contratação sem fronteiras, com o modelo de trabalho remoto, proporciona flexibilidade e expande o alcance que uma vaga tem. Essa dinâmica facilita a forma de contratação das empresas e de recrutamento de talentos. Nesse cenário, o estudo da Brasscom mostra um aumento de 1/3 no número de empresas que contratam on-line.

Como ressaltado pela associação, enquanto o número de empregos caiu no país, as vagas de tecnologia aumentaram desde 2020 e, ao todo, o segmento movimenta R$ 494 milhões por ano, o que representa 6,8% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

Foco em atualização e conhecimento

Os funcionários de TI chegam a ganhar 2,8 vezes mais do que o empregado médio brasileiro. Com a abertura de vagas em home office, as empresas ficam diante de uma gama maior de talentos, que podem ser de fora da cidade, do estado e até do país. Sendo assim, a concorrência entre os profissionais aumenta e é preciso investir em qualificação.

Das diferentes possibilidades de atuação no mercado da área da tecnologia da informação, a carreira de programador é uma delas. A função desse profissional é a de projetar, fazer a manutenção e construir softwares.

Para aqueles que desejam aprender e aprimorar conhecimentos, os cursos de programação são essenciais, visto que um diploma universitário não é necessário para quem quer seguir nessa carreira. Ter em mente quais as funcionalidades mais atuais e como operá-las faz a diferença para a carreira do programador, já que as linguagens estão em constante evolução e sempre diferem umas das outras.

Atuação dos profissionais de TI

As empresas do setor de TI passam por uma expansão e buscam por profissionais também em evolução. Para complementar o processo de formação dos colaboradores, muitas delas oferecem capacitações.

Ser um profissional detalhista e ter uma visão sistêmica do trabalho são características buscadas pelas empresas, já que problemas e questões são frequentes na rotina de quem trabalha com TI. Além disso, as empresas buscam colaboradores adaptáveis, ágeis e com engajamento, para atuar com clientes de diversos nichos e em diferentes projetos.

Atualizar-se sobre as novas tecnologias e as diversas possibilidades do segmento é fundamental tanto para quem está começando no ramo quanto para os veteranos. Estar por dentro das tendências do setor é importante para operar aplicativos de celulares, trabalhar com computação estatística, renderizar e até atuar no mundo dos jogos, entre diversas outras funções.


Comentários