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Marcas famosas que possuem seus próprios NFTs

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Popularização da tecnologia blockchain permitiu o surgimento do mercado de tokens não fungíveis, que está atraindo marcas famosas de todo o mundo.

Um dos maiores legados que as criptomoedas estão nos deixando é a revolucionária tecnologia blockchain, cujos benefícios vão muito além do mundo financeiro e já começam a atrair grandes nomes do mundo artístico e empresarial.

Entre os ativos digitais que podem ser transacionados através da blockchain estão os NFTs, sigla em inglês para “tokens não fungíveis”, um tipo especial de ativo criptográfico que permite a digitalização de itens colecionáveis físicos ou virtuais de forma única e insubstituível, o que muitas vezes lhe confere um valor monetário inestimável.

Diversas marcas famosas já estão usando NFTs para criar produtos colecionáveis e leiloá-los entre seus fãs por valores que podem atingir milhares de dólares. Entre as mais conhecidas e ativas do mercado está a NBA, mais importante liga de basquete do mundo, que teve a ideia de eternizar jogadas memoráveis de seus principais jogadores em tokens não fungíveis, colecionados e negociados entre seus torcedores de todo o planeta.

Neste artigo, você vai entender melhor como funciona um NFT e por que esse mercado tem tudo para crescer de forma exponencial nos próximos anos.

O que é um NFT?

NFT é a sigla de “non-fungible token” em inglês e significa “token não fungível”, uma espécie de certificado digital de autenticidade, cuja finalidade é mostrar que seu ativo-objeto é exclusivo e insubstituível. Seu registro é feito através da tecnologia blockchain, banco de dados que usa uma rede descentralizada de computadores para armazenar as informações em cadeias de blocos de forma pública e criptografada.

Quando um criptoativo é fragmentado em várias partes iguais, ganha o nome de token fungível. É o caso do bitcoin, cujas unidades são iguais umas às outras e podem ser intercambiadas por bens e serviços. No caso dos tokens não fungíveis, cada unidade é única, o que lhe confere um caráter altamente exclusivo.

Os NFTs podem ser usados para digitalizar itens do mundo real, como obras de arte e propriedades imobiliárias, permitindo que sejam negociados com eficiência e segurança, já que dispensam o uso de intermediários.

Mas a chamada “tokenização de ativos” não se restringe apenas a itens tangíveis. Ativos virtuais e direitos de propriedade, por exemplo, também podem ser “tokenizados” e se tornar NFTs.

É o caso, por exemplo, de royalties, participação societária, marcas registradas, vídeos e até mesmos tuítes, como foi o caso da primeira publicação feita por Jack Dorsey, CEO do Twitter, na rede social, a qual foi leiloada por nada menos que 2,9 milhões de dólares.

Marcas famosas que já criaram seus próprios NFTs

A tokenização de ativos vem sendo adotada por marcas famosas de todo o mundo como estratégia de marketing para criar produtos colecionáveis capazes não apenas de fidelizar seus atuais seguidores, mas também de atrair novos clientes e ganhar espaço na mídia.

Um dos exemplos mais notáveis desse esforço é a plataforma Top Shot, da liga americana de basquete NBA, em que grandes jogadas e momentos memoráveis dos campeonatos são transformados em tokens não fungíveis, que podem ser colecionados, trocados e até mesmo negociados por seus fãs na própria plataforma.

Outras marcas famosas também estão embarcando nessa tendência e criando seus próprios itens digitais colecionáveis na forma de NFTs, a fim de atrair a atenção da mídia e promover seus produtos.

A Pringles, por exemplo, criou 50 tokens não fungíveis de sua emblemática batata chips, que foram leiloados por milhares de dólares cada um em poucas horas. A iniciativa também foi copiada por outras marcas bem conhecidas internacionalmente, como Coca-Cola, Gucci, Pizza Hut, Taco Bell, entre muitas outras.

O futuro da tokenização de ativos

O uso cada vez maior dos NFTs mostra que a tokenização é uma tendência com alto potencial de revolucionar o mundo financeiro, permitindo que ativos reais sejam divididos em “frações digitais”, que podem ser negociadas em blockchain com segurança, eficiência, transparência e baixo custo.

Já imaginou poder ser dono de uma pequena fração de um imóvel de alto padrão em Nova York, por exemplo, comprando um token dessa propriedade através de uma plataforma especializada? Sem dúvida, os diversos usos da tokenização, seja na forma de criptoativos fungíveis ou não fungíveis, podem se tornar, em pouco tempo, o padrão de consumo e investimento no mundo.


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