Publicação

Quais são as melhores estratégias comerciais para este Natal?

foto de
Mídias Sociais

Confederação do Comércio estima aumento de 4,3% nas vendas de fim de ano. Decorar a loja e investir nas redes sociais atraem clientes

O Natal de 2020 ficou marcado pelas vendas abaixo do esperado, em função das incertezas econômicas e sanitárias trazidas pela pandemia de Covid-19. Para 2021, a expectativa do comércio é reverter este cenário. Tudo indica que é hora da retomada, com aumento nos lucros e na geração de empregos no setor.

Estimativas da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) preveem que as vendas neste Natal devem movimentar cerca de R$ 34,3 bilhões no comércio varejista. Esse montante representa um aumento de 4,3% em relação ao mesmo período do ano passado.

Após quase dois anos atípicos, a expectativa de crescimento reflete também na contratação de funcionários temporários. A CNC estima que 73,1 mil trabalhadores sejam contratados pelo comércio para o período de Natal, um volume que representa quase 10% a mais do que em 2020, quando 66,7 mil empregos temporários foram criados no Brasil.

Os setores que mais devem empregar novos trabalhadores nesta época são o de vestuário e o de supermercados. Ainda segundo a projeção da CNC, cerca de 27% desses temporários poderão ser efetivados após as festividades. Nos últimos anos, o índice esteve em 15%.

Estratégias para atrair clientes e aumentar as vendas

Se as tendências apontam um Natal mais farto no comércio, a fase de planejamento por parte dos lojistas já começou. A principal preocupação está em atrair o cliente e traçar uma estratégia que funcione para aumentar as vendas.

O investimento na decoração da loja é um primeiro passo, tanto nas vitrines como no ambiente interno. Datas comemorativas atraem mais os consumidores, especialmente o Natal, principal época do ano para presentear e confraternizar com parentes e amigos.

A orientação do Sebrae é, no caso de loja física, incluir decorações natalinas na fachada, na vitrine e nas prateleiras. O comércio enfeitado tende a cativar mais o cliente, sendo um diferencial em relação ao concorrente que não se preocupa com o visual merchandising. A decoração pode ser a mais tradicional ou inovadora e criativa, desde que adequada à identidade da marca.

O funcionamento da loja também requer planejamento, para reduzir o tempo de atendimento e a fila do caixa. Em dias de maior movimento, como finais de semana ou na véspera do Natal, o ideal é criar um esquema para não desagradar o público. O Sebrae reforça que os cuidados com a biossegurança de clientes e vendedores devem ser mantidos.

Além da preocupação com o bem-estar do comprador, o lojista deve se atentar para a motivação dos vendedores. Oferecer comissão extra e bonificação ajuda a estimular a equipe. Investir no treinamento, capacitando os funcionários sobre os produtos oferecidos, pode contribuir para vendas mais assertivas.

Consumidores continuam apostando no on-line

Mesmo que a loja seja física e não possua e-commerce, deve-se apostar em estratégias no meio digital. Facebook, Instagram e TikTok são ferramentas que auxiliam na venda e na divulgação dos produtos. Essas vitrines são muito usadas atualmente e podem atrair um público novo para o negócio.

A sugestão do Sebrae é publicar fotos e vídeos dos produtos e realizar ações nas redes sociais, onde também é possível dar dicas de presentes e promover sorteios entre os seguidores. O serviço aconselha reservar uma parte do orçamento com publicidade para criar anúncios pagos nas redes sociais.

Promoções também podem ser feitas no Natal. Oferecer frete grátis para compras acima de determinado valor ou outras formas de redução de preço, como um cupom de desconto da Netshoes, tende a atrair mais clientes e a subir o ticket médio de vendas.

Ações personalizadas na internet, com a criação de e-mail marketing, ajudam a fidelizar o comprador e também a passar informações detalhadas em primeira mão. Neste caso, vale oferecer condições especiais e promoções exclusivas a quem for cadastrado na base de contatos da loja.


Comentários