Publicação

7 dicas para evitar golpes ao fazer compras online

foto de
Mídias Sociais

À medida que as compras online aumentam, também aumenta a chance de encontrar fraudes online. É sempre importante se proteger, mas quais etapas são mais eficazes? Confira estas sete maneiras de prevenir, identificar e lutar contra golpistas online antes de começar a comprar online. Estas dicas foram criadas com a ajuda da equipe do blog do whatsapp, um site onde é possível conferir dicas sobre segurança, tecnologia e tudo que há de novo no momento.


Cuidado com o “muito bom para ser verdade”

Se você estiver comprando online e encontrar aquele item específico por um preço que parece bom demais para ser verdade, é provável que seja uma fraude. Os golpistas online escolhem itens populares e os listam a preços com desconto para atrair clientes. Um cliente pensa que está fechando um negócio, quando na verdade está fornecendo a alguém suas informações de pagamento. Sempre verifique o URL do site em busca de erros ortográficos e procure checkouts seguros ao finalizar sua compra.


Considere usar um cartão de crédito em vez de um cartão de débito

Cartões de crédito oferecem maior segurança para compras online em comparação com os cartões de débito. A tecnologia de chip EMV atual em cartões de pagamento torna mais difícil para os golpistas roubarem suas informações. Além disso, os cartões de crédito não são vinculados diretamente às suas contas bancárias, como um cartão de débito. Se alguém roubou as informações do seu cartão de débito, eles têm uma maneira mais fácil de acessar rapidamente suas contas bancárias, uma vez que o dinheiro em sua conta está diretamente vinculado ao seu cartão de débito. Os cartões de crédito podem oferecer mais proteção ao consumidor por meio da proteção contra fraudes, mas certifiquem-se de permanecer no topo de sua pontuação de crédito.


Faça check-out como convidado quando possível

A maioria dos checkouts on-line solicitará que você se inscreva em uma conta ou permitirá que você faça o check-out como convidado. Quando você cria uma conta, o site pode armazenar suas informações pessoais e de compra no servidor interno do site. Embora não seja comum, se essa empresa sofrer uma violação de dados, suas informações salvas podem estar em risco. O check-out como hóspede elimina essa possibilidade porque o varejista não salva permanentemente suas informações. Se os pontos de recompensa e vantagens forem importantes para você, considere os riscos de criar uma conta com o varejista online.


Não use a mesma senha para todas as contas

Sempre é dito, mas precisa ser dito novamente, não use a mesma senha para todas as contas online. Depois que um golpista online descobre uma senha, é fácil para ele voltar e tentar em todas as suas contas. Se você tivesse uma senha para cada conta, você apenas concedeu ao golpista acesso gratuito a todas as suas informações. O uso de senhas diferentes evita que você seja vítima dessas práticas. Além disso, não se preocupe se tiver dificuldade em lembrar todas as suas senhas. A maioria dos varejistas agora tem o recurso de verificar instantaneamente sua identidade para que você possa redefinir sua senha rapidamente sempre que fizer login.


Pesquisar sites novos e incompletos

Digamos que você encontre aquele presente perfeito online, mas em um site no qual você nunca comprou nada. É sempre melhor pesquisar o site antes de fazer uma compra final. Os golpistas de hoje criam sites fictícios que são quase idênticos aos sites de varejistas online, todos com a intenção de confundir você e roubar suas informações. Sempre verifique o URL do site para se certificar de que não está escrito incorretamente. Além disso, uma boa regra é fazer uma rápida pesquisa online. Se outros clientes se apaixonarem por armadilhas online, é provável que alguém tenha escrito um comentário online sobre sua experiência. Um pouco de pesquisa pode poupar dinheiro e poupar dinheiro.


Monitore suas contas usando alertas automáticos

Verifique quais opções de alerta estão disponíveis para seus cartões de crédito e débito. Frequentemente, você pode definir alertas diferentes que notificam você rapidamente por mensagem de texto ou e-mail quando algo é detectado. Os alertas podem variar de valores de transação, frequência de cobranças e até mesmo local de compras.


Use tecnologia de detecção de fraudes com sua conta corrente

Considere utilizar um serviço de monitoramento de crédito e detecção de fraude para ficar de olho nas suas compras online. Algumas contas correntes podem vir com ferramentas para sua proteção, como monitoramento de roubo de identidade e serviços de resolução, alertas de alterações em seu relatório de crédito e acesso à sua pontuação de crédito.


Comentários