Publicação

Dicas de segurança na internet – Como se proteger de ataques cibernéticos?

foto de
Adriano Luz CONTEÚDO EM DESTAQUE

Buscar dicas de segurança na internet é uma das melhores coisas que você pode fazer. Dizemos isso porque, diariamente, milhares de pessoas são “passadas para trás”, simplesmente porque abriram algum link duvidoso ou então deixaram de ter um antivírus em seu computador.

Atualmente, os golpes na internet cresceram muito. É necessário ter cuidado sobre onde se entra e de onde se baixa determinados arquivos. Não existe mais limites para quem rouba dados ou outros arquivos pela internet: fazem isso a qualquer momento, em qualquer dispositivo.

Dessa forma, quem não toma cuidado sobre onde entra e como compartilha seus dados, pode acabar sendo uma vítima de um desses “hackers” que roubam dados e arquivos pessoais de milhares de pessoas ao redor do mundo quase que diariamente. Leia conosco e confira algumas dicas de segurança na internet!

Dicas de segurança na internet

Neste conteúdo, separamos algumas dicas de segurança na internet que podem lhe fazer evitar problemas futuros. São ações simples que devem ser feitas, priorizando a sua segurança, de seus dados e arquivos pessoais em quaisquer que seja o lugar que você visite. Leia com a gente e entenda melhor:

Não entre em links duvidosos

Recebeu um link duvidoso em seu e-mail ou em algum chat de rede social? Não entre no mesmo. Muitos hackers se passam por familiares da vítima, esses que já foram hackeados, e agora os bandidos digitais utilizam as redes sociais das antigas vítimas para entrar em contato com a nova vítima.

Algum parente seu lhe enviou mensagem pedindo dinheiro? Encaminhou algum link de pagamento ou até mesmo algum vídeo estranho para assistir? Não abra. Geralmente, são páginas falsas criadas apenas para reportar dados para o centro de informações do hacker.

Algumas dessas páginas de pagamento, por exemplo, confiscam os dados sigilosos do cartão de crédito das pessoas, como o CVV, aquele código de segurança utilizado para compras digitais. Em primeiro lugar, portanto, evite links duvidosos!

Tenha uma internet com rápida conexão

A nossa segunda entre as dicas de segurança na internet tem correlação com sua conexão com a internet. Imagine que entrou em um site hacker, notou o ocorrido e quer sair o mais rápido possível daquela janela, mas encontrou um problema: sua internet está lenta, ou até mesmo travou.

Nesses casos, seu computador pode se tornar alvo e todos os seus dados podem ser retirados facilmente se não sair do site o mais rápido possível. Por isso, é interessante ter uma internet em fibra ótica, de alta qualidade, como a que o setor de Vendas Americanet oferece aos seus clientes.

Acesse páginas por navegadores confiáveis

Outra das dicas de segurança na internet é o uso de navegadores confiáveis. Nenhum outro navegador supera o Google Chrome, mas existem outros bons como o Microsoft Edge, Opera e Mozilla Firefox. Esses são os principais navegadores, que oferecem segurança e tranquilidade aos usuários.

Outros navegadores, por outro lado, fazem a propaganda de serem mais “liberais” quanto ao uso de informação de seus usuários, o que acaba sendo sedutor inicialmente, mas em longo prazo abrem muitas brechas para ataques cibernéticos pela falta de controle de seus desenvolvedores. Portanto, use navegadores confiáveis e tradicionais!

Baixe programas de sites oficiais

Precisa de um programa de edição de fotos em seu computador? Ou então deseja baixar músicas através de um software específico? É comum que em algum momento você necessite de algum programa em seu computador fora os já convencionais, ou seja, além daqueles padrões oferecidos pelo desenvolvedor do sistema operacional que utiliza.

Nesses casos, esqueça páginas duvidosas que oferecem milhares de programas para download. O risco de baixar um vírus em sites como esse é muito grande, pois assim como no exemplo anterior, há pouco controle do que entra ou sai por parte dos desenvolvedores do site.

Sempre que precisar baixar algum programa específico, vá até o site oficial do software. Assim, além de garantir estar baixando a versão oficial em seu computador, também terá a tranquilidade de ter em mãos um programa que não afetará seu computador com uma série de vírus que podem roubar além de dados, arquivos pessoais, como fotos, vídeos e outros.

Tenha um antivírus em seu computador

Por fim, entre as dicas de segurança na internet, recomendamos que tenha um bom antivírus em seu computador. É fundamental a presença de um programa como esses em seu computador, principalmente nos dias atuais, onde não fazemos ideia de como e quanto poderemos sofrer um ataque cibernético.

Um bom antivírus antecede o problema: quando você baixar um programa com vírus, entrar em algum link duvidoso ou algo do tipo, o programa em questão irá paralisar a ação, informar o que está ocorrendo e lhe dar uma solução melhor. Existem várias opções de programas como esse na internet, basta pesquisar sobre o assunto. Até a próxima!


Comentários