Publicação

Quais são os conceitos gerais da Educação a distância?

foto de
Mídias Sociais

Você sabe o que é EAD? Você pode ter ouvido falar dessa sigla, mas sabe o que realmente significa? Basicamente, o EAD é sobre ensino à distância, mas por trás desse modelo de ensino existem muitas outras coisas que você talvez ainda não saiba.

Pensando nisso, preparamos este artigo supercompleto para responder a vocês o que é educação a distância, a importância desse modelo, novas tecnologias que auxiliam a educação a distância, os Cursos Online com Certificado e assim por diante.

Com isso, você vai entender um pouco da história da EAD no Brasil, por que está crescendo tão rápido e por que agora é o momento certo para investir em educação.

Vamos lá?

O que é EAD?

EAD significa educação à distância. A educação a distância é uma forma de alunos e professores realizarem esses cursos em diferentes ambientes e por meio de tecnologias de informação e comunicação.

A grande maioria dos cursos são ministrados e assistidos de forma remota, podendo ser de forma assíncrona ou síncrona. Hoje, os alunos têm aulas pela Internet e podem usar computadores, tablets e até smartphones.

Não existe interação face a face entre alunos e professores, mas atualmente existem várias tecnologias projetadas especificamente para o ensino a distância para ajudar a compensar as deficiências dessa interação “face a face”. Além disso, avaliações, respostas a perguntas, exercícios, etc. também podem ser realizadas no ambiente virtual, assim como na educação tradicional.

Graças a intenet, o ensino EAD vive um grande momento de expansão no Brasil. Portanto, entender o que é EAD, seus aspectos e vantagens pode ajudar você a investir neste mercado de uma vez por todas, e ajudar as pessoas a realizarem seus sonhos.

Como funciona o EAD?

Agora que você já sabe sobre o ensino a distância, em seguida vamos lhe passar as principais características e sobre como funciona esse método de ensino.

Principais características do EAD

O ensino a distância é baseado em: flexibilidade, economia, conveniência e inovação. O EAD é flexível porque os alunos são livres para assistir às aulas a qualquer hora, lugar e por meio da plataforma que acharem mais adequada.

Ao contrário das salas de aula tradicionais, os cursos são organizados em horários e locais específicos, para que os alunos possam ter mais controle sobre seus horários e, o mais importante, eles podem aprender em seu próprio ritmo. Uma vez que cada um tem seu próprio método de aprendizagem, a flexibilidade é um fato muito importante no ensino a distância.

Além de ser totalmente flexível, o ensino a distância é muito mais econômico do que a educação presencial em diversos aspectos. A mais clara delas é a mensalidade. Por exemplo, existe um curso de graduação a distância com mensalidade em torno de 200 reais.

Considerando que o valor de um curso de EAD é exatamente igual ao de um curso presencial, isso representa uma economia considerável. E além da mensalidade, é importante considerar todos os aspectos que podem ser economizados com o ensino a distância, como transporte, materiais e alimentação.

Outro recurso importante para compreender totalmente o EAD é a conveniência. O conforto é extremamente importante para nós em qualquer atividade, principalmente no aprendizado de coisas novas.

No ensino a distância, os alunos podem assistir às aulas sem nem sair de casa. Além disso, devido ao grande número de pessoas, as salas de aula costumam ser muito barulhentas, o que não acontece na EAD.

Por fim, vale mencionar a inovação! Como uma excelente estratégia de educação baseada na tecnologia, o ensino à distância é totalmente mais inovador do que os tradicionais cursos presenciais.

Plataformas de aprendizado

Atualmente, existem muitas plataformas de Cursos Online, e cada plataforma tem suas características e ferramentas próprias. Alguns deles são simples, outros são mais poderosos, mas em geral, a plataforma é usada para o ensino de mediação.

Com certeza, hoje, a tecnologia afetou profundamente a educação a distância de uma forma muito positiva.

Por exemplo, o surgimento de plataformas para vídeo-cursos que permitem a integração de chat, transmissão ao vivo e disponibilização de estatísticas de cursos, e o mais importante é focar na segurança de conteúdo, o que ajudará a acelerar o crescimento do mercado.

Quanto mais as empresas de tecnologia ajudam as instituições de ensino, mais elas acreditam que podem garantir a segurança do conteúdo e a satisfação dos alunos.

Professor EAD

Claro, outro aspecto importante da educação a distância é o professor desse modelo. Seja no ambiente de rede ou na educação presencial, os professores são pessoas importantes na aprendizagem.

Na modalidade a distância, o professor é quem organiza os cursos, planeja o que ministrar, monta planos de aula e ministra, e nas aulas de física a diferença é que no ambiente online o professor grava vídeo aulas ao invés de ministrar pessoalmente.

Até certo ponto, pode-se dizer que os professores de EAD desempenham as mesmas funções que os professores tradicionais, mas usam outras ferramentas e de maneiras ligeiramente diferentes.

Qual público do ensino a distância?

Muitas pessoas se interessam por essa abordagem assim que descobrem o que é ensino a distância, mas existem certos dados demográficos que os levam a escolher o ensino a distância. Primeiro, pense sobre as características do EAD que mencionamos acima.

Quem busca cursos a distância busca praticidade, economia, flexibilidade e inovação. Porém, essas características indicam que os alunos da EAD devem ser organizados, dedicados e muito disciplinados. O foco da aprendizagem neste método de ensino são os alunos, por isso devem estar habituados a uma aprendizagem mais personalizada e independente.

Quanto à idade, muita gente pensa que só o público jovem se interessa pelo ensino a distância justamente por estar tão relacionado com a tecnologia, mas não é o caso. De acordo com pesquisa da empresa Certificado Cursos Online, a faixa etária mais interessada em cursos de treinamento e desenvolvimento online é de 45 a 50 anos.

Além disso, 70% dos entrevistados nessa faixa etária acreditam que os cursos a distância devem se tornar o padrão. Mais da metade dos participantes disse que a idade não é uma barreira para fazer cursos online.

Portanto, com um público tão amplo, o ensino a distância é um mercado enorme e muito fértil para novos empreendedores e até instituições de ensino tradicionais já estabelecidas.


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.


Comentários