Publicação

Qual a melhor fibra ótica? – Confira dicas de como escolher sua conexão!

foto de
Adriano Luz CONTEÚDO EM DESTAQUE

Qual a melhor fibra ótica? Entre tantas opções, qual é a mais indicada para nossa casa? Existe algum tipo de guia que podemos seguir e garantir a segurança na hora da escolha de nossa internet? Existe sim, e hoje vamos lhe mostrar algumas dicas de escolha e uma recomendação importante.

Atualmente, a fibra ótica é a internet mais presente na casa dos brasileiros. Passou-se o tempo em que a internet de conexão via rádio ou cabo ainda se faziam presentes, pois ambas as tecnologias se tornaram obsoletas com a chegada da fibra ótica para as pessoas comuns.

Dessa forma, seja qual for à provedora de internet que escolher, há grandes chances de a sua internet ser fibra ótica. São poucas as cidades que ainda utilizam a conexão via rádio ou cabo, quase sempre cidades do interior, afastadas do grande centro urbano. Mas, existe melhor fibra ótica?

Neste conteúdo, vamos contar aos nossos leitores qual a melhor fibra ótica, já antecipando que você pode falar com o setor de Vendas Americanet para solicitar um orçamento de internet de alta qualidade. Leia conosco e descubra como escolher sua internet, vamos lá!

Existe diferença entre uma internet fibra e outra?

Para sabermos qual a melhor fibra ótica, primeiro precisamos entender as diferenças entre as provedoras. Em suma, não há diferença substancial no produto utilizado para realizar a sua conexão: estamos falando de uma fibra composta por feixes de vidro e envolta em uma camada fina de plástico protetor e isolante.

Com base nisso, podemos afirmar que qualquer provedora em todo o território brasileiro usa o mesmo material para fornecer internet banda larga de alta qualidade para seus clientes. Mas então, por que a qualidade da conexão pode mudar de uma empresa para a outra? É nesse ponto que chegamos à diferença.

Existe sim diferença entre uma internet fibra e outra, mas não por conta do produto que você adquire, e sim pela empresa que está gerindo seu contrato de conexão com a internet: muitas empresas realmente são ruins, desde o momento da instalação da fibra até o gerenciamento de conexão.

Algumas empresas, por exemplo, possuem valores exorbitantes cobrados por poucos mega utilizados, além de que podem fornecer menos conexão do que você contratou, exemplo: você paga por uma internet fibra ótica de 100 mega, mas na realidade apenas 30 mega chegam em sua casa.

Esses são apenas alguns dos fatores que podem fazer a diferença entre uma empresa e outra, ajudando-nos a entender qual a melhor internet fibra ótica. Continue lendo conosco e entenda como escolher sua empresa.

Qual a melhor internet fibra ótica?

Como mencionamos, o que muda na sua conexão é a empresa que gere a internet que chega em sua casa. Abaixo, deixamos algumas dicas de como escolher a melhor empresa, leia:

Faça testes de conexão

Realizar testes de conexão lhe ajuda a compreender se realmente está recebendo a internet que contratou. Sempre que puder, desconecte todos os aparelhos do wifi, deixando apenas um, justamente o que vai utilizar para realizar o teste, assim distribui toda a conexão em apenas um dispositivo. Caso o teste apresentar menos conexão do que contratou, então ligue para sua provedora e informe o problema.

Suporte técnico 24 horas por dia

Qual a melhor internet fibra ótica? Aquela que não lhe deixa na mão em nenhum momento do dia. Procure por empresas como a Americanet, que mencionamos no início do conteúdo, que fornecem um setor de atendimento especializado aos seus clientes sempre que necessitam, além de suporte técnico sempre pronto para lhe visitar quando necessário.

Tenha um bom roteador em casa

Não interessa se a sua fibra é a melhor da cidade, caso o seu roteador seja antigo e funcione apenas com a conexão 2G, então sua internet será lenta. Para que possa usufruir do máximo que sua internet realmente fornece. A fibra ótica funciona com a conexão 5G, presente nos roteadores mais novos e sofisticados.

Pacote de acordo com a sua necessidade

Outra opção que vai de acordo com sua escolha, mas principalmente por indicação de sua empresa, é a quantidade de mega que você contrata no seu pacote. Essa quantidade irá dizer muito sobre a qualidade de sua conexão, pois está de acordo com o número de dispositivos conectados simultaneamente.

Por exemplo, um pacote simples de 15 mega já é o suficiente para ser considerado ótimo para uma pessoa que mora sozinha. Porém, esse mesmo pacote para uma família de 5 pessoas já se torna um verdadeiro pesadelo. Quando contratamos um pacote, o mesmo é distribuído pela quantidade de dispositivos conectados.

Portanto, 15 mega para 3 pessoas significa 5 mega para cada, e assim por diante. Isso significa que a melhor fibra ótica é aquela que está de acordo com o número de pessoas que moram em sua casa e que irão utilizar a sua internet simultaneamente. Até a próxima!


Comentários