Publicação

Escala de trabalho 6x1 – Como funciona e o que diz lei

foto de
Mídias Sociais

De acordo com a legislação trabalhista, há vários tipos de tempo de trabalho. Um deles é a conhecida escala de trabalho trabalho 6x1.

A legislação trabalhista prevê vários tipos de horas de trabalho que os profissionais podem trabalhar. É muito importante que o funcionário não trabalhe demais, pois além de ser prejudicial à sua saúde física e mental, ele não será capaz de dar o melhor de si no trabalho.

O horário de trabalho é uma forma de organizar o fluxo de trabalho da empresa para os funcionários. Eles podem variar de acordo com as necessidades de cada empresa e dos sindicatos em cada área.

Sabemos que existem vários tipos de escala de trabalho e hoje iremos explicar como funciona o modelo 6×1. Então, confira agora.

Como funciona a escala de trabalho 6×1

A escala de trabalho 6×1 leva em conta que para cada seis dias trabalhados, o funcionário tem direito a um dia de folga. Por exemplo: se você tiver trabalhado de segunda a sábado, seu dia de folga será domingo.

De acordo com o artigo 67 da Lei do Trabalho, o domingo é o dia de folga obrigatório em uma escala de 6×1 a cada sete semanas, no máximo. Para os homens é obrigatório, mas para as mulheres o domingo é um dia de folga obrigatório a cada 15 dias.

Neste tipo de escala, o tempo de trabalho não pode exceder 8 horas por dia e 44 horas por semana. Lembre-se de que o tempo de trabalho é diferente do horário de trabalho.

Papéis nos quais 6×1 é comum:

A escala 6×1 é amplamente utilizada por vendedores, telemarketers e agentes de atendimento ao cliente. Os profissionais que trabalham em eventos e agências de publicidade também têm que trabalhar em uma escala 6×1.

Isto porque estas funções estão relacionadas à maior necessidade da empresa de ter funcionários trabalhando nos finais de semana, onde a afluência de clientes é maior.

Um shopping center, por exemplo, está sempre mais movimentado nos fins de semana, é melhor para as lojas determinar que os vendedores trabalhem em uma escala 6×1, com uma rotação de dias de folga, do que contratar vendedores apenas para o fim de semana.

O que você quer dizer com a rotação de dias de folga? Se esta semana eles têm domingo livre, na semana seguinte eles têm segunda-feira livre e assim por diante.

Desta forma, a legislação trabalhista que determina a cada sete semanas os domingos livres para os homens e a cada 15 dias livres para as mulheres ainda é cumprida.

6×1 horas de trabalho x feriados

Mas o que acontece se seu dia de folga cair em um feriado público? Se seu dia de folga na semana cair em uma segunda-feira, por exemplo, e for um feriado, nada acontecerá. Seu dia de folga ainda será uma segunda-feira, que é um feriado público.

Isto porque na escala 5×2, por exemplo, onde o funcionário trabalha de segunda a sexta-feira e tem fins de semana livres, pode acontecer que um feriado caia em um sábado ou domingo e nada muda na escala de feriados. O mesmo se aplica à escala 6×1.

Entretanto, se você tiver que trabalhar em um feriado, a legislação trabalhista obriga seu empregador a lhe pagar o dobro do dia de folga ou oferecer-lhe um dia de folga compensatório, sem prejuízo de seu salário.

Para saber mais sobre o que a legislação trabalhista diz sobre o trabalho em feriados, clique aqui.

Os funcionários podem escolher o tipo de horas que querem trabalhar?

Os empregadores são responsáveis por estabelecer no contrato de trabalho o tipo de horas e jornada de trabalho que cada empregado seguirá. O tipo depende de vários fatores, tais como o setor ao qual o profissional pertence, a função que desempenha, o tipo de empresa para a qual trabalha, etc.

Em alguns casos, o funcionário pode elaborar seu próprio horário, mas isto é mais comum quando se torna uma PJ (pessoa jurídica).

Lembre-se sempre de ler atentamente seu contrato de trabalho e, em caso de desacordo, não o assine sem antes falar com a empresa.

Conclusão

Com os horários de trabalho, as empresas podem organizar o fluxo de funcionários e seus horários de trabalho. A escala 6×1 requer um dia de folga para cada seis dias de trabalho, o que é muito comum para os trabalhadores dependentes.

Também pode acontecer que seu dia de folga coincida com um feriado público. O que fazer então? Neste artigo você tomou conhecimento da relação entre o dia de trabalho 6×1 e os feriados, assim como o que a legislação trabalhista diz sobre o assunto.


Comentários