Publicação

O que é ser um assistente administrativo?

foto de
Mídias Sociais

Um assistente administrativo oferece suporte para todo o time da área de administração da empresa, em várias atividades diárias. Desta forma, um assistente administrativo pode trabalhar em empresas de porte pequeno, médio e grandes e organizações de diferentes segmentos.

Essa é uma profissão em que há oportunidades em vários setores. No entanto, as responsabilidades diárias de um assistente administrativo variam conforme o segmento de sua empresa.

O nome do cargo de “assistente administrativo” pode variar também, como “auxiliar administrativo”, “assistente de escritório” ou até “auxiliar de escritório”. Isso não muda as obrigações cotidianas do profissional.

O cargo de assistente administrativo é essencial para uma boa produtividade da empresa, já que o profissional tem algumas tarefas fundamentais, como ser o responsável por entregar documentos importantes para outros colaboradores.

O assistente administrativo também monitora a rotina dos outros colaboradores. É comum o profissional atuar como secretário, ajudar líderes e gestores em processos operacionais, além de ser a ponte entre variadas áreas da empresa.

Não é regra, mas para ser um assistente administrativo você pode fazer um curso de graduação de Administração ou um curso técnico na mesma área. No entanto, há outras formas de se tornar um assistente administrativo.

Que profissional pode ser um assistente administrativo?

Para conseguir uma vaga de assistente administrativo em uma empresa, você precisa ter ao menos o ensino médio completo e conhecer programas básicos de informática, como Word, Excel e Power Point. Apesar de não ter tantos requisitos, esse tipo de vaga geralmente é bem concorrido. Algumas empresas exigem experiência anterior.

Saber inglês ou outro idioma como espanhol pode ser um diferencial para você, além de um curso técnico ou cursos atrelados à área de administração. Isso pode ser interessante caso você não tenha experiência na área.

Quais podem ser as obrigações profissionais de um assistente administrativo?

Conforme já foi dito, as obrigações de um assistente administrativo mudam conforme o seguinte da empresa em que ele atua. No entanto, dá para ter uma noção de quais são as responsabilidades gerais de um assistente administrativo, como:

  • Receber e distribuir correspondência;
  • Organizar documentos;
  • Conferir dados;
  • Atualizar cadastros da empresa;
  • Emitir notas fiscais;
  • Atender o público;
  • Alimentar planilhas de Excel.

Além dessas tarefas, há outras mais específicas relacionadas ao ramo em que a empresa atua. O mais importante é entender que um assistente administrativo deve ajudar tanto a chefia, quanto vários departamentos da empresa. Ele atua com várias equipes diferentes e precisa ter um bom relacionamento interpessoal com os colaboradores.

Por isso, existem habilidades pessoais que são necessárias também, como a empatia, responsabilidade e proatividade.

Dica bônus!

Hoje em dia é possível encontrar de tudo na internet. Você pode fazer uma busca de “alisadora de concreto elétrica” para encontrar uma máquina com preço acessível para alugar em uma obra de construção civil ou até mesmo achar cursos gratuitos, online e com certificados na área de assistente administrativo.

Por isso, deixe seu currículo mais atrativo. Faça um curso pela internet de acordo com sua preferência e entenda mais sobre essa área de atuação.

Este artigo foi desenvolvido pelo site Primar Produções.


Comentários