Publicação

Tecnologia cripto: a evolução das blockchains ao metaverso

foto de
Mídias Sociais

Se você nasceu antes de 2010, você imagina que teríamos, no futuro, moedas digitais que não pertenceriam a nenhum país? Ou, quem sabe, que as próprias nações estudassem sobre lançar as versões do seu dinheiro soberano de maneira totalmente virtual? Essa é a tecnologia cripto, que começa a construir o nosso presente e moldar o nosso futuro.

Sabemos que o universo das criptomoedas não é algo recente: o Bitcoin, que deu início a essa evolução, foi criado em 2008, ou seja, 14 anos atrás. Com quase uma década e meia de história, as moedas digitais foram as responsáveis por uma série de transformações dentro e fora dos blockchains que, agora, fazem parte do nosso dia a dia.

Por isso, ao longo deste texto, vamos comentar dez ideias inovadoras que surgiram da tecnologia cripto. Os exemplos citados aqui são conhecidos por quem é entusiasta do mundo das moedas digitais e para quem nunca comprou um Bitcoin na vida.

Como essas tecnologias, uma hora ou outra, farão parte do cotidiano de todos os usuários da internet, vale a pena continuar lendo esse artigo, você não acha? Aqui, falaremos sobre:

  • blockchains;
  • proof of stake (PoS);
  • crypto as a service;
  • tokens não-fungíveis (NFT);
  • smart contracts;
  • tokenização;
  • Finanças Descentralizadas (DeFi);
  • web 3.0;
  • cripto game;
  • metaverso;

Vamos juntos desvendar a evolução da tecnologia cripto? Boa leitura!

Mundo digital: a tecnologia cripto

Quem diria que a internet estaria no patamar em que está hoje em dia. Em 1995, a Revista Veja estampava em sua capa a seguinte manchete: “Internet: a rede planetária em que você ainda vai se plugar”.

Quase 30 anos depois, não conseguimos pensar em como seria a nossa vida sem a internet. O ser humano evolui da linha discada e barulhenta para a fibra óptica e entramos para a Era das moedas digitais. Hoje, até o nosso dinheiro está presente nesta “rede planetária”.

Entretanto, hoje estamos aqui para comentar as evoluções que aconteceram graças ao mundo das criptomoedas, mas é impossível não sentir um pouco de nostalgia, não é mesmo?

Então, sem mais delongas, confira os produtos oriundos da tecnologia cripto!

Blockchains

Vamos começar pelo básico? Não podemos falar sobre o mundo das criptomoedas sem falar mencionar as blockchains! Tudo começou e tudo é possível por conta dessas plataformas, que são verdadeiros “extratos” das moedas virtuais.

Blockchain, em português, significa “corrente de blocos”. Esse nome surgiu porque cada transação representa um bloco. Todas as operações que envolvem essa criptomoeda são conectadas e interligadas no blockchain.

Vamos exemplificar: Sérgio minera uma criptomoeda. Nessa ação, um bloco é criado. No dia seguinte, ele vende este total para Maria. Assim, cria-se mais um bloco, que é interligado ao anterior.

Assim, temos o blockchain, que permite que as criptomoedas existam.

Proof of Stake

Já que estamos falando de blockchain, que tal falar sobre uma atualização que já está presente nas maiores plataformas do mundo cripto, como Ethereum, Cardano e Polkadot?

O Proof of Stake (PoS), ou “prova de participação” em português, veio para substituir o Proof of Work (PoW), que ainda é usado pelo Bitcoin, por exemplo, e que dá o nome de “mineradores” para quem desvenda os problemas matemáticos desenvolvidos pela blockchain.

Entretanto, para que esses “enigmas” fossem desvendados, a pessoa precisava de um computador de última geração e de muita energia elétrica. Portanto, o gasto no PoW era inconcebível.

O Proof of Stake, por sua vez, trabalha com o “bloqueio” das criptomoedas originárias do blockchain. Ao fazer isso, a pessoa se torna elegível para se tornar uma “validadora”. Ao ser eleita, ela recebe recompensas, aumentando o seu portfólio financeiro.

Crypto as a service

Que tal poder utilizar as criptomoedas para pagar serviços? Ou, se você é uma pessoa dona de um negócio, você já pensou em ter uma parte do seu site que permitiria o pagamento por criptomoedas?

Essa é a realidade do Crypto as a Service, que facilita e democratiza a compra e venda de criptomoedas. Essa evolução chega ao mesmo tempo em que as fronteiras dos dados estão cada vez menores e os aplicativos, mais integrados.

Tokens não-fungíveis (NFT)

Você já deve ter ouvido falar sobre artistas adquirindo obras de arte NFT. Essa é uma outra tecnologia cripto, já que só é possível existir Tokens não-fungíveis por meio dos blockchains.

O NFT é, basicamente, um certificado que alega a originalidade do token (objeto) e a sua posse sobre ele. Por isso, essa tecnologia é muito utilizada por pessoas que gostam de colecionar artefatos de arte ou peças “únicas”.

Smart contracts

Agora, vamos falar sobre contratos inteligentes. Eles são, em resumo, a mesma coisa que os contratos físicos, mas programados em linguagem de programação e sem mediação de terceiros.

Ou seja, você não precisa mais recorrer a um cartório para criar um contrato. Para isso, você precisa apenas redigir esse documento na blockchain. Assim, ambas as partes do acordo deverão seguir as exigências prescritas.

Para colocar o contrato em prática, você também não precisará de uma terceira pessoa, já que a própria blockchain irá desempenhar esse papel. Vale lembrar que o acordo só será feito se as duas partes estiverem em acordo e será executado automaticamente, por isso o nome “contratos inteligentes”.

Tokenização

Você sabia que o Banco Central do Brasil está estudando para criar o Real Digital? A moeda teria o mesmo valor do Real físico, mas funcionaria como uma criptomoeda.

Uma das principais funcionalidades do Real Digital, segundo a própria autarquia, seria a tokenização de bens. Ou seja, você poderia transformar a sua casa e o seu carro, por exemplo, em tokens, que seriam cadastrados na blockchain.

Isso facilitaria a criação de contratos inteligentes e vendas e compras mais seguras e eficientes.

Finanças Descentralizadas (DeFi)

As Finanças Descentralizadas (DeFi) são a evolução automática das criptomoedas. Por meio delas, você é capaz de fazer empréstimos, financiamentos e outros contratos de maneira totalmente digital e segura pelos blockchains.

Os DeFi utilizam contratos inteligentes para funcionar. Basicamente, eles funcionam como os produtos encontrados nos bancos. Entretanto, você não precisa de uma instituição financeira para realizá-los.

A principal blockchain a efetuar os DeFi é a Ethereum.

Web 3.0

Com as criptomoedas, as pessoas foram apresentadas a um mundo descentralizado. E é essa característica que a internet procura adotar em seu sistema. Por isso, a Web 3.0 representa uma rede muito mais inteligente, autossuficiente e descentralizada.

O compartilhamento de dados por meio do consentimento é uma das principais funcionalidades da Web 3.0, que promete ser o futuro da internet como a conhecemos.

Cripto game

Você é uma pessoa que gosta de jogos virtuais? Então, imagine juntar diversão com lucro! Essa é a definição dos cripto games, que são jogos digitais que usam a tecnologia das blockchains e das criptomoedas dentro de seus universos.

Os jogos cripto podem conter os seus próprios tokens (criptomoedas) ou podem utilizar moedas que já são conhecidas, como o Bitcoin em forma de Satoshi, a menor porção deste dinheiro.

Ao jogar, você pode usar sua renda para comprar ativos dentro do universo da game e seus lucros podem ser revertidos para o “mundo real”.

Metaverso

Por último, mas não menos importante, a tecnologia cripto fez com que a ideia de metaverso, ou seja, um “universo virtual” fosse cada vez mais plausível.

Basicamente, o metaverso seria um lugar onde pessoas do mundo todo poderiam se conectar. Neste ambiente virtual, existem suas próprias moedas (criptomoedas), obras de arte, terrenos e objetos.

Para se aproximar ainda mais desse conceito, a empresa Facebook mudou, em 2021, seu nome para “Meta”. Isso mostra que, cada vez mais, o mundo que existia apenas em filmes de ficção científica está prestes a se tornar real!

Este artigo foi escrito pela Bitso, exchange internacional de criptomoedas na qual você pode comprar, guardar e vender os seus criptoativos.


Comentários