Publicação

Veja como organizar as finanças de forma simples

foto de
Mídias Sociais

Planejamento financeiro é o caminho mais simples para conseguir organizar as finanças. Muitas pessoas sofrem por não conseguirem ficar em paz no setor financeiro.

A organização das finanças está diretamente ligada à qualidade de vida, apesar disso em pesquisa realizada pelo SPC detectou que entre os consumidores médios que em cada 10 entrevistados 8 não sabia de organização financeira.

Portanto pode se ver que a dúvida sobre como organizar as finanças é muito comum e por isso existem problemas relacionados à vida financeira.

O fato de não saber fazer um planejamento financeiro pessoal leva a gastar mais do que recebe, e depois entra num círculo de dívidas.

Os números são assustadores, cerca de 62 milhões de brasileiros estão com suas rendas completamente comprometidas, aponta o Serasa.

Se o receio do endividamento assusta, queremos neste artigo abordar o tema da organização financeira, fique conosco até o fim.

Finanças pessoais: por onde começar

Não existe uma técnica milenar para um bom planejamento financeiro sem conhecer primeiro o que se tem para administrar, e essa é a realidade das finanças pessoais.

Conheça sua vida financeira

A forma de conhecer a sua vida financeira e listar todos seus movimentos de entradas e saídas, a isso se chama de planejamento financeiro pessoal.

Nesse momento você vai ver de frente sua realidade e verá que nem todos os gastos são realmente necessários.

Se o objetivo é organizar as finanças, então terão situações a serem organizadas, como cortes e adequações, desde que possa acertar as finanças em crise.

Comece pelo básico

Se você nunca passou por essa experiência, aconselho que comece sua relação por aquilo que é básico.

Chama-se de básico as coisas que são essenciais para a manutenção da vida, são os gastos básicos que sem esses compromissos sua família ficará prejudicada.

Exemplo de contas básicas podem ser: alimentação, aluguel, contas de energia, água e gás. Perceba que aqui tem um exemplo de coisas básicas à vida, e que sem elas não pode haver estrutura familiar.

Possui dívidas? Negocie e defina limites

Se no seu planejamento financeiro foi detectado dívidas, então é bom mensurar o limite de dívidas que não ameace a paz de seu orçamento.

Os especialistas advertem que as dívidas não devem ultrapassar 30% do salário, mas aqui falamos fora os gastos básicos.

Se na sua análise suas dívidas estiverem maiores do que esse recomenda, o aconselhável é negociar.

Negociar dívidas é melhor opção que não pagar, as negociações ajudam a ter um alívio nas contas.

Saiba como aproveitar o cartão de crédito

O cartão de crédito pode ser um grande aliado quando usado da melhor maneira, uma vez que oferece diversos benefícios, como programas de milhas e cashback.

Sendo assim, a melhor forma de usá-lo é aquela que você tem controle ou noção do valor da fatura, se você se espanta todo mês quando abre a fatura, creia precisa ajustar.

A maioria das vezes o cartão é usado para se comprar em prestações, mas aqui se deve ter 2 cuidados:

Não deixar acumular prestações a ponto de comprometer toda a sua receita.

Usar de forma inteligente o cartão é por exemplo só parcelar quando não envolve juros, mas sempre com cuidado

Se você consegue pagar 100% de sua fatura no fim do mês, o uso do cartão pode até render um cashback, portanto esse mecanismo será o que for feito dele.

Se prepare para grandes aquisições

Aquisições sempre estão presentes em nossas vidas, mas é bom ter um preparo para aquelas compras de alto valor.

Além disso, temos aqui um ponto bem importante, todo planejamento financeiro deve ter espaço para uma reserva financeira, afinal ela é o caminho para realizar seus grandes sonhos, principalmente sonhos grandes.

Uma outra alternativa para grandes aquisições é o crédito, você pode abrir espaço em seu orçamento para absorver a prestação mensal. A busca do crédito atende principalmente quando você tem uma necessidade urgente.

Pense também no longo prazo

Você deve também fazer planos a longo prazo, e isso requer um projeto, existem vários modelos na internet.

O plano a longo prazo vai lhe levar para a realidade que investimentos de longa duração rendem melhor dividendo.

Um exemplo pode ser um investimento voltado para aposentadoria principal ou complementar, já que o plano de aposentadoria pública cada vez fica mais complicado e distante.

O importante é começar

Mesmo que precise organizar as finanças na crise, o importante mesmo é começar.

Todo começo parece mais difícil do que realmente é, mas quando for desanimador projeto os resultados, e assim foque no objetivo.

Como não faz parte de sua rotina, comece aos poucos, mas comece, quando se trata de reserva financeira sempre haverá um resultado positivo.

Use a tecnologia como aliada

A tecnologia sempre trabalha para ser útil às pessoas em suas inúmeras necessidades, então na vida financeira não pode ser diferente.

Hoje existem vários mecanismos tecnológicos que podem ajudar na organização financeira, seu planejamento financeiro pode ter vantagens que outro meio não oferece, afinal a tecnologia que lhe proporcionar, confira a seguir:

Agilidade nos processos;

Facilidade no acesso;

Planejamento eficiente;

Controle de pagamento;

Segurança nas informações;

Redução de erros.

Você pode contar com diversos tipos de planilhas, mas no momento os mais usados são os aplicativos para aparelhos móveis, como viu acima todos esses benefícios na palma da mão.

Considerações finais

Aqui você viu dicas que vão ajudar no seu planejamento financeiro, viu que a organização das finanças é essencial para uma qualidade de vida. Viu também que é possível começar uma reserva, e mesmo que não tenha essa prática.


Comentários