Publicação

5 Inovações tecnológicas para colocar em prática em 2022 nas empresas

foto de
Mídias Sociais CONTEÚDO EM DESTAQUE

Se você quer modernizar o seu negócio, precisa conhecer algumas inovações tecnológicas para colocar em prática em 2022 nas empresas. Afinal de contas, vivemos em um período em que a tecnologia avança muito rapidamente e há muito o que aproveitar em termos de soluções e recursos para negócios de todos os tipos, segmentos e tamanhos. Basta saber onde procurar e como colocar em prática.

Hoje em dia, o mercado brasileiro é extremamente hostil para empreendedores. É muito difícil crescer aqui: não é à toa que 99% das empresas no Brasil são de micro ou pequeno porte. Além disso, 60% delas deixam de existir em apenas 5 anos de atividade. É uma "zona da morte" muito intensa e que faz com que muitas boas empresas não consigam se desenvolver.

Para superar esse obstáculo, é importante conhecer as principais inovações tecnológicas para colocar em prática em 2022 nas empresas. Quer saber quais são? Então siga a leitura do artigo abaixo com atenção!

5 inovações tecnológicas para colocar em prática em 2022 nas empresas

1. Big Data

O uso de Big Data em empresas é algo que as maiores marcas do mundo já fazem e a sua empresa não pode ficar de fora. O Big Data é, explicando de forma superficial, o uso de informações em larga escala para orientar o processo de tomada de decisões (ou, como se convencionou dizer, a “tecnologia de decisões”). Hoje em dia, até calculadora valuation usa Big Data.

Algumas empresas são capazes de gerar dados por conta própria para usar Big Data. Por exemplo, o Facebook gera informação o suficiente para isso. Alguns portais de imprensa também.

No entanto, a vasta maioria das empresas não é capaz de gerar tantos dados assim. Nesse caso, é importante contratar os dados (ou os insights) de quem tem. Isso inclui o Facebook, o Google e empresas que oferecem esses serviços.

2. Videoconferência

A pandemia do novo coronavírus ainda não acabou. Pelo contrário: em 2022 tivemos o pico de número de casos em todo o mundo. Ainda bem que as vacinas garantiram que o número de mortos não subiu na mesma proporção.

Isso significa que, na prática, o sistema de trabalho via Home Office segue como requisito básico para empresas de todos os tipos e tamanhos. Afinal, essa ainda é a maneira mais segura e prática para trabalhar.

Além da pandemia, a tecnologia de Videoconferência que permite o Home Office também tem uma série de vantagens para empresas. Afinal, é possível contratar profissionais de todos os locais e juntar uma equipe extremamente talentosa, independentemente de onde você estiver. Por exemplo, não é porque a sua empresa é de Rondônia, que não pode atender clientes de São Paulo e ter funcionários espalhados pelos 4 cantos do Brasil.

3. Contabilidade digital

Sua empresa já conta com o uso de Contabilidade Digital? Se não, saiba que você pode estar perdendo dinheiro e agilidade nas suas contas e tributos.

A Contabilidade Digital é um estilo de contabilidade que usa tecnologia avançada para otimizar e agilizar o trabalho contábil de uma empresa. Quando falamos d tecnologia avançada, não é apenas da Internet, mas de Machine Learning, Inteligência Artificial e algoritmos específicos.

Além disso, a Contabilidade Digital é um modelo de negócios mais avançado e amigável à empresa do que antes. Com ela, os contadores têm acesso mais rápido e de maneira mais fácil aos recursos e documentos que precisam.

Isso libera a empresa (e o empreendedor) de muito trabalho, o que agiliza ainda mais o funcionamento do negócio.

4. BPO Financeiro

Assim como a área contábil é transformada pela tecnologia da Contabilidade Digital, a área financeira é revolucionada pelo BPO Financeiro.

Explicando de forma simples, o BPO Financeiro é a “terceirização” da área financeira da sua empresa. Além disso, é o uso de tecnologia avançada para otimizar o trabalho, corrigir erros e garantir uma gestão impecável.

Por isso, muitos negócios pequenos podem usar o BPO Financeiro para competir de igual para igual com empresas muito maiores e com muito mais colaboradores.

5. Sistemas Autônomos

Por fim, o uso de sistemas autônomos é uma das grandes tendências de 2022 em termos de tecnologia. Esses sistemas automatizam o trabalho realizado nas empresas e cortam tempo e gastos, de modo a garantir maior competitividade e uma maior margem de lucro para todas as empresas. É claro que nem todo negócio consegue usá-los, mas é possível sim colocá-los em prática.

Pronto! Essas são as principais inovações tecnológicas para colocar em prática em 2022 nas empresas. Algumas delas, você já deve ter ouvido falar, mas saiba que uma empresa que usa todas elas ainda é algo muito raro. Por isso, é importante conhecê-las e saber como aplicá-las para ter cada vez mais vantagem sobre os seus concorrentes e conseguir resultados melhores.

Gostou do conteúdo? Então comente abaixo dizendo quais são as inovações tecnológicas para colocar em prática em 2022 nas empresas que você usará neste ano no seu negócio!


Comentários