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Como Encontrar seu Público Alvo | 7 Maneiras Fáceis

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Adriano Luz

Encontrar seu público alvo e entender como você pode ajudá-lo é a chave para publicar conteúdo que resolva os problemas de pessoas reais.

Aprender sobre como encontrar seu público, evitará que você gaste seu tempo fazendo postagens de blog para quem não deseja ler e além disso você saberá quais tópicos serão mais populares ao longo do tempo.

A maioria dos novos blogueiros passam por uma grande dificuldade para saber quem é seu público alvo. Devo escrever para quem? Qual conteúdo eles têm interesse? Como atrair seu público alvo? Pensando nisso, criamos esse post e ao final você conseguirá saber onde encontrar seu público alvo e conhecer a necessidade deles.

7 Passos para encontrar seu público alvo

Até aqui creio que você percebeu como é importante escrever conteúdo de valor. Então, nos próximos tópicos veremos passos fundamentais para você encontrar seu público alvo.

Existem os mais diversos tipos de público alvo, por isso tem conteúdo na internet para vários tipos de público como por exemplo para ciclistas, dicas de beleza para mulheres, sobre carros, marketing digital e tantos outros.

Então, vamos falar como você pode encontrar seu público alvo.

1 Encontre seu público alvo nas redes sociais

Em todo o mundo os usuários da internet gastam cerca de 144 minutos diariamente nas redes sociais. Esse tempo que as pessoas passam nas mídias sociais aumentou ainda mais devido a pandemia da COVID 19. E isso faz das mídias sociais uma excelente ferramenta para encontrar seu público alvo e para você descobrir o que as pessoas pensam e pelo que elas se interessam.

Os empreendedores digitais devem usar as plataformas de mídia social para encontrar e conhecer mais sobre seu público alvo. Por isso, vejamos as principais mídias sociais.

Facebook

Existem muitas formas de conhecer seu público através do Facebook. Nele você pode participar de grupos, páginas e criar seu próprio feed.

Se você já usa o Facebook você deve ter percebido que ele é uma mídia social onde os usuários gostam de expor suas opiniões. Por isso, você pode usar seu feed para aprender sobre os interesses, gostos, desgostos e opiniões das pessoas.

Essas informações podem ser valiosas para você criar conteúdo de blog, fazer anúncios e etc.

Pinterest

O Pinterest é diferente do Facebook, mas nele você também consegue obter algumas informações valiosas sobre seu público alvo.

No Pinterest também é possível fazer pesquisas de palavras-chave, por isso uma maneira de descobrir os interesses do seu público. Então, para começar você deve pesquisar pela palavra-chave principal do seu nicho, assim aparecerá os principais resultados. Por isso, agora a coisa fica mais interessante, você consegue ver uma lista clicável de palavras e você consegue restringir ainda mais sua pesquisa.

Nessa plataforma você pode ver quantos seguidores o pinner do seu nicho tem, seguir eles e analisar quais publicações tem mais envolvimento do público.

Instagram

No Instagram usamos as hashtags para encontrar seu público alvo e também ter ideias de conteúdo.

Comece a seguir os principais influenciadores do seu nicho e veja o tipo de conteúdo que eles costumam publicar e como o público se envolve com essas postagens. Veja as dúvidas e respostas do influenciador.

Twitter

Essa é uma mídia social bastante favorita e você pode usá-la para saber mais sobre seu público alvo. Para isso existem três maneiras:

  • Hashtags do Twitter
  • Listas do Twitter
  • Através de influenciadores do Twitter

2 Encontre seu público alvo através dos fóruns de discussão online

Com tantas mídias sociais as vezes acabamos esquecendo que ainda existem fóruns de discussão online, para a grande maioria dos nichos. Nesses fóruns você consegue coletar ideias e discutir tópicos relevantes.

Com uma simples pesquisa no Google você encontra fóruns do seu nicho. Para isso, você pode por exemplo pesquisar assim, “fóruns de empreendedorismo”.

Fique atento e veja se o fórum é atual e tem sido usado ativamente.

Depois de verificar, comece a ler sobre o que as pessoas perguntam e identifique problemas comuns.

Com essas informações você conhecerá seu público alvo e saberá como você pode ajudá-los.

3 Pesquise seu público alvo através das ferramentas do Google

No Google pesquise por palavras que tenham haver com seu nicho, mesmo aquelas mais óbvias, pois fazendo essa pesquisa você vai encontrar maneiras de falar e produzir conteúdo.

Clique nos resultados de sua pesquisa e faça uma análise completa, inclusive lendo o que diz nos comentários.

Apesar de exigir um pouco de tempo vale a pena, pois você conseguirá:

  • Ter uma ideia clara de tópicos em alta;
  • Encontrar sites de seus principais concorrentes;
  • Observar a classificação dos posts populares;
  • Ver os títulos com melhor desempenho e o que os usuários dizem.

4 Observe a concorrência

Saiba mais sobre seu público alvo através de outros blogueiros, influenciadores e marcas do seu nicho. Pode começar vendo no resultado de sua pesquisa no Google as páginas com melhor classificação para algumas de suas principais palavras-chave.

Saber sobre o que os outros blogueiros do seu nicho estão escrevendo, te dará uma boa ideia de conteúdo que está em alta. Principalmente se você está olhando um blogueiro que é referência.

Ao analisar um blog veja as postagens que recebem mais atenção e descubra o porquê de serem mais atraentes.

5 Veja os comentários em blogs concorrentes

Quando estiver vendo blogs de seus concorrentes, você pode encontrar seu público alvo através da seção de comentários de artigos.

Alguns blogueiros às vezes não respondem os comentários e você pode aproveitar para responder. A partir desses comentários você aprende não apenas sobre quem está postando, mas também descobre os assuntos que eles estão interessados em saber mais.

Dessas avaliações você pode encontrar respostas para perguntas como:

  • Qual informação seu concorrente não forneceu?
  • Descobrir a maior dúvida desse público?
  • Conhecer a demografia dos usuários que estão comentando.
  • Saber as principais dores?

Fazer essa análise dos comentários realmente trás ótimos resultados.

6 Escreva resposta no Quora

No Quora você consegue encontrar seu público alvo e interagir com eles.

Se você não conhece o Quora é um fórum online onde os usuários fazem perguntas sobre diversos assuntos. Por isso, ele é um ótimo lugar para encontrar seu público alvo e assim conhecê-lo de forma mais profunda, pois lá você encontra perguntas e respostas relevantes.

Então, se você ainda não usa o Quora, cogite a ideia de começar a usar, pois ele é uma fonte valiosa de informações importantes.

7 Assista vídeos do YouTube e ouça podcasts

Vídeos do Youtube e os podcasts também são ótimas formas de encontrar e aprender mais sobre seu público alvo.

O YouTube está em segundo lugar, sendo um dos maiores mecanismos de pesquisa do mundo. Então podemos afirmar que ele é uma excelente plataforma para encontrar seu público alvo.

Veja os canais mais relevantes do seu nicho e faça uma análise do conteúdo, títulos e comentários. Veja quais as dúvidas do seu público e use isso para conhecê-los melhor.

Além desses passos, você ainda pode conversar pessoalmente com pessoas interessadas em seu nicho, pois isso esclarecerá mais ainda suas dúvidas sobre quem é seu público alvo.


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