Publicação

Como melhorar seu currículo e ter mais chances no mercado de trabalho!

foto de
Adriano Luz

Constantemente as pessoas pesquisam na internet sobre como melhorar seu currículo. Mas mesmo que não haja uma fórmula mágica para isso, podemos citar algumas regras básicas que vão aumentar as chances de você ser contratado por uma empresa.

Todavia, lembre-se que é importante manter-se ativo e atualizado, com cursos e workshops. Pois, assim como você, há um sem-número de pessoas querendo a mesma coisa e, para entender melhor, continue com a gente!

Principais dicas de como melhorar seu currículo

Chegou o momento mais aguardado. Por isso, pegue um caderno e uma caneta e faça as anotações que achar pertinente. Não tem os objetos? Salve tudo no celular e pronto! O importante é frisar os pontos fundamentais!

Facilite o entendimento de seu histórico

Isso é algo primordial na avaliação dos gerentes de contratação e de Recursos Humanos, já que o formato cronológico em que seu histórico se apresenta, deve estar em uma linha do tempo facilmente compreensível.

Tente não usar aquele formato de currículo mais funcional, já que especialistas o criticam, pois, embora apresente suas habilidades e competências, não se concentra em sua carreira.

Isso só é recomendado quando os candidatos têm períodos muito grandes de hiato. Em suma, se o seu objetivo é a melhoria do currículo, escolha um estilo mais 'vendável'. Ou seja, facilite a compreensão de sua trajetória profissional e te coloque um passo à frente da concorrência.

Sabia que você pode conferir notícias, dicas, e tutorias no site Telenoticias, lá te informamos os tópicos em alta no Brasil.

Otimize-o com palavras-chave

Ao mesmo tempo, otimize as palavras-chave. Certifique-se de que os termos apropriados estejam nos lugares certos. Não tem certeza de que devem ser incluídas? Crie uma lista de palavras a partir de uma descrição de trabalho e, depois disso, use as mais frequentes para maximizar as chances de ser encontrado.

Pense nas otimizações para os sites nos mecanismos de busca, a dinâmica é semelhante. Pode até achar um tanto difícil, mas com o tempo e a prática, tudo irá ficar dinâmico e natural.

Releia e edite. Assim, entenderá como melhorar seu currículo

Seu currículo precisa estar perfeito. Por outro lado, se houverem erros de digitação ou de concordância, transmitirá uma mensagem diferente da que deseja. Falta de atenção aos detalhes fará com que perca uma vaga. Tenha seu currículo lido, editado e revisado por alguém que não seja você.

Os profissionais de RH são pessoas treinadas, sendo assim, verão qualquer equívoco, por menor que seja! Outro fator que poderá fazer com que perca um processo seletivo.

Destaque suas maiores realizações profissionais

Dentro de um currículo, o profissional precisa se vender. Ali, deverá destacar suas realizações profissionais para que tenha um diferencial e ir além do óbvio, já que não basta apenas escreva sobre o que fazia no último emprego.

Ninguém quer pegar um currículo que tenha uma lista de deveres do trabalho. Se precisa melhorar seu documento elimine o termo "responsável por", elas são determinações comuns de qualquer trabalho e não se vendem.

Em contrapartida, concentre-se nos resultados positivos, isso fará toda a diferença.

Elimine a desordem

Pense numa casa e perceba que, quanto mais limpa e organizada, melhor! Deletar coisas que ocupam espaço desnecessário no currículo também é primordial. Exemplos disso são: fontes fora do padrão, informações que não fazem sentido etc. Assim, tudo fica conciso e direto ao ponto.

Tenha equilíbrio

Insira, no máximo, 15 ou 20 anos de experiência. Mas tudo irá depender da quantidade de informações, pois, embora o cargo que ocupou no início dos anos 90 tenha sido importante, será que é tão relevante para o emprego que está se candidatando agora?

Além disso, não há razão para incluir todos os empregos que já teve. Um currículo é um documento promocional e é válido que tenha apenas experiências relacionáveis com o que pretende. Com o tempo escasso como o nosso, nenhum gestor terá tempo (ou paciência) para ler 5 páginas.

Exclua o objetivo e esteja um passo a frente de melhorar seu currículo

Sabe aquele campo 'objetivo'? É ultrapassado e irrelevante, por isso, em seu lugar, insira um resumo pessoal. Muitos consideram esta substituição bastante natural dentro deste segmento datado.

Faça uma varredura do que é mais usual, esta é apenas uma das variáveis que se modificaram ao longo dos anos.

Conheça a empresa

Todo o processo na busca por um emprego tem pouco a ver com o candidato e mais sobre a empresa e as necessidades que aquele gerente tem no momento. Crie seu currículo para o seu público que, obviamente, são os recrutadores e a equipe de RH. E então, certifique-se de se concentrar nos problemas de negócios que eles possam ter e avalie como você se encaixaria para ser a solução.

Depois destas dicas, está mais fácil responder à dúvida sobre como melhorar seu currículo?

Espero que tenhamos tem ajudado, na sua jornada em busca de qualificação para o mercado de trabalho.

Enfim, boa sorte!


Comentários