Publicação

E-commerce se firma como setor lucrativo para 2022

foto de
Adriano Luz

Empreendedorismo digital aparece como um negócio rentável em áreas de moda íntima, alimentação saudável e cosméticos naturais.

Segundo um levantamento realizado pelo Sebrae a partir dos dados da Receita Federal, houve um recorde na quantidade de pequenos negócios abertos no Brasil em 2021. A pesquisa constatou que foram mais de 3,9 milhões de novos empreendimentos, o que representa um aumento de 19,8% em relação a 2020.

Os dados divulgados ajudam a traçar um panorama positivo para quem deseja se tornar empreendedor em 2022, principalmente aos que pretendem usar a internet como veículo de vendas.

O e-commerce brasileiro cresceu 20,56% apenas em janeiro de 2022, em comparação ao mesmo período do ano passado. Os números são do indicador MCC-ENET, uma parceria entre a Companhia Compre & Confie e a Câmara Brasileira da Economia Digital.

Seja para quem busca uma renda extra no final do mês, mais autonomia no trabalho ou até mesmo o início de um sonho, abrir um negócio online pode ser uma boa ideia para 2022. Algumas áreas apresentam destaque e podem indicar um caminho mais lucrativo para quem está iniciando no empreendedorismo.

Moda íntima

O mercado de moda íntima é uma das principais apostas para o comércio online no ano de 2022. Por serem peças usadas diariamente pelas mulheres, as lingeries tornaram-se itens essenciais no vestuário e garantem alta procura pelas consumidoras, independente da época do ano.

Quem deseja se aventurar nesse setor pode apostar na lingerie para revenda, uma alternativa prática e rentável para o empreendedor. De modo geral, esse mercado é constituído por sutiãs, calcinhas, bodies e itens da linha noite como camisolas e baby dolls.

Diante da necessidade dos produtos desse mercado, o segredo para se destacar entre os demais é apostar em inovação. Investir em peças especializadas, de qualidade e com foco nas últimas tendências do setor de moda íntima pode atrair os clientes e consolidar a marca entre a concorrência.

Alimentação saudável

A temática do bem-estar e da saúde nunca estiveram tão em alta quanto agora. Depois de viver dois anos reclusos por conta da pandemia do novo coronavírus, muitos brasileiros estão buscando alternativas para uma vida mais saudável.

De acordo com o estudo Consumer Insights realizado pela Kantar, no segundo trimestre de 2021, a busca por alimentos nutritivos e saudáveis voltou a ganhar relevância no Brasil, especialmente nas horas do lanche. Dessa forma, apostar em empreendimentos voltados para alimentação saudável pode ser uma boa pedida para 2022.

Estar presente na internet é algo essencial para quem aposta nesse setor, uma vez que grande parte do público que procura por esses produtos está nas redes sociais. É possível investir em marmitas fitness congeladas, lanches nutritivos ou outras ideias que ofereçam uma alimentação balanceada com entrega por meio de aplicativos de delivery, por exemplo.

Cosméticos naturais

Indo na mesma linha do mercado alimentício saudável, estão os cosméticos naturais. Os consumidores vêm apresentando cada vez mais preocupação com a procedência dos produtos utilizados no dia a dia. A consultoria Grand View Research prevê que o mercado global de cosméticos naturais atingirá US$ 48 bilhões em faturamento em 2025.

Investir nos negócios que visam substituir químicos e derivados de petróleo em produtos como xampus, sabonetes e maquiagens, por matérias-primas naturais pode ser uma boa saída para um empreendimento rentável em 2022.

Mercado pet

Outro setor que apresenta bom resultado por conta da pandemia do novo coronavírus é o mercado pet. ONGs e protetores de animais afirmam que a procura por adoção de cães e gatos teve um aumento de 50% no período da quarentena.

Muitos tutores de animais investem frequentemente em itens como camas, roupas, acessórios, petiscos e comida, a fim de agradar seus companheiros. Além disso, há também a possibilidade de apostar em atividades como banho e tosa e creches voltadas para os animais. São diversas opções relacionadas ao mercado pet com potencial para se tornarem negócios lucrativos.


Comentários