Publicação

Está pensando em abrir uma empresa? Veja aqui alguns cuidados

foto de
Mídias Sociais

Cansou de sonhar, quer arregaçar as mangas e montar seu próprio negócio? Mas, antes de prosseguir, preste atenção nesses cuidados que podem fazer toda a diferença para o sucesso de seu negócio.

Antes de tudo, vale saber que, só no ano de 2021, abriram quase 250 mil novas empresas só no setor de serviços, no Brasil. Ou seja, a concorrência é alta, o que exige muito mais atenção a cada passo, antes mesmo de abrir seu negócio, para que não acabe tendo que fechar as portas por erros básicos.

Pensando nisso, resolvemos mostrar aqui, de uma forma bem resumida, o que é preciso considerar antes de abrir a sua empresa, os principais cuidados que deve ter para que conquistar um negócio de sucesso.

Analise muito bem o mercado

Ok, você deseja trabalhar em uma determinada área, mas será que existe espaço para a sua atuação no mercado.

Por isso, pesquise muito, levante todos os dados possíveis sobre esse ramo de atuação e procure conhecer os concorrentes, assim como, os diferenciais que oferecem.

Identifique as necessidades dos consumidores e, por fim, avalie se esse nicho tem potencial de mercado.

Capacite-se profissionalmente

A concorrência é alta, portanto, não basta apenas gostar do que faz, é preciso oferecer algum diferencial, por isso, vale investir em conhecimentos avançados, seja através de cursos de atualização ou muita leitura sobre os assuntos referentes à área, se aprofundando, ao máximo, sobre tudo que é novidade no setor, até lá fora.

No mais, estar bem capacitado é fundamental, até para garantir que alguma eventualidade não acabe inviabilizando o seu trabalho.

Aposte em networking

As parecerias vêm se mostrando essenciais, principalmente, no início de um empreendimento, podendo acelerar o crescimento da empresa e agregar valor ao seu serviço.

Assim, quem pretende abrir uma oficina mecânica em Duque de Caxias, se aliar ao serviço de proteção veicular duque de caxias, por exemplo, seria uma ótima forma de começar com o pé direito.

Faça um bom planejamento

O sucesso de tudo passa por um bom planejamento, desde uma simples viagem, até e, principalmente, um negócio. É preciso fazer um plano de negócios, justamente, para lhe ajudar a analisar os prós e de contras que envolvem a sua atividade profissional, e a

ter uma visão mais completa e assertiva de como a sua empresa vai entrar no mercado de trabalho.

Tenha uma reserva financeira

Quem abre um negócio já deve estar preparado para não ter lucros nos primeiros meses. Se isso acontecer, ótimo, mas não deve se contar com isso. Por isso, é tão importante ter uma reserva financeira, que seja capaz de sustentar você e o seu negócio por um período, evitando ter que entrar em dívidas.

Decida o regime tributário melhor para você

Existem 3 regimes tributários no país: Lucro Presumido; Lucro Real e o Simples Nacional, destinado à micro e à pequena empresa.

Embora o Simples, geralmente, seja o mais indicado para novos negócios, pois simplifica a burocracia e unifica os impostos em um só, a dica é analisar com muito cuidado se sua empresa se enquadra nesse sistema de tributação. Um simples erro nessa escolha pode gerar problemas, como um gasto desnecessário no pagamento de determinado imposto.

A dica, portanto, é contratar um contador ou um escritório de contabilidade para resolver esse tipo de problema.

Providencie toda a documentação

Sem dúvida, essa parte burocrática, jurídica do processo é muito chata, mas pior ainda é qualquer atraso no envio de documentação que, acredite, pode gerar punições do governo. Por isso, é importante cuidar que o negócio siga funcionando legalmente, com toda a documentação em dia.

Isso sem falar nos benefícios para quem mantém a documentação em dia, desde financiamentos bancários, parcelamento de novas mercadorias, entre outros.

Assim, não se descuide, esteja em dia com o CNPJ, Contrato Social, Registro na Junta Comercial, Inscrição estadual, Alvará da Prefeitura e, claro, esteja sempre de acordo com as exigências da Vigilância Sanitária e as normas de segurança do Corpo de Bombeiros.

E é isso, são cuidados simples mas que, se subestimados, sem dúvida, podem trazer aborrecimentos e muita dor de cabeça. Certamente, não quer começar um negócio assim, não é mesmo? Então, aproveite nossas dicas e... sucesso!


Comentários