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Gestão de vendas: 4 estratégias e softwares para melhorar e controlar os processos de venda

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Adriano Luz

Gestão de vendas: 4 estratégias e softwares para melhorar e controlar os processos de venda

Uma boa gestão de vendas é essencial para garantir que sua empresa continue fechando negócios e também para atingir metas maiores.

Sem uma boa gestão de vendas, podemos deixar de bater metas por não identificarmos problemas em nosso planejamento, o que cria um gargalo nas vendas e pode levar a empresa à estagnação.

O que é a gestão de vendas?

Uma gestão de vendas eficiente engloba o planejamento das suas operações comerciais, as estratégias e a análise do que foi vendido, extraindo valor dos dados gerados e transformando-os em novas táticas, criadas para trazer cada vez mais resultados.

Não adianta apenas montar uma operação e estruturar uma estratégia. É importante analisá-las durante toda a vida da empresa, buscando identificar quais pontos podem ser melhorados, realizando feedbacks aos colaboradores e reestruturando a operação.

Toda a empresa é beneficiada de uma maneira geral pela correta gestão de vendas, ao passo em que melhora resultados.

Uma boa gestão de vendas também tem o potencial de melhorar seu relacionamento com o cliente, gerando benefícios para ele.

De maneira mais específica, seus colaboradores também saem ganhando com uma boa gestão, ao passo em que os resultados de seu trabalho são melhorados e as metas são atingidas, a autoestima e o engajamento dos funcionários também melhoram.

Estratégias e softwares para melhorar sua gestão de vendas

Existem muitos tipos de estratégias e softwares para auxiliar sua gestão, como plug-ins e ferramentas crm, a seguir vamos conferir algumas:

1. Planeje sua gestão

O planejamento é o primeiro passo para alcançar melhores resultados.

Conheça bem o público-alvo e o produto que você vende. Isso deve te acompanhar durante toda a vida da empresa.

Crie estratégias de vendas e treine sua equipe para implementá-las com sucesso.

2. Softwares de análise de dados

Extrair valor dos dados gerados durante a operação de sua empresa é essencial para melhorar a gestão de vendas, assim atingindo resultados cada vez mais ambiciosos.

Existem diversos tipos diferentes de softwares que exercem essa função e, até mesmo, algumas linguagens de programação também podem ser utilizadas para manusear grande volume de dados.

Essa tarefa costuma exigir um certo conhecimento técnico em estatística e no próprio software utilizado. Por isso pode ser uma boa realizar cursos, ou até mesmo contratar um profissional qualificado.

3. Plugins

Busque por plugins que funcionem em seu provedor de e-mail ou no navegador.

Existem algumas ferramentas desse tipo que são capazes de alertar quando alguém abre um e-mail enviado por você, isso é chamado de tracking.

Também é possível agendar o envio de e-mails e alguns são capazes de revelar as redes sociais ligadas ao endereço de seus clientes, possibilitando conhecê-los melhor, melhorando o relacionamento.

4. Ferramentas CRM

Hoje existem diversos sistemas de crm gratuitos disponíveis no mercado. CRM é a sigla para Customer Relationship Management, termo que pode ser traduzido como Gerenciamento do Relacionamento com o Cliente.

Com eles é possível gerenciar todos os pontos de contato de sua empresa, desde o relacionamento com o cliente passando por funcionários e colaboradores e até com fornecedores.

Realizar o controle de leads também fica mais fácil através da automação e personalização do envio de publicidade para perfis, dos quais criados usando essas ferramentas.

Existem CRMs que são baixados em uma máquina específica e rodam a partir dela, porém há empresas que fornecem esse software como um serviço.

SaaS é a sigla para Software as a Service, os sistemas CRM SaaS funcionam a partir do navegador, sem precisar instalar programas adicionais e podem ser utilizados de qualquer lugar e de qualquer dispositivo.

Geralmente nesses sistemas crm preço pode variar bastante, e um pacote anual costuma precisar de contratação.

Pesquise as ferramentas disponíveis no mercado, pois elas variam bastante em suas capacidades e ferramentas internas. Aqui vai algumas vantagens dessas ferramentas:

  • Criar perfis dos clientes e lead;
  • Gerenciar esses leads;
  • Automatizar o envio de publicidade;
  • Gerar relatórios com os dados adquiridos;
  • Concentrar a gestão na palma da mão;
  • Existem sistemas crm online free.

Com essas dicas, a gestão de vendas se tornará uma tarefa muito mais simples, economizando tempo e dinheiro que podem ser investidos em outras áreas e inovações, impulsionando seu desempenho em um mercado cada vez mais competitivo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.


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