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Marketing de conteúdo: 8 erros para não cometer

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O marketing de conteúdo, ou marketing de conteúdo em português, é uma noção onipresente nas estratégias digitais. Graças a este dispositivo, é possível aumentar consideravelmente a visibilidade da sua empresa na Internet. Por isso, é fundamental incluí-lo em suas diversas estratégias.

No entanto, vemos que muitos erros ou equívocos são cometidos no marketing de conteúdo. Para ajudá-lo a parar de fazer isso, aqui estão 8 erros a serem evitados quando se trata de marketing de conteúdo.

Marketing de conteúdo: o que é?

Antes mesmo de olhar para os erros que são comumente encontrados no marketing de conteúdo, é fundamental entender o que é. Este termo será usado para definir as diferentes práticas destinadas a fornecer aos internautas conteúdos úteis e divertidos.

Para as empresas, o marketing de conteúdo permite, em particular, fazer a ligação com os produtos ou serviços que oferecem e aumentar a sua visibilidade. Ao contrário do que se possa pensar, o marketing de conteúdo não é um conceito recente.

De fato, esse tipo de estratégia já era praticado antes mesmo da popularização da internet, principalmente com livros de marca ou mesmo revistas de consumo .. Atualmente, diante da onipresença da web, a distribuição de conteúdo foi consideravelmente facilitada. Além disso, não é incomum encontrar o termo “choque de conteúdo” para definir essa nova onda de estratégia de marketing, que não para de crescer.

Marketing de conteúdo: quais são os erros a não cometer?

Quando olhamos mais de perto a infinidade de estratégias de marketing de conteúdo que estão surgindo na internet, vemos que certos erros aparecem repetidamente. Para ajudá-lo a não cometer erros, aqui está uma pequena seleção dos erros que encontramos com mais frequência.

1 – Conteúdo publicado sem uma estratégia real

Publicar conteúdo é uma coisa, mas deve responder a uma estratégia real implementada a montante. Antes mesmo de olhar para a escrita, é fundamental definir vários pontos. Concretamente, cada conteúdo que você publica deve atender a uma necessidade e a um objetivo que você definiu de antemão. Na verdade, não oferecemos o mesmo tipo de conteúdo para promover um de nossos produtos como para destacar sua imagem de marca.

2 – Esquecer de levar em conta seu alvo

Assim como em suas outras estratégias, você também terá que olhar um pouco mais de perto para o seu alvo e, mais especificamente, para as coisas que o interessam. Escrever um artigo que não interessará ao público que você deseja alcançar apenas desperdiçará seu tempo e energia.

Para ter uma ideia, você pode dar uma olhada nas diferentes empresas que estão alavancando o marketing de conteúdo. Quanto mais você conhece seu público-alvo, mais você poderá definir suas expectativas e, portanto, reter os internautas ao redor de sua empresa.

3 – Publique conteúdo sem uma estratégia editorial

Ao demorar-se em determinados sites de autoridade, você notará que a publicação de conteúdo responde a uma estratégia editorial real. Isso geralmente envolve postar artigos em horários específicos da semana com regularidade consistente.

Por exemplo, algumas mídias online oferecem um artigo em vários dias da semana, e isso de forma recorrente. Você não precisa publicar artigos todos os dias para ter uma estratégia de conteúdo relevante, mas certifique-se de publicá-los sempre nos mesmos horários.

Por exemplo, ao publicar um artigo toda semana, às terças-feiras, às 18h, você marcará um encontro com os internautas que terão o hábito de consultar seu site para encontrar essa nova publicação. Para ajudá-lo a criar uma agenda editorial, você encontrará várias ferramentas especialmente projetadas para esse fim. Também lhe dará tempo para se organizar para escrever.

4 – Proponha conteúdo duplicado

Conteúdo duplicado, chamado de conteúdo duplicado em português, é sem dúvida o maior erro que você pode cometer ao falar sobre marketing de conteúdo. Concretamente, é um processo de “copiar e colar” de uma escrita já presente em outro site.

Claro, é bem possível se inspirar nas fontes que você encontrará durante sua observação de informações, mas continua sendo imperativo criar conteúdo original. Se este texto não for seu, é simplesmente ilegal. Além disso, oferecer conteúdo duplicado (mesmo que venha de um de seus sites), terá um impacto considerável em sua referência natural.

De fato, os algoritmos dos mecanismos de pesquisa estão atentos ao menor conteúdo duplicado.Copyscape ou Positeo. Observe que o conteúdo duplicado também pode desacreditá-lo junto aos internautas e, portanto, impactar a imagem da sua marca.

5 – Deixe de lado a noção de SEO

Para muitos sites, o objetivo continua sendo aparecer em primeiro lugar nos motores de busca. No entanto, muitos deles ainda não incluem a noção de SEO em seu marketing de conteúdo para obter links de qualidade e natural. Se você quiser fazer parte dessa dinâmica, terá que respeitar algumas regras básicas em termos de referência natural. Na lista de pontos a trabalhar, encontramos a escolha de um título relevante, o uso de legendas, a escolha de uma meta-descrição adequada, a postagem de visuais interessantes e muitos outros.

No entanto, lembre-se de que seus artigos devem ser interessantes para SEO, mas também interessantes para seus leitores. Conteúdo que respeite todas as regras de referência natural, mas que não ofereça nenhuma informação interessante, simplesmente permanecerá inútil para sua estratégia de marketing de conteúdo. Para ajudá-lo nessa tarefa, você pode usar certas ferramentas relacionadas a SEO, por exemploYourText.Guru.

6 – Coloque a quantidade antes da qualidade

Concretamente, é inútil propor um artigo por dia ao seu público-alvo se não conseguir colocar na linha artigos que lhe interessem. Se você não tem capacidade para publicar regularmente conteúdo de qualidade, saiba que é sempre melhor oferecer publicações espaçadas no tempo para que seus artigos sejam bem vistos pelos seus leitores. Caso contrário, você corre o risco de impactar significativamente a imagem da sua marca e perder a confiança de seus clientes e prospects.

7 – Proponha uma estratégia de conteúdo monótona

Ao postar sempre nos mesmos tópicos, e sempre usando o mesmo formato, você corre o risco de perder o interesse de seus leitores. Você deve ter em mente que, dependendo da pessoa, alguns formatos são mais interessantes que outros.

Enquanto alguns preferem ver artigos “tradicionais”, outros preferem conteúdo um pouco mais interativo. Além de se adaptar às necessidades de todos, isso permitirá que você inclua sua empresa de uma perspectiva moderna e dinâmica.

Para te ajudar nessa tarefa, você pode, por exemplo, oferecer infográficos relacionados ao conteúdo que deseja destacar, desenvolver vídeos explicativos ou variar os formatos dos artigos.

8 – Não meça o desempenho do seu conteúdo

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