Publicação

O que é importante saber sobre o primeiro ano do bebê

foto de
Mídias Sociais

Bebês que foram planejados ou não são sempre uma alegria na família. Além disso, seu desenvolvimento rápido pode assustar algumas pessoas. No primeiro ano de vida, quando os pais e a família ainda estão se adequando à vida com um bebê novo em casa, há muita coisa acontecendo com o pequeno.

Ainda é necessário muito planejamento, rotina e alguns cuidados essenciais para o bebê crescer de modo saudável. Só para ter uma noção, no primeiro ano de uma de um bebê, ele desenvolve suas habilidades motoras de forma muito rápida.

Além disso, eles crescem, mudam de peso, aprendem a sustentar a cabeça, engatinhar, sentar, ficar de pé e alguns até aprendem a andar. Os pais mal tiveram tempo de aproveitar a fase antes do primeiro ano e o bebê já traz novidades.

Cada etapa de um bebê é única e todas as fases passam voando. Por isso, tome os cuidados necessários para que seu bebê tenha um crescimento saudável.

Quais são os cuidados a tomar com a saúde de um bebê de um ano?

Um dos principais cuidados com um bebê de um ano é manter a vacinação em dia. Ela é essencial para o bebê não pegar doenças e se manter saudável. Um calendário simples de vacinação tem todas as vacinas que seu bebê precisa tomar no primeiro ano de vida.

Dessa forma, ele estará protegido e imunizado contra doenças graves. Você precisa ficar atento às datas corretas para cada vacinação.

Ter as vacinas em dia é uma preocupação a menos para toda a família. No entanto, você ainda deve prestar atenção para a saúde da visão e audição. Eles são sentidos fundamentais para o aprendizado e a comunicação do bebê.

Você pode recorrer ao pediatra caso perceba alguns problemas, como a necessidade de o bebê aproximar os objetos dos olhos para enxergá-los e ficar com a testa franzida ao observar algo. Já os cuidados com a audição são a falta de reação a barulhos no local em que o bebê está, como televisão alta e também falta de fala.

Se você desconfiar que seu bebê esteja com problemas de visão ou audição, você deve marcar uma consulta com o pediatra. Além disso, as visitas ao pediatra devem ocorrer a cada três meses até o bebê completar dois anos.

O que esperar no desenvolvimento de um bebê com um ano de idade?

O primeiro ano do bebê é muito importante para seu desenvolvimento mental e emocional, além da socialização. Você deve estimular seu bebê para que ele se torne um adulto criativo e seguro de si mesmo.

Você não precisa esperar o bebê ter uma quantidade de meses para começar a estimulá-lo. Desde o primeiro dia de vida, o bebê já está recebendo estímulos quanto é tocado, ao conversar com ele e muito mais. Até os quatro meses de vida você pode aguardar os primeiros sinais de fala da criança.

Já até os seis meses você pode esperar que ele aprenderá a rolar. Aos nove meses de vida, o bebê já pode segurar objetos e passá-los de uma mão para outra. Em alguns casos, o bebê já pode sentar sozinho, engatinhar e até andar.

É fundamental conhecer cada tipo de desenvolvimento que seu bebê pode ter no primeiro ano de vida, para identificar possíveis atrasos no desenvolvimento. Em caso de dúvidas, consulte o pediatra dele.

O que fazer para deixar o bebê de um ano seguro?

Os bebês de até um ano não conhecem perigos. Por isso, nada de pesquisar na internet os termos “quanto custa arruela de inox” e comprá-las sem ter um local alto e seguro para guardar as peças.

Você precisa estar atento ao seu bebê a todo momento, para evitar quedas, ingestão de substâncias, sufocamento, afogamento ou até queimaduras. Quando o bebê ainda não se locomove, a preocupação tende a ser menor. O risco aumenta quando o bebê começa a engatinhar e depois andar.

Você pode prestar bastante atenção ao seu bebê nesse período, além de usar outras medidas de segurança como grades altas no berço, brinquedos grandes e que não sofrem o risco de quebrar, protetores de tomada, entre outros.

O desenvolvimento de cada bebê é particular. Portanto, seu bebê se desenvolverá no tempo dele. Cabe a você estimular e encorajar seu desenvolvimento, para que tudo ocorra de forma saudável. Sempre procure o pediatra caso você tenha alguma dúvida.


Comentários