Publicação

O que é telefone fixo móvel? – Conceito, definição e curiosidades!

foto de
Adriano Luz

O que é telefone fixo móvel? Como funciona esse tipo de dispositivo de telefonia? O sistema é semelhante a um telefone fixo comum ou ele se assemelha mais a um smartphone, ou seja, semelhante a telefonia móvel? Telefone fixo móvel é a mesma coisa que um telefone fixo sem fio ou tem diferenças?

A telefonia fixa evoluiu muito nas últimas décadas. Muito disso se deve ao fato de que a tecnologia dos smartphones foi utilizada para aprimorar aquela que já era utilizada na telefonia fixa. No início dos anos 2000, era praticamente impossível encontrar quem não tivesse um telefone fixo em casa.

Muito disso se deve ao fato que entre o final dos anos 90 e o início dos anos 2000, graças ao Plano Real, a economia brasileira melhorou consideravelmente, trazendo muitas pessoas para a classe média, podendo até mesmo usufruir de um bom plano de internet Claro. Com isso, a população tinha um melhor poder de compra, podendo se dar ao luxo de ter um telefone fixo em casa.

O telefone fixo já era famoso desde os modelos antigos dos anos 60, 70 e 89, mas se popularizaram realmente no final dos anos 90. Muitos modelos deles eram comercializados pela Telebras, antiga detentora dos meios de comunicação do Brasil, que foi desestatizada em 1998.

Com a entrada de novas operadoras, a modernidade chegou a casa de todos, principalmente devido aos modelos avançados de telefones fixos sem fio, que ainda não eram os telefones fixos móveis que você quer entender o que são. Esses chegaram só depois, por volta de 2010.

Neste conteúdo, além de explicar ao nosso leitor o que é telefone fixo móvel, também vamos falar um pouco mais sobre a história da telefonia fixa, como já pôde notar até aqui. Portanto, caso queira saber mais sobre esse tipo de telefone e como ele funciona, acompanhe-nos nessa leitura interessante até o final. Vamos lá!

O que é telefone fixo móvel?

Afinal, o que é telefone fixo móvel? Um telefone fixo móvel, como o próprio nome indica – apesar de parecer contraditório – é um aparelho de telefonia fixa que pode ser levado a qualquer lugar de sua casa. Funciona como um telefone fixo sem fio, porém a base que o recarrega também não possui fio.

Dessa forma, sazonalmente é necessário colocar a base que o carrega também na tomada, mas não para ter acesso ao sinal de telefonia ou algo do tipo, mas sim para que a bateria da base também seja carregada.

Aparentemente, apesar de ser semelhante a um telefone fixo, o telefone fixo móvel tem um funcionamento bem semelhante a um smartphone comum. Agora que já sabe o que é telefone fixo móvel, vamos continuar nosso conteúdo explicando como ele funciona. Continue lendo!

Como funciona o telefone fixo móvel?

Já sabemos o que é telefone fixo móvel, mas e como ele funciona? No tópico anterior já ficou meio claro como é seu funcionamento, mas algumas dúvidas ainda ficam pairando no ar, como, por exemplo, a forma com que o sinal de telefonia chega até o telefone fixo. Como ele funciona nesse quesito?

Como mencionado anteriormente, o telefone fixo móvel não possui nenhum tipo de conexão via cabeamento, como é o caso do fixo comum ou do fixo sem fio. Nem mesmo ele nem sua base possuem fio. O seu funcionamento se dá a base de ondas de rádio que trazem até o dispositivo o sinal de que necessita para funcionar.

Isso significa que seu sistema de antena é igual a de um smartphone, que funciona através de ondas de rádio fornecidas pelo repetidor da operadora contratada. Porém, como o smartphone é mais limitado e menos robusto, seu sinal é bem inferior quando comparado ao do telefone fixo móvel.

Telefone fixo móvel VS telefone fixo sem fio: qual é o melhor?

E quais são as diferenças entre saber o que é telefone fixo móvel e um telefone do mesmo tipo, mas sem fio? Como mencionado anteriormente, o telefone fixo sem fio possui uma única diferença: não há fio no dispositivo em si, mas sua base possui um fio que vai até o poste mais próximo, esse que traz o sinal via cabeamento.

Essa é a principal diferença, visto que o telefone fixo móvel não tem nenhum fio e funciona totalmente dependente de ondas de rádio. E qual é o melhor? Bem, não há uma resposta certa para essa pergunta. Caso você precise de uma conexão melhor do que um smartphone, mas ainda quer mobilidade, então vale a pena escolher pelo fixo móvel.

Mas, se o seu caso é o da maioria das pessoas, ou seja, que apenas precisa de um telefone fixo, e quer o mínimo de mobilidade, então o fixo sem fio é o mais indicado. A conexão via cabeamento ainda é superior a das ondas de rádio, tanto que é que a internet via rádio é inferior, por exemplo, a internet fibra ótica. Até a próxima!


Comentários