O planejamento de conteúdo é considerado um dos grandes desafios para algumas pessoas, mas é também um processo fundamental para o reconhecimento de marca e ampliação de alcance.
Isso porque o fluxo de ideias de cada indivíduo é diferente, mas a informação é uma das principais formas de demonstrar a importância e autoridade de um negócio.
Assim, para ter sucesso com as redes sociais é importante ter um planejamento que favoreça a divulgação dos conteúdos e facilite a identificação de temas interessantes e formas de abordagem, otimizando a produção.
A criação de conteúdo vai além de postar vídeos e imagens divertidas. Ou seja, as marcas não podem postar somente para ter volume de posts ou mostrar que o perfil é movimentado.
Um planejamento de conteúdo baseado na identidade da marca e nos objetivos permite conquistar a confiança do público-alvo de forma estratégica, com autenticidade e assim se sobressair perante a concorrência.
A importância da produção de conteúdo
Antes de dedicar tempo para desenvolver um planejamento de conteúdo é importante entender a relevância em produzir conteúdo e como este pode ajudar nos negócios.
As empresas que desejam se destacar no mercado precisam produzir conteúdos de qualidade e personalizados, pois isso traz relevância e possibilita alcançar novos usuários que buscam pelo tema.
Sendo assim, é importante alinhar os conteúdos com os interesses do público-alvo, sem deixar de lado as tendências de mercado.
O planejamento de conteúdo é focado em uma importante estratégia de marketing digital: o marketing de conteúdo.
O marketing de conteúdo consiste em um conjunto de ações para atrair clientes naturalmente, a partir dos interesses deles, levando-os a conhecer a sua marca e fortalecendo a imagem diante do público e do mercado.
Ao focar em qualidade na produção de conteúdos, as empresas conseguem ganhar a confiança dos leads (potenciais clientes) e se destacar como referências na área de atuação.
Benefícios de um bom planejamento de conteúdo
Conhecer algumas das características do seu público é uma maneira de criar campanhas que geram resultados.
Com um planejamento de conteúdo bem elaborado, com metas e objetivos definidos, os profissionais podem ter uma noção das métricas necessárias para medir os resultados e alcançar o desenvolvimento esperado.
Empresas que oferecem um atendimento de qualidade e humanizado, inclusive antevendo as necessidades por meio dos conteúdos (os atendendo de forma indireta e os levando a consumir) também tendem a conquistar a confiança das pessoas.
Deste modo, pensar em conteúdos com soluções interessantes para os potenciais consumidores, tirando todas as dúvidas, é o caminho para o sucesso.
Tudo isso acontece quando boas estratégias de marketing digital para as redes sociais são utilizadas.
Informações concisas do planejamento de conteúdo ajudam, por exemplo, a melhorar o direcionamento das ações.
Nesse contexto, pode-se afirmar que produção de conteúdo proporciona os seguintes benefícios:
- Aumenta o engajamento;
- Traz tráfego qualificado e visibilidade;
- Atua como uma ferramenta de nutrição dos leads;
- Tem Baixo custo;
- Educa o mercado;
- Melhora as vendas.
Como elaborar o planejamento de conteúdo?
Após conhecer os benefícios, é importante entender como desenvolver o planejamento de conteúdo para a sua marca de modo assertivo, conquistando excelentes resultados:
1. Pense e organize as estratégias
O primeiro passo é decidir o que será produzido e pensar na persona (representação ideal do cliente).
Esses detalhes ajudam a obter uma conversão mais assertiva, visto que compreendendo quem é o leitor/consumidor conteúdos mais relevantes para eles e suas dores podem ser desenvolvidos.
Ter uma agenda de posts com as datas de publicação, temas e linguagem que será utilizada é outro ponto importante e pode ser traçado a partir de informações da base de clientes.
O canal é um fator de grande relevância no planejamento, pois é nele que os conteúdos serão divulgados e cada plataforma apresenta uma especificidade que precisa ser atendida para performar melhor os conteúdos.
Nesse momento, pensar em quais redes a persona do seu negócio se concentra também pode ajudar na escolha.
Outra possibilidade é investir em materiais baixáveis e que levem a outras páginas, visando obter e-mail - por exemplo - para estreitar mais a relação e ampliar a chance de conversão.
2. Tenha objetivos definidos
Outro ponto importante é definir as metas para que a equipe possa trabalhar focada. Uma maneira de definir os objetivos é pensando na seguinte questão: Quais resultados pretendo alcançar por meio dos conteúdos?
Uma maneira de responder a essa pergunta é pensando o que você realmente quer, quais as metas efetivas de curto e longo prazo.
Por isso, considere qual o resultado esperado: aumentar a taxa de conversões, fazer com que os leads conheçam os produtos ou divulgar a marca, por exemplo.
Esses pontos podem ajudar a organizar melhor o planejamento de conteúdo, facilitando o processo de acompanhamento dos resultados.
3. Pense nos temas e periodicidade
Outra questão importante para o planejamento é estabelecer os temas e tipos de conteúdos a serem publicados, de modo a criar ações que se relacionem a longo prazo e atraiam a atenção dos consumidores.
Por exemplo, é possível explicar mais sobre um produto no stories do instagram, no feed publicar curiosidades sobre ele e, conforme o planejamento, depois de alguns dias anunciar a chegada ou desconto para esse produto. Assim outras ações podem ser integradas.
Também é importante considerar a periodicidade dos conteúdos, ou seja, a frequência com que serão publicados, de modo a criar uma rotina com o usuário e também facilitar o processo de criação e publicação.
Qual conteúdo produzir?
Basicamente, os conteúdos devem se relacionar aos serviços/produtos propostos, expandindo para alguns temas correlatos, conforme interesse dos usuários.
Por exemplo, em um site de venda de maquiagem é possível trazer dicas de produtos, estilos de maquiagem, resenhas, mas também expandir para a imagem pessoal como um todo, aliando maquiagem e roupa.
Além disso, é preciso considerar a jornada de compra, ou seja, conteúdos para atrair e conteúdos para converter.
Uma vantagem do marketing de conteúdo é a possibilidade de reaproveitamento de trabalho, algo que acontece graças à redução do ciclo de vendas.
O funil de vendas mostra em que estágio de compra estão os leads e se ele tem chances de se tornar um cliente. Deste modo, os profissionais de marketing podem definir quais esforços serão necessários para ter bons resultados e compreender que tipo de conteúdo melhor se adequa.
Portanto, elaborar um planejamento de conteúdo considerando os objetivos do negócio é o jeito de conseguir melhorar a divulgação e as vendas, conquistar clientes e se tornar uma autoridade no mercado.