Publicação

Como aumentar as chances de ser escolhido em um Processo Seletivo

foto de
Adriano Luz

Os recrutadores estão ficando mais experientes quando o assunto é análise de dados para avaliar os candidatos. Não há dúvida de que ferramentas como exames de currículo e modelos de competência têm seu lugar, principalmente na agilização de processos e na abertura de portas para talentos que, de outra forma, poderiam ser desconhecidos.

A tecnologia fornece uma interação mais direta no processo de recrutamento e seleção entre o empregador e o candidato a emprego, o que dá mais poder a cada lado.

Se você está a procura de uma oportunidade de emprego ou conhece alguém que está pensando em mudar de profissão, continue com a leitura. Neste artigo, elegemos algumas dicas que podem ajudar você a ser escolhido no próximo processo seletivo.

Seja seguro e objetivo

Ter objetivos de vida claros pode deixar você em vantagem competitiva quando se trata de buscar um emprego. Se você ainda não tiver definido suas metas e planos, pode ser necessário que você reflita sobre o assunto antes de começar a procurar um novo emprego.

Seus objetivos pessoais, profissionais e financeiros devem estar alinhados e muito bem planejados. Tendo isso claro para você, ficará mais fácil para você explicar no momento da entrevista.

Adapte seu currículo ao cargo ou área em que deseja trabalhar

Familiarize-se com os termos técnicos lendo artigos sobre a área ou acompanhando empresas do ramo nas redes sociais. Certamente algumas dessas palavras podem ser utilizadas durante a entrevista.

Não esqueça de citá-las também no seu currículo, pois empresas que usam softwares de análise para filtrar candidatos, podem utilizá-las como filtro. Isso serve também para o LinkedIn. Além disso, existem dicas de formatação de currículo que podem ajudar a aumentar suas chances.

Aprenda quais skills são importantes

Muitas empresas baseiam as decisões de contratação em competências como coragem, rigor, impacto, trabalho em equipe, curiosidade, propriedade e polimento. Compreenda as competências do seu perfil comportamental e esteja pronto para fornecer exemplos de como você as demonstrou em sua experiência de trabalho.

Crie uma lista

Pesquise por empresas que você tenha o sonho de trabalhar e descubra de que maneira você pode se conectar com elas. Os estudantes universitários podem consultar os consultores de carreira sobre recrutamento no campus e feiras de carreiras.

As câmaras locais de comércio ou organizações da indústria também são um recurso importante, e a mídia social é uma boa maneira de descobrir a cultura e a marca de uma empresa.

Saiba tudo sobre a empresa onde irá realizar a entrevista

Pesquisar sobre seu futuro local de trabalho pode ser um grande diferencial e até mesmo resultar em sua aprovação. Isso vale também para o cargo que pretende ocupar, ainda mais se for algo novo para você.

Assim, você poderá fazer perguntas relativas ao seguimento do negócio, o que pode transmitir interesse e segurança para o recrutador.

Tome cuidado com a linguagem corporal

Geralmente, o entrevistador observa tudo durante uma entrevista, a forma como você se porta, sua postura e expressões faciais.

Sendo assim é preciso cuidar também da linguagem corporal, pois ela é observada durante um processo seletivo.

Menos é mais

Procure ter em mente quais são os itens mais básicos para um bom relacionamento com no trabalho, não tente impressionar inventando histórias mirabolantes.

Sem dúvidas, o primeiro deles é a pontualidade. Outro item básico é estar vestido adequadamente. Procure usar roupas mais neutras no dia da entrevista.

Tenha cuidado ao mencionar algo do outro trabalho

Falar mal do emprego atual ou anterior, dos chefes, salários ou condições de trabalho não é indicado para quem deseja ser contratado por uma empresa.

Uma postura adequada também pode ser decisiva neste quesito e poderá garantir seu sucesso no processo seletivo.

Fique atento às redes sociais

Alguns recrutadores checam seu perfil on-line nas redes sociais. Por este motivo, tenha cuidado com aquilo que você posta. Tudo pode estar sendo avaliado, portanto seja sempre honesto inclusive em relação ao seu perfil.

Seja coerente e transparente se for questionado sobre algo que pode ser facilmente verificado em seu perfil, pois isso pode deixar você à frente de outros candidatos.

Seja criativo

Durante o processo seletivo, é comum durante uma entrevista serem feitas perguntas mais criativas. É nesta hora que você deve pensar “fora da caixa”. Geralmente as perguntas são mesmo inusitadas.

Sabemos que isso não é uma tarefa muito fácil, mas o profissional que consegue ser mais original nesta hora se destaca. Permita-se e surpreenda o entrevistador!

Não existe uma fórmula mágica para garantir sucesso e um novo emprego

Não importa o quão experientes em tecnologia nos tornemos, a abordagem de alto toque testada e comprovada nunca desaparecerá completamente. Somos humanos, não robôs, e nenhum algoritmo tem o poder de mudar isso.

Lembre-se de que possuir carisma, paixão e energia que poderão ajudá-lo também durante o processo seletivo.


Comentários