Publicação

O papel do profissional de alto desempenho no sucesso dos negócios

foto de
Adriano Luz

O maior objetivo de um profissional é se tornar um profissional de alto desempenho, já que além de trazer bons resultados para a organização em si, esse colaborador acaba se destacando no mercado e alcançando metas que os demais não conseguem chegar.

As qualidades que esse profissional precisa ter variam de acordo com cada empresa e a demanda que elas precisam. O mais importante é focar em superar as expectativas e com isso, contribuir para o aumento na produtividade de forma geral, no seu crescimento próprio e ainda tornar o ambiente corporativo inspirador, para si e seus colegas de trabalho.

Formar uma equipe de alta performance é uma das tarefas que um gestor precisa realizar. Recrutando colaboradores qualificados, comprometidos e engajados com as metas pré-estabelecidas pela empresa, onde o foco seja sempre o destaque desta perante todo o mercado em que esteja inserida.

Tornar-se um profissional de alto desempenho não é uma tarefa simples e que acontece de um dia para o outro, pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais que podem te ajudar a aprimorar seu trabalho ou conseguir a melhor equipe para a sua instituição. Acompanhe o nosso post e entenda como colocar todas essas dicas em prática.

Recrute um time de alta performance

A primeira coisa a se considerar quando for montar essa equipe é a sinergia entre todos os funcionários, não adianta você ter uma equipe com dez profissionais que apesar de serem altamente qualificados, não se dêem bem entre si ou com o restante dos seus colaboradores.

Ou seja, o conceito de time de alto desempenho está diretamente ligado ao trabalho em equipe e motivação dos trabalhadores. Onde as suas habilidades se complementam e se mantêm alinhadas aos propósitos da organização. Caso isso não ocorra, a equipe pode se sentir desmotivada e querer migrar para outra empresa, gerando gastos desnecessários.

Separamos algumas características básicas que uma equipe dos sonhos precisa ter para que a rotina de trabalho flua de maneira leve e organizada:

  • Proatividade;
  • Comprometimento;
  • Estar alinhado aos valores da empresa;
  • Flexibilidade de adaptação a novos ambientes;
  • Empatia;
  • Gerenciamento de conflitos;
  • Inteligência emocional.

Portanto, para que o time funcione de maneira sólida e eficaz, é preciso que o gestor responsável por ele saiba como inspirar os seus colaboradores, tendo uma visão ampla do negócio e direcionando cada trabalhador de maneira respeitosa, seguindo o perfil de cada um e evitando possíveis conflitos futuros.

Segundo uma pesquisa realizada pela Zendesk, a Zendesk CX Trends Report 2022, a probabilidade de um funcionário estar extremamente satisfeito com seus fluxos de trabalho devidamente distribuídos e respeitados, além de realizados com ferramentas viabilizadas por IA, é 9,9 vezes maior.

Agora que entendemos como esse time funciona, vamos falar sobre o profissional de alto desempenho, como melhorar as performances no trabalho, quais são suas competências, como maximizar a produtividade no trabalho deste colaborador e algumas dicas para melhorar a sua performance.

O que é um profissional de alta performance?

O fato é, todas as empresas e seus gerenciadores gostariam de ter uma equipe de profissionais de alto desempenho, afinal com eles é possível realizar planos estratégicos a curto, médio e longo prazo com a certeza que seu time será capaz de alcançar as metas pré-estabelecidas e, talvez até ultrapassá-las.

Mas, como já dissemos anteriormente, essa tarefa não é algo exatamente fácil. Para isso você precisa saber identificar esse tipo de trabalhador, os chamados High Potentials. Na verdade, saber reconhecê-los não é difícil, já que estes têm características bem específicas e identificáveis, que os tornam diferentes do restante dos seus colaboradores.

Existem várias características que podem determinar se aquele trabalhador tem alto desempenho. Hoje vamos te falar algumas delas e como melhorar a performance dos seus colaboradores. Depois de conhecê-las, faça uma análise em seu corpo de funcionários e veja se consegue identificá-los entre todos os demais. Confira!

1. Saber escutar/ ter empatia com feedbacks

É fato que profissionais de alto desempenho são extremamente respeitados no mercado e, claramente, são capacitados para exercerem as funções para as quais foram contratados. Entretanto, é preciso ter em mente que somos todos seres humanos e que estamos em constante aprendizado.

Ou seja, para que possamos nos desenvolver profissionalmente, emocionalmente ou pessoalmente, é preciso termos empatia quanto a feedbacks em relação a nossa forma de executar determinada tarefa e saber escutar. Sabemos que nem sempre essa é uma tarefa fácil, mas tenha em mente que aquele conselho pode elevar ainda mais o seu trabalho.

Os funcionários de alto desempenho costumam ouvir seus gestores, colegas de trabalho ou até mesmo amigos pessoais com respeito e atenção. Com essas informações, ele cria novas estratégias de melhorias para o seu trabalho, que já era bom, conseguindo otimizar a sua rotina de trabalho e aumentar a produtividade da equipe.

2. Defina metas além das estabelecidas pela empresa

Cumpra as metas que a empresa estabelece. Um dos maiores fatores que atrapalham o desempenho no trabalho de muitos colaboradores é a falta de foco e prioridades, por isso as metas são criadas, para que toda a equipe tenha um objetivo em comum e trabalhem em cima dele, visualizando o presente e como querem estar futuramente falando.

Tenha um bom planejamento, defina quais serão suas responsabilidades a curto, médio e longo prazo, alinhando sempre com a equipe, claro. Todos devem trabalhar pensando em um bem comum que deve ser: a entrega de bons resultados para a empresa.

Além disso, você pode definir suas próprias metas, que não se limitem a essas definidas pela instituição. Suas metas podem ser pensadas visando novas oportunidades de destaque, como finalizar um projeto antes do prazo, por exemplo. Um profissional de excelência supera suas próprias expectativas e ainda consegue otimizar recursos e tempo.

3. Gerencie o seu tempo

Sabemos que essa parece óbvia, mas acredite, nem todos os profissionais são capazes de gerenciar de maneira positiva o seu tempo de trabalho e essa é uma das tarefas mais importantes quando se busca o alto desempenho.

Não adianta você saber ouvir feedbacks e ter metas estabelecidas, se você não consegue gerenciar o seu tempo para corrigir o que for necessário e trabalhar em cima do seu objetivo. Portanto, organize o seu dia, estabeleça horários para tudo, desde reuniões, compromissos, entregas, até tarefas que pareçam sem importância.

Um ponto importante a ser mencionado nesse tópico é a necessidade de saber dizer não para alguma demanda extra. Você não precisa, e nem pode, abraçar o mundo com os braços, então não adianta acumular um milhão de tarefas e não conseguir entregar nem metade delas no prazo e com a excelência que esperam de você. Certo?

Portanto, só se comprometa com o que de fato for conseguir entregar, analise seu dia e veja quanto trabalho já tem planejado para fazer, desse modo você evita que seus gestores se decepcionem com algo prometido e não entregue conforme o combinado.

Claro que, imprevistos acontecem e em alguns casos é preciso que você tenha proatividade em ajudar nesses casos, mas busque sempre definir graus de prioridade e entender como e quando aquela demanda pode ser feita. Foque em tarefas mais importantes, evite distrações e sempre finalize no prazo combinado.

Como melhorar a sua performance

Agora que entendemos como identificar esses profissionais entre os demais, vamos te mostrar algumas dicas de como melhorar o seu desempenho no trabalho e se destacar como um profissional de alta performance.

1. Supere os seus limites

Isso entra na questão de superar expectativas e cumprir metas próprias, o primeiro passo para se tornar um profissional de excelência é superar os próprios limites, sair da caixinha e buscar sempre o novo, o diferente, o que ninguém nunca tentou. Não tenha medo de ousar em alguns casos, busque se destacar e trazer novos pontos de vista para a empresa.

Além disso, se questione sobre estar entregando os resultados no prazo e com a qualidade esperada, se você é capaz de adquirir mais conhecimento para agregar ainda mais valor ao seu trabalho, entre várias outras autoavaliações que podem te fazer ir além do que você inicialmente achou que fosse capaz.

2. Assuma responsabilidades além das suas

Lembra que falamos que um profissional de alta performance vai além do que foi esperado ou pedido? Então, procure assumir tarefas adicionais às suas. Claro que, priorize o que já é de sua responsabilidade e só assuma novas quando você tiver certeza que será capaz de produzi-las no prazo e com a qualidade esperada, como já dissemos anteriormente.

O fato é que o mercado valoriza o profissional que é capaz de cumprir além do que é pré-estabelecido a ele. Lembrando que, essas tarefas podem ir das mais simples no dia a dia da empresa, como verificar os toners das impressoras, às mais complexas, como um plano de maximização de lucro, por exemplo. Vá devagar e avalie o quão longe pode ir.

3. Cuide da sua saúde!

O cansaço excessivo é um dos maiores fatores que podem prejudicar a sua rotina de trabalho. Mesmo que uma instituição valorize o funcionário que faça além do que foi inicialmente estabelecido a ele, isso só deve acontecer caso a sua saúde mental e física não seja afetada. Portanto, respeite os seus limites!

Afinal, quando estamos cansados e estressados demais, ou até mesmo doentes, dificilmente conseguiremos chegar a 100% de nossa excelência de trabalho. Além disso, ainda segundo a pesquisa realizada pela Zendesk, as empresas de alto desempenho têm uma probabilidade 4,3 vezes maior de reconhecer que seus agentes estão cansados.

Ou seja, cuide de si mesmo, pratique exercícios, alimente-se bem, descanse, durma bem e procure ter seus momentos de lazer. Desse modo, quando estiver na empresa, você poderá se concentrar e dedicar totalmente ao seu trabalho, entregando melhores resultados e mantendo seu alto desempenho.

Conclusão - Tenha uma equipe com profissionais de alto desempenho

Agora que você aprendeu tudo isso, pode facilmente aplicar essas dicas no seu dia a dia corporativo e fazer com que a empresa o perceba e classifique como um dos seus funcionários de excelência, afinal as empresas que trabalham com alto desempenho tem 9,9 vezes mais chance de reconhecer que os agentes são altamente qualificados.

Recapitulando o que aprendemos com esse artigo:

  • Recrutar um time de qualidade nem sempre tem a ver com qualificação;
  • Um profissional de alto desempenho sabe escutar, definir metas e gerenciar o seu tempo;
  • Superar os seus limites é o principal ponto de partida para um profissional de excelência.

Para te ajudar ainda mais na tarefa de encontrar uma equipe de alto desempenho, o que você acha de dar uma olhada na nossa ferramenta de colaboração? Lá vamos te ajudar a otimizar o tempo dos seus funcionários e aumentar a sua eficiência. Vamos lá? Lembre-se de que a Zendesk tem a solução perfeita para a sua empresa. Clique aqui e saiba mais.


Comentários