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O que é um E-commerce?

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Também conhecido como comércio eletrônico, o E-commerce vai se remeter a qualquer negócio que venha estabelecer uma relação de compra e venda em meios virtuais. Ou seja, todas as transações devem ser registradas por meios cibernéticos, seja em sites ou plataformas específicas.

Para facilitar o entendimento, um e-commerce vai tratar de uma forma de empreender diferente do convencional, sendo ligada diretamente com o âmbito virtual. Ressalta-se, por isso, que esse tipo de comércio vai aproximar vendedores e consumidores, proporcionando uma melhor experiência de venda e atendimento ao cliente.

Quais as vantagens de se ter um E-commerce?

Estar no meio digital promove uma certa transparência - igual displays em acrílico - que é bastante útil para os comerciantes poderem divulgar seus produtos, ela se pauta na praticidade de vendas e envio, além de oferecer uma comodidade extra para clientes que nem precisam sair de casa para consumir. Mas quais os outros benefícios?

Cotação de valores;

Comparação de qualidade de produtos;

Praticidade de compra e entrega;

Diversidade de ofertas;

Promoções e descontos em plataformas;

Fidelização de usuários e outros.

Quais as diferenças entre e-commerce e marketplace?

Um e-commerce e um marketplace tem propriedades semelhantes, ambos vendem produtos em ambientes virtuais e promovem praticidade e rapidez para clientes, desenvolvendo uma melhor aderência de empresas que migram para esse meio também. Contudo, eles são opostos no que consta a diversidade de produtos e lojas.

Nas plataformas de e-commerce são vendidos itens de uma única loja, não tendo uma diversidade tão grande de demanda de produtos, mas promovem uma relação mais intimista com o usuário quando oferta peças exclusivas a uma empresa ou loja virtual. Ou seja, é comum que indústrias tenham um site para disponibilizar um filtro prensa, por exemplo, e ali só serão vistos produtos daquela cooperativa.

Em contrapartida, diferente do e-commerce, o marketplace é semelhante a um shopping center, onde a demanda de lojas é bem maior, além da versatilidade de preços e produtos ser bem maior, deixando o usuário a vontade para consumir onde achar melhor e tiver mais confiança, proporcionando até mesmo uma comparação de preços para ver qual pode se encaixar melhor na realidade dele.

Desta forma, uma empresa de calibração pode existir tanto em uma plataforma de e-commerce quanto em um marketplace, e geralmente tende a coexistir nos dois lugares. Porém, as vantagens do e-commerce vão proporcionar uma fidelização do usuário, permitindo que ele saiba a qualidade de entrega e possa até mesmo fazer indicações da plataforma para outras pessoas.

De certo modo, o e-commerce oferece também uma exclusividade de peças e linhas, que para um cliente que faz uso do marketplace pode acabar não usufruindo pela enorme demanda de produtos que existem nesse ambiente. Por isso, a utilização de ciberespaços mais direcionados podem ser bem utilizados por empresas e clientes.

Proporcionando, assim, uma melhor interação entre vendedor e cliente, até mesmo criando laços de confiança e segurança, proporcionado por esse vínculo mais próximo. Então, investir em um e-commerce aparenta ser bem vantajoso, principalmente quando se quer inovar e investir em sua empresa.

Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.


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