Publicação

Quanto um PC gamer gasta de energia por mês?

foto de
Mídias Sociais

Atualmente, existem computadores gamers, que são potentes o suficiente para rodar jogos de última geração. No entanto, será que um PC gamer gasta muita energia mensalmente?

Saiba que deixar seu PC gamer ligado consome energia mesmo que em modo stand by. Isso porque, mesmo com pouca utilização do computador, nem que seja apenas a luz indicando que ele está ligado, isso consome energia elétrica.

Por isso, não é uma boa ideia deixar o PC gamer em stand by quando você não está utilizando. Além disso, o recomendado é tirá-lo da tomada ao desligar. Isso pode proporcionar uma boa redução em sua conta de luz.

Um computador de mesa consome cerca de 130W mensais de energia. Se você tem um monitor de LED, o consumo é de 80W médios. Portanto, para saber a quantidade exata de quanto um PC gamer consome de energia por mês, é necessário entender que isso varia conforme os componentes do computador, fabricantes e outras particularidades.

Vale ressaltar que quanto mais um componente necessitar de refrigeração, mais ele consumirá energia elétrica.

No caso de um notebook, com todos os componentes acoplados no mesmo equipamento, como a bateria interna e o monitor, o consumo de energia médio é de 65W mensais.

Vale lembrar que esses valores são apenas uma estimativa. Isso pode variar muito de acordo com os componentes de seu PC gamer, além de outras variantes como quanto tempo você deixa o computador ligado, se você desliga o equipamento da tomada quando não está utilizando e quanto é cobrado pela sua concessionária de energia.

No entanto, há soluções para você saber quanto seu PC gamer está consumindo de energia, em sites como o eXtreme Power Supply Calculator e o Power Supply Calculator. Eles podem ser acessados direto pelo seu navegador e só é necessário informar as especificações técnicas de seu PC gamer para calcular exatamente o consumo de energia elétrica da máquina.

Como gastar menos energia com seu PC gamer?

Se você quer economizar na conta de luz por causa do funcionamento do seu PC gamer, há algumas medidas que você pode adotar. Uma dessas medidas é contratar a instalação de um sistema de luz solar em sua residência. Você pode ter até 95% de sua conta de luz diminuída dessa forma.

Um sistema solar funciona com mais de um painel solar fotovoltaico, todos instalados em seu telhado, no melhor posicionamento para receber o máximo possível de luz solar.

Dessa maneira, os raios solares são transformados em luz elétrica, que pode ser usada para alimentar seu PC gamer e todos os outros equipamentos da casa, até o aquecimento da água do chuveiro.

No entanto, existem outras medidas para gastar menos com seu PC gamer. Confira abaixo:

1. Desligue o PC gamer quando ele não estiver em uso

Essa é uma dica muito importante, mas que infelizmente ainda não está nos hábitos dos brasileiros. Desligar não apenas o PC gamer, mas todos os aparelhos eletrônicos que não estão em uso são ideais para ter uma economia de energia significativa. Dessa maneira, desligue o PC gamer depois de utilizá-lo.

2. Desligue o monitor

Outra dica simples, que faz muita diferença na conta do final do mês, é deixar o computador em suspensão ou hibernação e desligar o monitor. Vale ressaltar que um protetor de tela não diminui o gasto de energia, portanto, desligue o monitor de uma vez.

3. Atualize seu disco rígido

Pode parecer uma coisa banal, mas um disco rígido tradicional consome mais energia que um modelo SSD. Um modelo SSD é muito mais rápido e econômico. No entanto, se você tem um PC gamer, é provável que já tenha investido em componentes modernos que economizam energia.

4. Atualize seu hardware

Em caso de um computador com algumas peças ainda antigas, vale considerar trocá-los, não apenas pela economia de energia, mas para oferecer mais potência e desempenho ao rodar seus jogos no PC gamer. O ideal é pesquisar componentes que consomem menos energia, para jogar sem medo da conta de luz no final do mês.

5. Ajuste as opções de energia

Para ajustar as configurações de energia no Windows, entre no Painel de Controle e acesse a opção de Vídeo e Proteção de Tela. Nessa opção, você terá muitas configurações relacionadas à eficiência energética de seu PC gamer, incluindo configurações na hora do computador entrar em suspensão ou hibernação.


Comentários