Publicação

Acessibilidade Digital: o que é? Como aplicar?

foto de
Mídias Sociais

A acessibilidade digital vem se tornando um termo cada vez mais relevante, sobretudo para empresas que buscam fornecer seus serviços em plataformas digitais.

Em suma, a palavra acessibilidade simboliza o conceito de transpor as barreiras em busca de flexibilizar e desburocratizar o cotidiano de pessoas que têm deficiência física ou limitações.

Quando falamos em meios digitais, estamos falando da flexibilização da navegação pela internet, com o uso de ferramentas, softwares ou aplicativos nos websites.

Em outras palavras, podemos adiantar que acessibilidade digital é um conceito que busca propiciar a melhor experiência para usuários da internet que tenha limitações físicas, como por exemplo:

  • Buscar maneiras de proporcionar uma navegação melhor;
  • Instalar soluções específicas para determinadas delimitações;
  • Fazer uso de mecanismos de inteligência artificial;
  • Apresentar formas de assistência remota e ferramentas para acessibilidade.

O conceito de acessibilidade digital é bastante abrangente. Se você tem uma empresa que vende compressor de ar odontológico, por exemplo, e está pensando em ampliar seu website para oferecer uma melhor acessibilidade digital, resolvemos produzir esse artigo para falar mais sobre o assunto.

Explicando o que é acessibilidade digital

Como adiantamos, a acessibilidade digital é um meio de conduzir uma experiência melhor para a navegação de pessoas com deficiência.

De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que foi divulgada no Portal do Governo Federal, existem aproximadamente 45 milhões de pessoas no Brasil, que têm algum tipo de deficiência.

Essas deficiências podem oscilar muito graves a leves, dependendo do diagnóstico geral. Entretanto, por muito tempo o ambiente digital foi caracterizado pela sua forma de acesso, que seria digitando, usando o mouse e até mesmo exigindo a ortografia correta.

Com a evolução dos dispositivos materiais, uma empresa que vende projeto de incêndio, por exemplo, pode proporcionar ao seu cliente, um site otimizado, que tenha ferramentas que ajude a navegação de pessoas que tenham deficiências físicas ou mesmo psicológicas.

Como aplicar acessibilidade digital

Agora que você já compreendeu o que é acessibilidade digital, vamos apresentar algumas formas de como aplicar ela em seu negócio.

Primeiramente o próprio Google já trabalha há alguns anos no desenvolvimento de ferramentas online que otimizam a navegação da web e levam acessibilidade para deficientes, como por exemplo, os comandos de voz, tirando a necessidade direta da digitação no teclado.

Entretanto podemos listar mais algumas ferramentas que podem ajudar uma empresa que vende filtro coalescente, por exemplo, nessa empreitada de oferecer um atendimento melhor ao seu cliente, confira a seguir:

Hand Talk

Trata-se de uma plataforma que traduz simultaneamente conteúdos em português para a língua brasileira de sinais, levando em consideração a inclusão social de pessoas surdas. É uma excelente ferramenta para empresas que precisam colocar uma tradução no seu conteúdo em língua brasileira de sinais.

Guia de Rodas

Um aplicativo otimizado programado com inteligência artificial que permite, além de outras coisas, mapear estabelecimentos que oferecem acessibilidade a deficientes.

HeadMouse

Software aperfeiçoado para pessoas que não têm braços. É possível movimentar o cursor do mouse com um sistema aprimorado para detectar movimentos com a cabeça e proporcionar uma resposta sobre a tela, ajudando na navegação.

Leitores de tela

Existem vários programas que falam o que está escrito no texto e isso é ótimo para pessoas que sofrem com problemas de visão. Basta acionar o programa e ele vai ler o conteúdo da página inteira.

Esperamos que esse artigo tenha explicado melhor o que é acessibilidade digital e como você pode aplicar em seu negócio. Se gostou compartilhe e nos siga para outras dicas de empreendedorismo e plataformas digitais.

Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.


Comentários