Publicação

Como abrir um negócio mesmo sem nunca ter investido?

foto de
Adriano Luz

Abrir um negócio sem nenhum tipo de experiência anterior pode ser assustador, não é mesmo? Pois saiba que tem muito empreendedor que está no mesmo barco que você.

O número de novos negócios no Brasil não para de crescer e, destes, muita gente é empreendedora de primeira viagem.

Porém, com alguns cuidados e passos importantes, pode ser mais simples ver o negócio render bons frutos.

9 dicas para abrir um negócio mesmo sem experiência

A seguir, listamos alguns aspectos importantes para você considerar na hora de abrir um negócio. Acompanhe!

1. Avalie o que você quer fazer

É fundamental que você goste da atividade que vai realizar em sua empresa. Então, a primeira coisa que você precisa para abrir um negócio é escolher o que você quer fazer.

Para isso, avalie seus interesses pessoais. Você não precisa ter experiência no que vai fazer, apenas desejo de aprender e se especializar naquele ramo.

Isso vale inclusive para negócios mais técnicos. Neste caso, se não tiver expertise para atuar, você pode contratar alguém que tenha. Ou então, abrir uma franquia.

2. Analise modelos de negócio

Para abrir seu negócio, você pode escolher entre dois modelos básicos. São eles: um negócio novo, aberto do zero; e uma franquia.

A vantagem de um negócio novo é que você vai defini-lo exatamente como desejar. Mas será preciso fazer um plano de negócio bem completo para que ele dê certo.

Já uma franquia é uma nova unidade de um negócio que já existe. A O Boticário, por exemplo, é uma franquia e tem várias unidades pelo Brasil.

Quer dizer que vários empreendedores se interessaram pela marca. Então, eles entraram em contato com a empresa e adquiriram um tipo de licença.

Dessa forma, puderam abrir suas unidades da O Boticário. É assim que funciona em todas as franquias, e é preciso seguir o padrão do plano de negócio da marca.

O benefício neste caso é que você vai precisar apenas colocar em prática o que já deu certo em outras unidades. É um negócio mais seguro do que quando iniciado do zero.

Existem várias franquias baratas no mercado, e outras que exigem investimento mais alto. Considerando o ramo em que você quer atuar, pesquise por marcas variadas.

Uma rápida busca no Google vai apresentar a você várias listas de franquias. Assim, você vai poder comparar diversas marcas e entender qual delas faz mais sentido para o seu perfil.

3. Amadureça sua ideia

O amadurecimento da sua ideia não precisa levar muito tempo, mas é importante que você avalie tudo com cuidado.

Abrir um negócio requer investimento e dedicação. Se você não tiver real certeza sobre sua empreitada, pode se arrepender depois.

4. Organize seu orçamento

Sua empresa vai precisar de capital de giro para se manter. Além disso, você deverá ter uma reserva financeira para não ter problemas em casa.

Dessa forma, é essencial se planejar bem em relação ao orçamento. Entenda quanto você pode investir sem comprometer suas contas.

Depois, anote quais suas despesas mensais e quanto deve ser o capital para seu negócio. Colocando tudo na ponta do lápis, você vai conseguir ter dinheiro suficiente, mesmo em momentos de pouco lucro da sua empresa.

5. Mantenha outra fonte de renda

Mesmo que você inicie uma franquia, que é mais segura, procure manter uma segunda fonte de renda na hora de abrir um negócio. É como diz o ditado: “Não coloque todos os ovos na mesma cesta”.

Se você tem um trabalho formal hoje, fique nele enquanto trabalha no seu negócio. Tendo atividades paralelas, você vai conseguir uma renda mínima mesmo que seus resultados na empresa não sejam altos no início.

Agora, se você não tem uma outra renda, comece seu negócio, mas procure também alternativas. Dentro da sua empresa mesmo você pode oferecer produtos ou serviços que são mais facilmente vendidos. Eles serão os responsáveis por garantir uma renda mais fixa.

De qualquer forma, cuidado para não fazer nada “pela metade”. Se você não se dedicar o suficiente ao seu negócio, ele dificilmente vai se desenvolver.

6. Estude antes de empreender

Você precisa estar preparado para as tarefas que seu negócio vai exigir de você. Então, principalmente por não ter tido uma experiência anterior, estude bastante.

Você pode procurar por vídeos, textos e por cursos que falem sobre empreendedorismo. Vale a pena aprender sobre administração, liderança, sobre seu nicho de negócio, marketing e mais.

Quanto melhor você se preparar, melhor você saberá lidar com as demandas do dia a dia do seu negócio. Uma resposta rápida aos problemas é fundamental para garantir bons resultados.

7. Valide sua ideia de negócio

Vale a pena conversar com as pessoas e conferir a opinião delas sobre sua ideia de negócio. Podem ser seus vizinhos, familiares, amigos; ouvir o que os outros têm a dizer ajuda a perceber uma nova perspectiva.

Porém, é importante saber filtrar os comentários. Muita gente pode tentar desacreditar sua ideia e trazer insegurança. Avalie bem o que elas dizem, para entender se algo realmente faz sentido, ou se são opiniões de pessoas que não têm nada a agregar.

8. Trabalhe seu networking

Ter um bom networking faz diferença em qualquer setor em que você vai se inserir. As pessoas que você conhece podem se tornar clientes, fornecedores, parceiros, divulgadores e mais.

Sabendo disso, você pode começar a cultivar melhor suas relações, principalmente no meio empresarial. Participe de cursos e eventos de empreendedorismo e esteja aberto às conversas.

O networking pode, inclusive, garantir novos conhecimentos e ajudar no planejamento e execução do seu negócio. Antes e depois de ele começar.

9. Planeje cada passo

Já citamos algumas vezes durante o texto, mas é importante reforçar: você tem que se planejar! O máximo possível, cada passo.

Comece entendendo que tarefas você terá que realizar no dia a dia do negócio. Saiba quantas serão, como elas serão e quando deverão ser realizadas.

Depois, organize seu orçamento e todos os produtos e insumos necessários para seu negócio. Assim como sua lista de funcionários, o espaço necessário, estoque, softwares para gestão etc.

Também vale a pena entender quando você vai trabalhar (dias da semana e horário). Como dono do negócio, você terá mais flexibilidade. No entanto, terá que se dedicar bastante para alcançar os resultados esperados.

Não adianta apenas deixar que outras pessoas façam o trabalho por você ao abrir um negócio. “É o olho do dono que engorda o boi”, lembre-se disso.


Comentários