Publicação

Como o Inbound Marketing ajuda seu negócio a conquistar melhores resultados

foto de
Adriano Luz

O Inbound Marketing se destaca entre as estratégias de marketing digital por apostar em conteúdos que realmente interessam às pessoas.

Engajar um grande número de leads pela internet não é fácil. Por isso, existem diversas ferramentas criadas sob medida para incrementar a imagem e os acessos das empresas na web.

Em resumo, o inbound marketing é focado no que a marca pode fazer para ser encontrada – e não no que ela pode fazer para encontrar clientes.

Com essa inversão de dinâmica, é possível produzir conteúdos verdadeiramente relevantes e conseguir reflexos muito positivos nas vendas.

Leia o texto a seguir para saber o que é inbound marketing, quais as funções dele, os benefícios de usá-lo e como fazer isso.

Inbound marketing: o que é e para o que funciona?

Entre os canais usados pelas pessoas para se informarem pela internet, os motores de busca são alguns dos mais populares.

O Google, por exemplo, é usado no mundo inteiro para uma variedade de assuntos, desde se informar sobre a assistencia tecnica Rinnai até encontrar restaurantes.

Essa realidade fez com que os profissionais de marketing se atentassem cada vez mais para a importância de oferecer conteúdo de qualidade.

Para isso, criam-se sites e blogs que vão além da mera propaganda explícita. Eles buscam informar o possível cliente sobre todas as vantagens e funcionalidades de determinado produto, sem fazer parecer que é uma publicidade convencional.

Eis aí a base do inbound marketing (que, em português, pode ser chamado de marketing de atração).

Essa configuração mais dinâmica e ativa entre a marca do Revestimento 3d para sala, e a base de clientes traz uma série de benefícios. Saiba mais a seguir.

Por que é importante?

Como você pode perceber, o inbound marketing apresenta uma série de possibilidades para o marketing digital.

O ambiente virtual é diferente da realidade. Por mais que os dois estejam cada vez mais sincronizados, a dinâmica é outra.

Por isso, é necessário adotar uma nova postura para divulgar o Banho de prata em um e-commerce em comparação com uma joalheria, por exemplo.

Confira os tópicos a seguir e entenda as vantagens de apostar no inbound marketing.

Segmentação mais apurada

Quanto mais qualificado o conteúdo, mais qualificada é a audiência que vai chegar até ele.

Tudo depende do planejamento que a empresa fizer.

No caso do inbound marketing, pode ser vantajoso tanto investir em palavras-chaves de cauda curta quanto em palavras-chaves de cauda longa.

O que não muda é que as chances de alcançar um perfil no momento certo e convencê-lo a percorrer todo o funil de vendas aumentam muito.

Reputação positiva

Quando a loja especializada em controle tecnológico de concreto contém informações detalhadas sobre os produtos, isso chama a atenção dos visitantes.

O cliente em potencial percebe que a marca se preocupa de verdade com a experiência dele e, assim, a imagem dos negócios melhora muito.

Aliás, a tendência de oferecer uma experiência completa para os clientes, além de simplesmente fechar vendas, é cada vez mais consolidada em diversos mercados.

Uma empresa de renome não comercializa apenas um produto ou um serviço – ela vende todo um estilo de vida.

Resultados mensuráveis

Ainda mais importante que colocar uma estratégia de marketing em prática, é poder verificar como ela está sendo recebida.

As técnicas de inbound marketing são apoiadas por ferramentas personalizadas nas quais o usuário tem acesso a dados cruciais.

Cada postagem, landing page ou anúncio vem acompanhados de estatísticas a respeito do:

  • Número de cliques;
  • Número de visitas ao site;
  • Pesquisas feitas dentro do site;
  • Compras realizadas.

Desse modo, a página de portaria remota pode ser continuamente e consistentemente melhorada com base em dados íntegros.

Ranqueamento expressivo

As estratégias de inbound marketing são os segredos para ser encontrado pelas pessoas ainda no momento em que elas estão procurando por algo.

Para isso, o funil de vendas se divide em 4 etapas:

  • Descoberta;
  • Reconhecimento do problema;
  • Consideração da solução;
  • Decisão de compra.

Com um planejamento de conteúdo otimizado, é perfeitamente possível entrar em contato com um lead já na primeira etapa.

Ou seja, as chances de completar uma conversão aumentam consideravelmente.

Dicas para aplicar o inbound marketing

Antes de começar a gerar conteúdo sobre laudo tecnico eletrico para ranquear bem nos motores de busca, no caso de uma empresa do setor, é de extrema importância se preparar e planejar as ações.

Só assim o inbound marketing vai proporcionar resultados. As dicas a seguir servirão para te guiar nesse caminho, confira!

1. Saiba quem é seu público

De antemão, o time de marketing tem de reunir informações detalhadas sobre o perfil de consumidor que a marca deseja alcançar.

Muitos fatores influenciam isso: localização, idade, gênero, ocupação... Em cada caso, um tipo de conteúdo faz mais sucesso.

Então, não economize tempo e recursos em reunir dados demográficos sobre quem você quer atender com o seu produto.

2. Tenha um blog

Nada melhor do que veicular o seu conteúdo em uma página associada à marca, como um blog.

Os blogs já foram plataformas muito populares na internet. No começo, pessoas comuns os usavam para falar sobre o dia a dia.

Hoje em dia, os blogs estão consolidados como uma das melhores formas de se comunicar com um público qualificado.

Um blog corporativo tem a capacidade de aumentar a percepção de marca, incrementar a popularidade, criar mais relevância e abrir um canal de comunicação efetivo com as pessoas.

Para isso, é necessário planejar o conteúdo com muito cuidado. Atente-se à frequência de postagens e ao tom de voz usado.

3. Seja multimídia

A popularidade do YouTube e, mais recentemente, do TikTok não deixa mentir: o conteúdo audiovisual é muito consumido na web.

A melhor fórmula para integrar vídeos ao blog é investir em conteúdo multimídia.

Ou seja, incorporá-los às postagens textuais de forma que complemente o que está sendo dito.

Um guia sobre uma rede de hotéis pode conter um tour virtual pelo lugar na forma de vídeos, por exemplo. O mesmo vale para produtos tangíveis.

A ideia é fazer com que o visitante sinta que tem toda a informação que precisa em um endereço só – então, ele passa mais tempo navegando pelo site e tem mais chances de fechar negócio.

4. Trabalhe com landing pages

As landing pages são páginas autônomas criadas especialmente para incentivar conversões.

No geral, essas páginas são compostas por um texto com CTAs (frases curtas focadas em incentivar o usuário a tomar uma decisão) e depoimentos de clientes.

Também é comum motivar a interação do usuário por meio da oferta de conteúdos ricos, como e-books, planilhas e qualquer outro tipo de material exclusivo.

As landing pages são formatos que permitem coletar informações de leads e clientes sem ser invasivo, personalizando ainda mais os pontos de conversão.

5. Use redes sociais

Facebook, Twitter e Instagram, entre tantas outras, são as redes sociais que milhares de pessoas visitam todos os dias.

Elas determinam a qualidade da experiência dos usuários de internet ao redor de todo o mundo.

Ou seja, o planejamento de inbound marketing do seu negócio tem de contar com pelo menos alguma dessas redes sociais.

O importante é você identificar quais delas sua base de clientes mais usa e, a partir daí, pensar em estratégias específicas.

Ainda, as redes sociais são muito interessantes por conta da variedade de formatos disponíveis. É possível fazer lives, participar de fóruns, criar comunidades e muito mais.

6. Não se esqueça do e-mail marketing

Fazer marketing por e-mail também é muito recomendado. É um tipo de interação mais próxima com o cliente, além de ser vital para o pós-venda.

Ao enviar conteúdo por e-mail é possível ver quem abriu, quem clicou em quais links e quais ações foram realizadas a partir daí.

Existem ferramentas próprias para disparo de e-mails automaticamente. Assim, é possível segmentar materiais de acordo com o perfil de cada lead e cliente, por exemplo.

A nutrição de leads é um ponto chave do inbound marketing. Por isso, deve ser feita com muito planejamento.

O e-mail marketing é outro método que você deve ficar atento para isso.

7. O que seus clientes têm a dizer

Por último, algo aparentemente básico mas que precisa ser reforçado: escute o que os clientes têm a dizer.

Opiniões, críticas, elogios e feedbacks no geral são muito valiosos para manter um negócio rentável e de qualidade ao longo do tempo.

Sendo assim, nunca negligencie os comentários que sua empresa recebe nas redes sociais.

Eles podem revelar pontos deficientes no planejamento de comunicação e trazer insights muito importantes, reduzindo riscos de crise.

Conclusão

Esperamos que a versatilidade e os benefícios do inbound marketing tenham ficado claros neste texto.

Agora você está preparado para colocar as melhores estratégias em prática e com excelência!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários