Publicação

Como o marketing de conteúdo pode ajudar os alunos durante esse período de pandemia

foto de
Adriano Luz

A pandemia de COVID-19 mudou a vida de todos nós. No caso das escolas e faculdades, a mudança na rotina foi radical. A adaptação para essa nova realidade passa pelo marketing de conteúdo.

As instituições educacionais são, em essência, marcadas pela experiência coletiva. A necessidade de passar para o ambiente digital tira toda a convivência entre alunos e professores.

Mas é possível se adequar da melhor forma possível – e o marketing digital é fundamental para isso.

O texto a seguir mostra como o marketing de conteúdo pode ser integrado à sala de aula para resultados impressionantes, acompanhe!

Qual é a importância do marketing digital nessa pandemia?

Com as restrições da pandemia, os alunos têm passado muito tempo dentro de casa. Não só nos momentos de estudo, mas também nos de lazer.

O resultado é que grande parte dos dias deles são passados checando redes sociais, vendo vídeos e fazendo pesquisas.

Nesse contexto, não é de impressionar que a produção de conteúdo especializado esteja a todo vapor.

Afinal, são milhões de pessoas acessando a internet e procurando por assuntos dos mais diversos tipos.

O comércio virtual do fabricante de amaciante, por exemplo, pode continuar de “vento em popa”, mesmo diante dessas circunstâncias complexas.

E, claro, as aulas e conteúdos que atuam na atração de novos e retenção de alunos não podem parar: há milhares de alunos se preparando para os vestibulares e entrando no ensino superior. Mais ainda, dicas nesse segmento são sempre desejadas.

Com isso, o marketing de conteúdo se revela uma ferramenta muito importante para os professores. Continue lendo para saber mais sobre isso.

8 estratégias de marketing de conteúdo para alunos

Em primeiro lugar, é preciso entender que a internet deve ser usada como um complemento para a empresa terceirizada de limpeza, a escola ou a universidade.

Confira 8 ações de marketing de conteúdo focados especificamente na educação para se sair bem na pandemia.

1. Tenha um bom site

Devido às restrições sanitárias, as famílias não têm as condições para visitar a instituição, como costuma acontecer normalmente.

Mesmo assim, é possível que eles conheçam as instalações, falem com o corpo docente e se assegurem de que a escola é de alta qualidade à distância com um site.

O site serve como um cartão de visitas eletrônico da instituição. Ele deve conter as informações básicas do local, incluindo:

  • Fotos dos ambientes;
  • Informações sobre o time de professores;
  • Formas de pagamento;
  • Currículo.

O marketing de conteúdo entra na forma de postagens informativas sobre os pontos acima e muitos outros. Isso sem falar nas estratégias de conversão com CTAs e banners atrativos.

Em resumo, é preciso aproveitar a página para valorizar a imagem da instituição.

2. Use as redes sociais

Trabalhar a comunicação instantânea com os alunos é fundamental – e poucas plataformas são tão interessantes para isso quanto as redes sociais.

Não é à toa que Twitter, Facebook e derivados contam com uma grande variedade de perfis profissionais.

Por isso, de modo a atrair a atenção, aborde assuntos que sejam do interesse do seu público-alvo. É conveniente fazer reuniões online, palestras sobre os cuidados com a pandemia e tirar as dúvidas de pais e alunos.

Inclusive, esse planejamento de marketing de conteúdo proporciona mais proximidade entre a instituição e a sociedade.

3. Visitas Virtuais

A pandemia mudou todo o processo educacional e, na maioria dos casos, as visitas presenciais às escolas eram um fator preponderante na conversão de pais e responsáveis.

Saiba que é possível ter uma experiência tão positiva quanto essa por meio do ambiente virtual.

A visita virtual está recebendo muita atenção recentemente. De fato, ela traz muitas vantagens no contexto atual.

É perfeitamente possível fazer uma visita a qualquer momento, sem sair de casa e usando diferentes dispositivos.

Cabe à instituição desenvolver formatos para isso. Pode ser uma sessão de fotos ou vídeos em que os funcionários apresentam a escola e/ou universidade.

Ao fazer isso, as chances de converter e fidelizar novos alunos aumentam à medida que você alcança pais e responsáveis ​​interessados ​​em matricular os filhos.

4. Tirar dúvidas

As salas de aula estão vazias, mas os alunos ainda estão aprendendo e, portanto, tendo dúvidas.

O que acontece é que muitas vezes essas dúvidas não podem ser sanadas pelos responsáveis. Portanto, os professores, sendo o único recurso para essas crianças, devem estar muito atentos às necessidades e singularidades de cada aluno.

Por isso, uma estratégia essencial é manter o seu corpo docente sempre disponível para esclarecer quaisquer dúvidas e questões.

Dessa forma, você garantirá a melhor experiência possível no processo de estudo de impacto ambiental.

Além de ter horários para cada professor à disposição, tente usar as redes sociais a seu favor neste momento.

Divulgue que o corpo docente está disponível e engaje os pais e responsáveis ​​por meio de mensagens diretas no Twitter ou Instagram.

Tais ações mostram aos alunos - e principalmente aos pais - que sua escola realmente se preocupa com o aprendizado e a aquisição de conhecimento dos alunos.

5. Aposte nos conteúdos ricos

Além das ações mencionadas aqui, uma das estratégias de marketing educacional mais importantes e cruciais para as escolas durante a pandemia é o marketing de atração.

O principal objetivo desta técnica é fornecer bons conteúdos, como e-books e webinars, entre outros formatos, para engajar e educar mais alunos.

A estratégia complementa o site e as redes sociais da organização, que já citamos aqui.

Mas é importante notar que esse é um processo longo. Isso porque estamos falando de conduzir toda a jornada de compra.

Por isso, todo conteúdo precisa ser bem pensado e planejado para levar as pessoas interessadas do topo ao fundo do funil.

6. Trabalhe com anúncios virtuais

Outro recurso que vale a pena investir é a publicidade virtual, que ganhou maior popularidade nesse período.

A necessidade de estudar direto de casa explodiu as pesquisas na Internet. Portanto, para que sua escola se beneficie plenamente, recomendamos o uso de plataformas de mídia paga, como Facebook Ads, Google Ads e Twitter Ads.

No entanto, sem um bom plano de ação, não basta pagar a publicidade. Você não vai conseguir bons resultados se não segmentar adequadamente as pessoas que deseja alcançar, por exemplo.

Para isso, pesquise informações sobre seus clientes, colete bons dados e, com isso, defina seu público-alvo.

A partir daí, pense em refinar ainda mais esses dados levando em consideração a persona do local de ensino.

A segmentação é um pilar de toda e qualquer estratégia de marketing digital, desde o marketing educacional até a divulgação da loja de porta de enrolar automatica.

7. Otimização para SEO

Estamos testemunhando um teste mundial da potência da educação a distância e do emprego.

Embora a oferta de plataformas de cursos online seja bem sucedida há muitos anos, não podemos esquecer que muitas empresas, profissionais e estudantes estão experimentando isso pela primeira vez.

O interesse por cursos online também disparou, sugerindo que muitas pessoas querem se profissionalizar ou simplesmente aprender coisas novas durante a quarentena.

Assim, as instituições educacionais precisam se aproveitar desse interesse renovado para inovar nas estratégias de comunicação.

Facilitar que o seu site seja encontrado e acessado por um grande número de pessoas é vital. E, para isso, existem as regras de SEO.

Cada resultado de pesquisa bem ranqueado não está ali por acaso.

Os motores de busca avaliam cada conteúdo de acordo com uma série de requisitos para definir as posições.

Os links com melhor legibilidade, uso de palavras-chaves, navegação adequada e layout amigável são aqueles que irão aparecer primeiro para quem procura por “escritorio virtual”.

Em grande medida, isso também vale para escolas, universidades e locais de ensino no geral.

8. Listas de transmissão

Tempo é um dos recursos mais valiosos para qualquer negócio. Por isso, é fundamental ter métodos específicos para otimizá-lo o máximo possível.

Como acontece em toda organização, a equipe de marketing e relacionamento das instituições de ensino precisa encontrar ferramentas e ações que possam, de alguma forma, tornar mais eficaz a realização de atividades.

Então, os profissionais precisam ter meios de planejamento e gerenciamento de todos os recursos relacionados ao ofício. Isso também inclui o tempo.

As listas de transmissão são excelentes para enviar conteúdo segmentado com rapidez e sofisticação.

Além disso, a equipe poderá segmentar quem deve receber cada mensagem, considerando a relevância do assunto para cada contato.

Considerações finais

Por mais que possa parecer incomum, o marketing também faz parte do mundo da educação.

Ao longo desse material trouxemos as principais vantagens e estratégias para aplicá-lo às instituições educacionais.

A pandemia alterou profundamente todas as relações profissionais, mas ela não pode impedir os alunos de continuarem aprendendo e se aprimorando.

As dicas reunidas aqui podem ser aplicadas desde o ensino fundamental e médio até o ensino superior em licenciamento ambiental, por exemplo, tornando as ações das instituições mais efetivas e melhorando os resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connectionhttp://www.businessconnection.com.br/, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.


Comentários