Publicação

Como saber qual meu nível de inglês?

foto de
Mídias Sociais

“Como saber qual meu nível de inglês?” Esta é uma pergunta bastante comum entre estudantes do idioma – sejam estes alunos mais recentes ou com maior experiência.

Os níveis de inglês - isto é, o grau em que alguém é capaz de falar, entender e responder no idioma -, podem ser medidos de diversas formas em termos de domínio linguístico.

Os níveis de proficiência em inglês mais comuns quando falamos em mensuração são: níveis iniciantes, níveis intermediários e níveis avançados. Entretanto, estes também podem ser agrupados em categorias de especialização, tais como negócios, meio acadêmico, meios técnicos, etc.

Mas, em termos mais práticos, como posso medir meu nível de inglês?

Há diferentes maneiras de medir a proficiência de um aprendiz de uma língua estrangeira. As mais comuns no mercado hoje, entretanto, são os testes internacionais padronizados.

Existem testes padronizados diferentes no mundo todo que medem diferentes aspectos da proficiência na língua inglesa.

Estes testes são requerimentos básicos para muitas experiências internacionais envolvendo estudos, projetos e trabalhos em países anglófonos.

Veja na lista a seguir quais são os 3 mais populares e bem-aceitos atualmente e o que os diferenciam.

3 testes internacionais para medir meu nível de inglês em 2022

TOEFL

O que é o TOEFL?

O TOEFL (Test of English as a Foreign Language) é um exame destinado a medir a proficiência de um estudante na língua inglesa. Ele é oferecido pelo Educational Testing Service (ETS) e avalia simultaneamente a capacidade do aluno de falar, ouvir, ler e escrever em inglês.

Este teste de nível de inglês – que pode ser feito tanto de modo virtual quanto presencial, dependendo da modalidade – é reconhecido por mais de 8.500 instituições em mais de 130 países no mundo todo.

Como funciona o TOEFL?

O teste de língua inglesa TOEFL é realizado em quatro partes, cada uma com foco em uma competência diferente dentro do idioma. São elas:

Competência a avaliar                                              Questões                                          Duração média

Compreensão escrita (leitura);                                  36 a 56 questões                              Entre 60 e 80 minutos.

Compreensão oral (audição);                                    34 a 51 questões                              Entre 60 e 90 minutos.

Expressão escrita (escrita);                                         6 tarefas                                             Em torno de 20 minutos.

Expressão oral (fala).                                                    2 tarefas                                             Em torno de 50 minutos.

A pontuação do TOEFL funciona da seguinte maneira:

§ Cada competência é avaliada com uma nota de 0 a 30.

§ Quando somadas, tem-se um total de 120 pontos máximos que podem ser obtidos na prova TOEFL.

Desta forma, seu nível de inglês será calculado separadamente para cada uma das áreas descritas. É possível, então, obter um nível intermediário para expressão escrita e ao mesmo tempo um nível avançado para compreensão escrita, por exemplo.

IELTS

O que é o IELTS?

O IELTS (International English Language Testing System) é outro exame internacional de nível de inglês padronizado que verifica a fluência de uma pessoa no idioma.

O IELTS consiste em um conjunto de testes que se destinam a medir três áreas principais do conhecimento linguístico: leitura, audição e escrita.

Este teste é usado principalmente por universidades e outros ambientes educacionais, tais como escolas primárias. Também é aceito por muitos serviços de língua inglesa, como o British Council, para permitir a prestação de atendimento em inglês a cidadãos de todo o mundo.

Como funciona o IELTS?

Existem duas modalidades diferentes de teste IELTS: o IELTS General Training e o IELTS Academic.

Cada uma destas modalidades foca em competências diferentes no contexto da língua – a primeira em um âmbito acadêmico e a segunda de uma forma mais generalizada.

Em ambos os tipos de teste IELTS, as competências avaliadas são:

Competência a avaliar                                     Questões                                             Duração

Compreensão escrita (leitura)                          3 textos e 40 questões                      60 minutos

Expressão escrita (escrita)                                 2 tarefas                                                  60 minutos

Compreensão oral (audição)                           4 partes e 40 questões                       30 minutos

Expressão oral (fala)                                            3 tarefas                                                  Até 15 minutos

Cada uma destas áreas é avaliada separadamente, e a pontuação final para o teste IELTS varia entre 0.0 a 9.0.

Cambridge

O que é o Cambridge?

Os famosos exames de nível de inglês Cambridge compõem a terceira opção de teste de proficiência internacional de inglês que veremos neste post.

Esses exames consistem em avaliações de habilidades na língua que se fazem reconhecidas mundialmente por nada mais do que 20.000 instituições de ensino superior, empregadores e organizações governamentais.

Como funciona o Cambridge?

Ao contrário dos testes vistos anteriormente, os exames de nível de inglês Cambridge são específicos para cada nível, contando com uma prova adaptada para cada nível de A2 a C2.

Assim, são cinco os exames Cambridge que avaliam a proficiência em inglês do usuário. Cada um deles já é separado por categorias de nível – que vão desde o A2 (mais básico) até o C2 (mais avançado).

De modo geral, todos os testes Cambridge se preocupam em medir as seguintes competências linguísticas, mesmo que cada nível em uma proporção própria:

  • Compreensão escrita (leitura);
  • Expressão escrita (escrita);
  • Compreensão oral (audição);
  • Expressão oral (fala).

Veja os detalhes abaixo sobre cada um dos testes de nível padrão da Cambridge:

Teste                                                            Nível                                               Duração do exame

A2 Key                                                          Introdutório                                  2h

B1 Preliminary                                          Intermediário                               2h20

B2 First                                                         Intermediário Superior            3h30

C1 Advanced                                              Avançado                                      4h

C2 Proficiency                                            Autônomo                                    4h

Além dos testes padrão, existem também opções especializadas da Cambridge com propósito de avaliar o nível de inglês em um contexto profissional.

Da mesma forma que os testes padrão, estes são também divididos por nível, da seguinte maneira:

Teste                                                       Nível                                              Duração do exame

B1 Business Preliminary                   Intermediário                              2h20

B2 Business Vantage                          Intermediário Superior           2h40

C1 Business Higher                             Avançado                                     3h

Como saber meu nível de inglês antes de um teste de proficiência?

Estudar para uma prova de proficiência em inglês não é uma tarefa simples – mais do que conhecimento, o aluno precisa se preparar para a metodologia aplicada no exame.

Para isso, ter uma ideia do nível em que você se enquadra antes de encarar um teste de proficiência internacional é o primeiro passo para auxiliar na preparação. Apenas dessa forma é possível ter um norte na hora de estudar com foco na nota que precisa ser atingida.

Para alunos que desejam saber seu nível de inglês e/ou se preparar para um exame internacional, a Essential Idiomas (escola com cursos de inglês personalizados que preparou este artigo) oferece um processo completo de Diagnóstico linguístico para todos seus alunos ingressantes.

Comentários