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Conheça quais são os tipos de KPI

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KPI é uma métrica que ajuda a mensurar o desempenho de uma estratégia ou processos relacionados à gestão da empresa.

Os indicadores-chave de desempenho são fundamentais para as estratégias de marketing, tanto é que a maioria das empresas que documentam suas práticas consideram-se bem-sucedidas.

Portanto, é por meio desse acompanhamento que você descobre o que funciona ou não no seu planejamento de marketing. Por isso, vamos explicar o que é KPI, qual é a diferença entre ele e as métricas e quais são os principais tipos.

O que é KPI?

KPI é uma sigla para Key Performance Indicator, que em português pode ser traduzido como Indicador-Chave de Desempenho. Trata-se de uma ferramenta que ajuda a medir as estratégias para descobrir se elas estão atingindo os objetivos.

Uma empresa pode usar diferentes indicadores, mas devido ao fluxo intenso de informação, é necessário saber quais deles serão analisados.

O KPI pode ser tanto um número quanto um percentual, por exemplo, se você quiser saber quantas pessoas visitaram a página, então terá um número, mas se quiser saber a taxa de rejeição, terá um percentual.

Diferenças entre métrica e KPI

Para que suas estratégias de marketing digital sejam um sucesso, uma empresa de lavagem de tapetes residenciais precisa analisar os indicadores de desempenho, e compreender a diferença entre eles e as métricas.

Saiba que KPIs são indicadores que ajudam o negócio a alcançar seu objetivo, enquanto a métrica se refere a algo que precisa ser medido.

A partir do momento em que ela se torna relevante para a estratégia, passa a ser considerada um indicador chave.

O gestor precisa entender o que realmente ajuda nas tomadas de decisão dentro da companhia, pois isso vai determinar o KPI que deve ser escolhido e quando a métrica se transforma em indicador.

Tipos de KPI que podem ser usados

Um fabricante de pasta personalizada para empresa pode usar diferentes tipos de KPI para medir suas estratégias, dentre eles:

KPI Primário

São indicadores importantes para os gestores de marketing e para as empresas porque estão relacionados aos objetivos que o negócio quer alcançar para ganhar mais dinheiro. Dentre eles estão:

Receita total;

Taxa de conversão;

Número de leads;

Custo de aquisição por lead;

Tráfego.

Toda vez que for analisar esses tipos de KPI, é muito importante conversar com os superiores e lembrá-los a respeito do objetivo principal.

KPI Secundário

Quem precisa responder para gerentes isso previsores, também deve analisar outros tipos de indicadores de performance.

Eles mostram que os testes realizados estão corretos e reforçam as informações mostradas pelos KPIs primários.

Dentre os indicadores que uma empresa de cabeamento estruturado de redes pode analisar estão:

Preço médio por transação;

Custo por visitante;

Assinantes de newsletter;

Origem do tráfego.

Também é possível observar o custo por lead em cada estágio do funil, número de assinantes do blog, entre outros. Mas, independentemente daquele que você esteja usando, ele precisa justificar os primários.

KPI Prático

Os gestores de marketing também precisam acompanhar dados detalhados em relação ao comportamento, características e hábitos de aquisição dos usuários.

O analista de marketing precisa acompanhar páginas visitadas, melhores landing pages, conteúdos mais lidos, visitantes novos e recorrentes, bounce rate, pageviews, dentre outras informações do tipo.

A verdade é que a lista de KPI é muito extensa, por isso, precisa entender qual é o objetivo do negócio e o que vai ajudá-lo a melhorar seus resultados nas estratégias de marketing.

Também é válido ressaltar que conforme o profissional responsável pelas estratégias de uma confecção de roupa de frio para cachorro grande comece a descer na categoria de KPIs, os anteriores sempre precisam ser acompanhados.

Por exemplo, você só poderá analisar os resultados dos indicadores de performance secundários, se continuar acompanhando os primários.

É dessa forma que é possível enxergar o real desempenho da estratégia e ainda acompanhar todos os indicadores para descobrir o que realmente é interessante e o que realmente vai trazer ganhos financeiros para o negócio.

Em outras palavras, é possível identificar qual é a opção que vai valorizar o retorno sobre os investimentos (ROI).

Considerações finais

Portanto, definir os indicadores de desempenho de uma empresa é uma estratégia diretamente relacionada com os objetivos do negócio.

Alguns indicadores secundários ou práticos podem se tornar importantes dentro da estratégia, daí a importância de levar em conta o contexto, visto que um KPI importante para uma empresa pode não ser importante para a sua.

De qualquer forma, eles são fundamentais para compreender se as estratégias realmente estão trazendo os resultados esperados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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