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Descubra as melhores estratégias para aplicar nas redes sociais

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Adriano Luz

Uma empresa que não possui um planejamento claro e as devidas estratégias para aplicar nas redes sociais está fadada ao fracasso, ao menos quando se trata de divulgação para um público que está cada vez mais presente online.

As redes sociais, de uma forma ou de outra, nivelou o campo de atuação quando se trata de marketing digital e comunicação com o público-alvo das empresas.

Desde um pequeno estabelecimento comercial de bairro até grandes corporações, é possível utilizar diferentes estratégias para aplicar nas redes sociais e contar histórias, demonstrando toda a experiência no mundo dos negócios, em escala global, e em tempo real.

Há uma variedade crescente de redes sociais, aliás, que podem ser exploradas de diferentes maneiras, entre as quais:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • Linkedin;
  • Tik Tok;
  • Twitter;
  • Youtube.

Utilizando as táticas certas, em um tom de comunicação que se alinha aos consumidores, é possível aumentar o público e a base de clientes que utilizam a junta de vedação, por exemplo, construindo e fortalecendo a marca e os negócios de maneira estratégica.

Por que explorar o marketing nas redes sociais?

As redes sociais mudaram a maneira como as pessoas se conectam, como se comunicam, e até mesmo na colaboração efetiva, mesmo que virtual, entre marcas e consumidores, amigos e familiares. Ou seja, é influente em toda a sociedade, de uma forma geral.

À medida que os métodos tradicionais de publicidade voltada para os clientes, como divulgação por mala direta, se tornam menos eficazes e apresentam um menor potencial de mensuração, as empresas estão se voltando para as redes sociais.

O intuito é se conectar de uma maneira positiva com os consumidores, e ainda mais com as pessoas que tendem a funcionar como influenciadores digitais.

Para alcançar o sucesso nas redes sociais, o segredo é não ficar preso às ferramentas e a tecnologia.

Em vez disso, as empresas devem se concentrar em como se pode utilizar essas plataformas de uma maneira cada vez mais eficaz.

Assim, é preciso focar no aumento da visibilidade da marca de Divisória banheiro, se for preciso, e do negócio em si, tal qual a construção de relacionamentos com os clientes, influenciadores e, até mesmo, outras empresas.

Outras possibilidades que as redes sociais proporcionam são a comunicação entre pessoas em tempo real, incluindo a resposta a perguntas e dúvidas corriqueiras.

O compartilhamento de links e a publicação de conteúdo valioso demonstra toda a experiência de uma empresa, tornando-se um ponto de referência para os clientes e para a concorrência. Isso reforça a autoridade e a presença da marca no ambiente online.

Além de agregar valor à vida dos clientes, por conta das facilidades de comunicação e aproximação, mesmo que virtual, conforme as estratégias para aplicar nas redes sociais são estabelecidas, é possível gerar novos leads, ou seja, clientes em potencial, e aumentar as vendas.

Entendendo as redes sociais

De uma maneira ampla, as redes sociais podem ser divididas em duas partes, sendo a primeira como a participação da empresa nessas plataformas, e a segunda visa a criação e a distribuição de conteúdo.

1. Participação nas redes sociais

A participação em qualquer rede social é o momento em que uma empresa deve agregar valor à comunidade online.

Isso pode ser feito de diferentes maneiras, como o compartilhamento de conteúdo sobre valor de transferência de veículo de outras pessoas, que é gerado pelos usuários.

A interação por meio de respostas às perguntas das pessoas, se houver relacionamento com uma marca, e contar com profissionais para responder à altura em nome da empresa, ajuda na expansão de um negócio comercial.

Outra participação que, de uma forma particular, pode ser encarada como válida, é ingressar em conversas sobre tópicos específicos, ou mesmo deixar comentários genuínos, interessantes e relevantes.

A promoção de causas de terceiros, desde que feita de maneira correta, pode ser uma oportunidade para uma marca divulgar os negócios nas redes sociais.

Como dica pontual, antes de entrar em conversas ou deixar comentários nas redes sociais, é preciso, antes de tudo, entender as nuances e os padrões da plataforma em que a postagem está inserida.

2. Criação e distribuição de conteúdo

A segunda parte que envolve as redes sociais é a criação e distribuição conteúdo original, e como isso faz toda a diferença para as estratégias implementadas dentro de um planejamento amplo de marketing digital.

O desejo de qualquer empresa deve ser que o conteúdo seja informativo, capacite sobre automatização industrial (ou qualquer outro tema de interesse do público e para a marca) e, se necessário, eduque ou entretenha. Finalmente, é crucial que atraia as pessoas certas para a marca em questão.

Para que isso funcione de maneira plena, é preciso ter qual público que deve ser alcançado, sempre que for publicar e promover os conteúdos produzidos.

Sendo assim, é preciso se certificar e compreender com quem a empresa está tentando se comunicar, e onde eles costumam passar a maior parte do tempo online.

Criação de conteúdo pensando no cliente

Ao estabelecer as duas partes acima descritas, é possível enxergar um panorama abrangente de como uma empresa pode atuar e compor as estratégias para aplicar nas redes sociais.

Ou seja, o conteúdo deve ser útil, relevante e agregar valor à vida das pessoas.

Assim, pode ser uma informação que responde a uma pergunta, ou que satisfaça as necessidades relevantes para a empresa.

Isso permite, até mesmo, o fornecimento de autoridade e liderança de pensamento, demonstrando conhecimento e experiência de mercado, destacando a empresa.

Com isso, por exemplo, uma empresa de ar condicionado pode publicar uma postagem no blog com as principais dicas sobre como abordar questões de economia de energia e melhor aproveitamento dos equipamentos nas estações mais quentes do ano.

Depois de criar todo o conteúdo, é preciso publicar em uma ou mais plataformas, e compartilhar links com os seguidores nas redes sociais.

As plataformas de pesquisa digitais seguem a prática de SEO (Search Engine Optimization), para determinar a qualidade e relevância do conteúdo (como buscas e acessos) para melhorar a experiência dos usuários.

A análise também pode incluir reportagens e reações das redes, bem como os conteúdos dessas plataformas.

Dessa forma, construir uma presença nas redes sociais também pode melhorar o ranqueamento de busca, apresentando o site ou loja virtual da empresa entre os primeiros resultados.

3 estratégias para aplicar nas redes sociais

Como bem se sabe, a publicidade tende a apresentar e entender quem são os clientes de uma empresa, e como os produtos e os serviços podem ser a solução para os problemas apresentados em determinado momento da vida de um consumidor.

Sendo assim, é preciso conhecer ao menos 3 estratégias para aplicar nas redes sociais que ajudarão, e muito, as empresas que buscam se posicionar nesses diferentes modelos de plataformas digitais.

1. Encontre o cliente ideal

A empresa deve criar uma buyer persona, ou seja, um personagem que represente o comprador ideal da marca, considerando os produtos e serviços que tem à disposição.

É preciso identificar qual o mercado em que a empresa atua, e como o consumidor ideal se identifica, para assim alcançá-lo como cliente em potencial.

Para isso, vale destacar características bem específicas do público-alvo, entre as quais:

  • Faixa etária;
  • Interesses sociais;
  • Localização;
  • Renda.

Mesmo os melhores profissionais de marketing podem falhar, caso estejam fazendo a divulgação para o público errado.

Por isso, ao encontrar um modelo específico na figura da buyer persona, é possível focar todo o planejamento de marketing dentro da rede social mais adequada.

2. Identifique as principais métricas de sucesso

Como uma empresa pode determinar se os esforços empreendidos nas estratégias de marketing para redes sociais estão sendo bem-sucedidos?

Para isso, algumas métricas podem ser consideradas na mensuração de resultados. E não se trata apenas de ganho de mais seguidores, mas de lucro empresarial.

Inclusive, é preciso ter atenção a métricas de vaidade e aquelas que precisam ser colocadas em perspectiva junto de outros dados para proporcionar insights mais relevantes.

Alguns exemplos de métricas que podem ser utilizadas são:

  • Alcance de público;
  • Menções da marca;
  • Taxa de conversão;
  • Tempo gasto no site.

Com isso posto, fica mais fácil racionalizar o investimento de capital e tempo em algo que pode ser melhorado, conforme os resultados apresentados em uma planilha específica.

3. Use ferramenta de gerenciamento de redes sociais

O ambiente online permite que os profissionais de marketing utilizem ferramentas digitais para aumentar a produtividade.

Quando se trata de rede social, qualquer uma, ter uma ferramenta de gerenciamento permite dimensionar os esforços com mais facilidade.

Entre os principais benefícios de uma ferramenta de gerenciamento de rede social está a capacidade de agendar postagens com antecedência.

Assim, é possível criar um calendário, e deixar as postagens agendadas, promovendo um alinhamento de toda a campanha de marketing digital, mesmo que seja necessário incluir ou ajustar os modelos em algum momento.

Conclusão

Mesmo que uma empresa que vende camara fria para cerveja tenha as melhores estratégias para aplicar nas redes sociais, elas nunca são definitivas.

Isso porque esse é um trabalho constante, que deve ser acompanhado por profissionais no dia a dia, e que pode mudar e se ajustar sempre que necessário, conforme alterações do mercado - por exemplo.

Por isso, de uma maneira segura e devidamente planejada, vale a pena investir em estratégias focadas nos modelos diversificados das redes sociais.

Com isso, a empresa passa a utilizá-las à medida que se busca o crescimento e o aprendizado sobre o próprio negócio empresarial e o público que acessa as postagens, com uma otimização que tende a crescer e se tornar prioridade dentro do marketing digital.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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