Publicação

Mercado de trabalho: conheça 3 profissões que não precisam de graduação

foto de
Adriano Luz

É fato que o mercado de trabalho está cada vez mais acirrado e, por conta disso, as pessoas procuram se adequar às necessidades através de cursos. No entanto, você sabia que há algumas profissões que não precisam de graduação?

Em vista disso, são ótimas opções para aquelas pessoas que precisam de um emprego rápido, mas que não tem tempo de fazer algum curso. Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre 3 profissões que não precisam de graduação.

Por que alguns optam por não cursar uma graduação?

É verdade que ter uma graduação é capaz de fazer com que as pessoas tenham mais oportunidade de emprego. Afinal de contas, levando em consideração que o mercado atual é um tanto rígido, tem se tornado cada vez mais necessário se capacitar.

Fora isso, estar mais bem preparado é uma forma de elevar o salário, o que também é importante. Em vista disso, é possível que você se pergunte o motivo pelo qual algumas pessoas optam por não cursar uma graduação.

Primeiro, reflita um momento, será mesmo que há essa "opção"? Afinal de contas, o número de pessoas que têm de abandonar os estudos para ajudar na renda de casa é bastante alto. Ou seja, elas são obrigadas. Não é uma opção.

Então, o principal motivo pelo qual algumas pessoas não fazem uma graduação não é porque querem, e sim por lhes faltar oportunidade.

É possível obter estabilidade financeira sem uma graduação?

Depende do que você entende por "estabilidade financeira". Se você acha que isso se resume a conseguir pagar as contas, ter sua casa, carro etc., sim. Inclusive, essa é a situação da grande parte dos brasileiros. De acordo com alguns dados, cerca de 52% dos adultos entre 25 e 64 anos não têm diploma.

E, mesmo sem graduação, grande parte deles conseguem obter a sua residência e automóvel, por exemplo. Mas, o conceito de estabilidade financeira pode variar de pessoa para pessoa. Por isso, é importante salientarmos alguns pontos importantes.

Bill Gates, Mark Zuckerberg, Steve Jobs, Françoise Bettencourt e Jay-Z. Sabe o que todos eles têm em comum? Além de figurarem como uma das pessoas mais ricas do mundo, todas elas não concluíram graduação antes de ter a sua estabilidade financeira.

Inclusive, em relação ao Jay-Z, ele nem sequer chegou a terminar o ensino médio e, hoje, tem uma fortuna estimada em 1 bilhão de dólares. É claro que fazer uma graduação é importante. Mas, o que estamos querendo dizer é que esse não é o único caminho para conquistar alguns dos seus sonhos.

3 profissões que não precisam de graduação

Viu como é possível conquistar a tão almejada estabilidade financeira, mesmo sem ter o estudo superior? É claro que você não pode negligenciar a sua importância, ainda mais se tiver condições. Fora isso, não podemos considerar tais profissões como "fáceis".

Afinal de contas, todas elas precisam de pré-requisitos, para garantir que o profissional preste um serviço de qualidade. Mas, nos tópicos seguintes, iremos falar sobre 3 profissões que não precisam de graduação. Confira!

Porteiro

Porteiro é uma das profissões que não precisam de graduação, cuja atuação é de grande importância para garantir a segurança de diversos espaços privados. Afinal de contas, é ele o responsável por guardar e fiscalizar o patrimônio.

E, além de controlar a entrada e saída de pessoas, é ele quem fiscaliza os veículos nas dependências. Portanto, a sua área de atuação pode ser tanto em área administrativa quanto em espaços públicos ou privados.

No entanto, como é uma profissão que lida com o público, é importante que tenha uma boa comunicação, empatia, seja educado, prestativo, pontual e saber trabalhar com pessoas.

Recepcionista

O cargo de recepcionista, além de ser uma das profissões que não precisam de graduação, também é amplamente procurado. Afinal de contas, praticamente todos os estabelecimentos precisam de um, para poder atender o público.

Por conta disso, a área de atuação desse profissional é bem vasta. É possível trabalhar tanto em um hospital, por exemplo, como em uma clínica odontológica ou de advocacia. Esse profissional é responsável por orientar as pessoas ou até gerenciar materiais de escritório.

Por isso, mesmo que não precise de graduação, a pessoa deve ser proativa e saber realizar múltiplas atividades. Em relação ao salário, ele tende a ser compatível com o setor em que está atuando.

Almoxarife

O profissional do almoxarifado é aquele profissional que recebe o produto, administra e o transporta até o estoque. Trata-se de algo muito importante, uma vez que ele deve conferir as notas fiscais de entrada e saída do material que a empresa adquiriu.

Ou seja, ele é importante para manter o fluxo de estoque na medida certa. Por conta disso, um dos requisitos é que o profissional seja atencioso nos detalhes. Ademais, dentre as suas competências, ele ainda pode ser responsável por:

  • Verificar quantidade dos produtos;
  • Condições dos materiais;
  • Embalagens;
  • Descrição dos produtos etc.


Comentários