Publicação

Munda VUCA: O que é e qual sua Importância

foto de
Adriano Luz

Você tem a impressão de que o tempo está passando mais rápido nos últimos anos? Principalmente nos finais de semana, não acha? Isso tem total ligação com o mundo VUCA.

Primeiramente o VUCA foi incorporado no ambiente militar pela Escola de Guerra do Exército Americano na década de 90, logo após a Guerra Fria. O conceito atualmente se aplica ao mundo dos negócios, gerando desafios para as empresas e também para os profissionais.

O VUCA foi efetivamente conectado à realidade do mercado em 2008, após a crise financeira, pois trata-se de uma definição de mundo que aborda com clareza as características modernas dos negócios.

O mundo está muito mais ágil do que há 10 anos atrás, as mudanças ocorrem rapidamente sem qualquer indício de que irão acontecer e a mesma percepção se aplica aos negócios.

Na prática, a dificuldade de elaborar planejamentos é o que mais impacta no dia a dia das empresas, pois atualmente é mais importante ter agilidade para responder às mudanças, do que planejar ações de longo prazo.


O que é mundo VUCA?

É a interpretação do mundo contemporâneo como uma realidade desafiadora. Aplica-se ao contexto dos negócios, interferindo no cotidiano da empresa e dos colaboradores.

Por conta da agilidade que as mudanças ocorrem, o mundo atual é definido como algo Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo, características que dão origem ao termo VUCA.

Volatilidade:

Característica que compõe a primeira letra do mundo VUCA. Aborda o fato de que o mundo passa por mudanças constantes nas últimas décadas, as quais se tornam cada vez mais difíceis de acompanhar ou até mesmo prever.

Isso impacta diretamente nos empreendimentos que ao realizar planejamentos de longo e médio prazo, podem não contar com uma mudança repentina de comportamento dos consumidores, tendo que se adaptar rapidamente.

Incerteza:

Em um cenário de mudanças constantes a incerteza sobre o que será do mundo dos negócios pode ganhar proporção, tornando cada vez mais difícil planejar investimentos, ações de alta complexidade ou projetos voltados ao desenvolvimento da empresa.

Com isso, as corporações estão buscando estratégias, ferramentas, pessoas e Munda VUCA: O que é e qual sua Importância que estejam prontos para adaptações rápidas.

Complexidade:

A complexidade sempre existiu e o mundo Munda VUCA: O que é e qual sua Importância não indica que isso tenha aumentado, o fato é que após a globalização e a chegada da era digital, a complexidade tem se tornado mais clara do que nunca.

Na prática, pelo fato das informações serem rapidamente difundidas pelo mundo, podemos sentir o impacto de um problema ou de uma mudança, antes mesmo que ele chegue a nossa realidade.

Ambiguidade:

A tecnologia tem somado muito no quesito de manter as pessoas informadas a todo momento, com acesso praticamente vitalício a qualquer informação. Por conta disso, a verdade absoluta sobre um determinado assunto passa a ser discutida e questionada, pois todo mundo começa a construir sua própria percepção por conta da facilidade com que isso é feito.

Isso resulta em limites mais ambíguos sobre até onde podemos explorar novos processos ou estratégias. Essa falta de definição por vezes pode levar a confusão de quem está inserido em um planejamento.


Como lidar com o Mundo VUCA?

Antes analisado como uma tendência, o VUCA já está inserido na nossa rotina pessoal e profissional e por isso é importante entender como devemos nos adaptar.

A primeira fase de uma grande mudança é a aceitação de que ela é necessária. Entender que se trata de um processo natural e que junto com ele surgem novidades e oportunidades de evoluir.

Em um segundo passo entendemos como a situação se aplica a nossa realidade, onde podemos parar para ouvir e compreender, para depois se fizer sentido, planejar ações.

Também é importante avaliar o seu desempenho atual em busca dos seus objetivos e como isso pode impulsionar você e o seu negócio ao sucesso, dessa forma, você extrai as coisas boas de uma mudança.

Contudo, também é importante analisar as possibilidades negativas e preparar a equipe para se antecipar aos problemas.


Competências ideais para o mundo VUCA:

É impossível passar pelo mundo VUCA sem viver adaptações, pois para manter-se competitivo, é preciso estar alinhado ao movimento do mercado e principalmente aos consumidores.

Essas adaptações são motivadas por diversas novidades tecnológicas, volume de dados e mudanças de comportamento e para esse cenário existem algumas competências que precisam ser desenvolvidas dentro de qualquer negócio.

Resiliência:

Amanhã suas atividades podem mudar, as estratégias do seu negócio e os resultados também. Para isso, ser resiliente é uma característica chave. Em uma realidade de futuro incerto, você e sua equipe devem se apegar aos resultados e não aos processos, pois esses definitivamente não irão permanecer.

Observe que as empresas que consideram manter a mesma forma de fazer as coisas por mais de 5 anos, estarão atrasadas frente ao mercado.

Liderança:

Manter a equipe engajada e motivada durante as mudanças de estratégia é um desafio enfrentado pelos gestores que vivem no mundo VUCA, por isso a liderança é uma característica fundamental a ser trabalhada, a fim de esclarecer objetivos e novos processos dentro de uma estratégia.

Visão estratégica:

Adaptar-se é necessário e no mundo VUCA é praticamente uma demanda, porém a visão estratégica é desenvolvida para antecipar as tendências de mercado e preparar-se para elas, pensando em se colocar à frente no mercado.

É claro que existem situações imprevisíveis, mas se estivermos atentos aos grandes players do mercado global, podemos nos referenciar por cima.

Flexibilidade:

Já comentamos sobre não nos prendermos a processos e sim a bons resultados, para isso, os profissionais que compõem o seu time devem ser flexíveis.

A flexibilidade é uma habilidade, tanto de se permitir mudar, quanto de aprender coisas novas e no mundo VUCA, isso pode ser o principal diferencial de um profissional.


Qual é a relação entre o mundo VUCA e o mundo BANI?

O mundo VUCA foi utilizado por muito tempo para esclarecer aos empreendimentos como deveriam se comportar frente a um cenário volátil, incerto, complexo e ambíguo.

Basicamente, identificava o sentido das mudanças dentro de um mundo que muda muito rápido e se encontra cada vez mais conectado e tecnológico. Os avanços são rapidamente implementados na rotina dos consumidores, fazendo com que as marcas precisem se adaptar rapidamente.

Porém, a pandemia criou novas situações, às quais o mundo VUCA não incluía em sua definição e por isso alguns profissionais acreditam que estamos migrando para um novo conceito: o mundo BANI.


O que é o mundo BANI?

É o acrônimo para um mundo caracterizado como:

  • Frágil;
  • Ansioso;
  • Não linear;
  • Incompreensível.

Em resumo, são os efeitos colaterais do mundo VUCA, que criou uma estrutura instável e hoje dificulta até mesmo a compreensão do mundo dos negócios.

Em contrapartida, a tecnologia cria soluções para gerar previsões e criar um controle mais preciso das informações.


Qual a importância do mundo VUCA para sua empresa?

O mundo VUCA é um termo que define a realidade que se encontra o mundo. Ao conhecer esse cenário e identificá-lo na prática, profissionais e empreendedores podem utilizar o conhecimento para desenvolver suas estratégias de mercado.

Por exemplo, se você sabe que enfrenta a volatilidade do mundo, deve se preparar para superá-la, e isso é possível através das próprias tecnologias que aceleram o mercado.

Tratando sobre o ambiente de negócio, com essa volatilidade você ganha incerteza sobre quais serão as tendências e como seguirá a demanda nos próximos meses, para no fim pensar sobre como isso impactará o seu negócio.

Então para solucionar o quesito gestão de empresa, você pode consultar tecnologias, como um sistema ERP ou até mesmo um Power BI, que poderão oferecer previsões e relatórios com base nas informações da sua empresa e de um comportamento periódico dos consumidores.


Conclusão:

Compreendemos que o mundo VUCA é um cenário mundialmente acelerado pelas novas tecnologias e tendências de mercado, que oferecem impactos positivos e negativos aos negócios.

Positivamente ele desperta o desejo de evoluir e a oportunidade de uma empresa modificar o seu processo para obter resultados melhores.

Negativamente, ele exige adaptações constantes para que os negócios se mantenham competitivos, pois as informações quanto a novas práticas se propagam rapidamente e frequentemente são aceitas pelos players do mercado.

Ter essa visão do mundo VUCA é fundamental para entender as modificações e analisar para onde apontam, dessa forma é possível encontrar razão nas adaptações que acontecem nos processos.


Comentários