Publicação

Notebook gamer: 4 dicas para escolher a melhor máquina

foto de
Mídias Sociais

Conhecer sobre processador, memória RAM, placa de vídeo e armazenamento ajuda a fazer a melhor escolha.

Foi-se o tempo em que notebooks eram feitos apenas para suportar atividades básicas do dia a dia. Cada vez mais empresas como Samsung, Dell e Acer estão produzindo máquinas potentes capazes de rodar os mais variados programas e aplicativos com alto desempenho.

Com o crescimento expressivo do mercado gamer, as marcas estão apostando no setor e apresentando características indispensáveis para que os jogos não travem nem prejudiquem o aparelho. Quem tem recebido boa parte desse investimento é o notebook.

Além de oferecer a jogabilidade que os jogadores tanto precisam, o notebook é prático, pois pode ser transportado e usado em qualquer lugar, diferentemente de um computador desktop.

Para escolher o melhor notebook gamer, o jogador precisa estar atento a uma série de detalhes que podem impactar diretamente o desempenho da máquina. Entender mais sobre processador, memória RAM, placa de vídeo e armazenamento será essencial para garantir uma boa escolha e não ter a performance comprometida durante as partidas.

1. Processador: responsável pelo desempenho do computador

O processador é um dos recursos mais importantes em uma máquina, pois ele é quem vai determinar o desempenho dos jogos. Em linhas gerais, esse item é responsável por processar todos os comandos de um computador, ou seja, a velocidade em que todos os programas vão rodar.

Atualmente, existem uma série de modelos disponíveis no mercado, mas para quem utilizará a máquina para reproduzir os jogos, a principal dica é buscar por um aparelho que tenha números superiores de série. Por exemplo, no caso dos processadores da Intel, o Core i5 é inferior ao Core i7 e assim por diante.

Outro detalhe importante é a geração do aparelho e sua velocidade. Os modelos mais novos conseguem rodar jogos atuais sem fazer muito esforço nem comprometer toda a máquina.

2. Memória RAM: velocidade e agilidade da máquina

RAM vem do termo inglês Random Access Memory, que em tradução direta significa “memória de acesso aleatório”. Esse dispositivo é responsável por tornar o computador capaz de rodar diferentes programas ou várias abas do navegador ao mesmo tempo, sem ficar lento.

Para quem joga, fazer a escolha da memória RAM correta pode minimizar travamentos durante as partidas. Por conta disso, apostar em pelo menos 8 GB pode ser o suficiente para garantir um bom desempenho dos games, desde que as outras configurações sejam potentes.

Se o notebook tem uma memória RAM pequena, é possível realizar um upgrade. No entanto, alguns aparelhos recentes usam memória soldada, que não permite esse ajuste. Vale a pena se informar sobre esse quesito antes de realizar a compra do aparelho.

Caso o aparelho permita o upgrade, opte por instalar memória em pares, ou seja, em vez de um componente de 8 GB, escolha dois de 4 GB cada.

3. Placa de Vídeo: qualidade visual do aparelho

A placa de vídeo é um fator essencial para garantir o bom processamento gráfico de um aparelho. Tratando-se de um notebook gamer, considere uma configuração que possa cumprir as exigências visuais para garantir melhor visibilidade nos jogos.

Nesse universo, existe uma marca que aparece com frequência nos aparelhos dedicados aos jogos: a NVIDIA GeForce. A recomendação mínima é que os aparelhos tenham GTX 1060 para que rodem sem travar.

4. Armazenamento: HD ou SSD?

As configurações de um computador voltado para jogos diferem das de um aparelho convencional. O armazenamento é mais um dos detalhes essenciais para garantir um bom desempenho e jogabilidade da máquina. É ele o responsável por salvar os softwares e dados do aparelho, incluindo os jogos.

Escolher máquinas com SSD instalado pode ser a melhor opção para os gamers. Esses dispositivos, em relação aos tradicionais HDs, têm taxas superiores em relação à gravação e leitura de dados, proporcionando mais velocidade na inicialização do sistema operacional e programas.

Assim como acontece com a memória RAM, alguns notebooks também permitem o upgrade do armazenamento. Por isso, dá para ter uma máquina híbrida, com HD e SSD juntos. É essencial, porém, verificar se o modelo de SSD escolhido é compatível com o notebook utilizado.


Comentários