O mundo está mudando e junto com ele, a forma de fazer marketing também passa por grandes mudanças. Antigamente, as propagandas na televisão ou rádio eram comuns e consideradas o ponto alto da publicidade, porém com o passar dos anos e a chegada do mundo digital, grandes marcas foram se adaptando e migrando para esse ambiente.
Hoje, a internet é o lugar preferido dos consumidores, sendo um ótimo espaço para comprar produtos diversificados como um Filtro coalescente, por exemplo. Porém, mesmo sendo um ótimo mercado repleto de oportunidades, é preciso saber como chegar no público e qual a abordagem que será utilizada com seus usuários.
Afinal, as pessoas não gostam mais de serem interrompidas por uma propaganda, quem ai já não pegou um ranço de uma marca por ter feito esperar um tempo para poder assistir um vídeo ou ter atrapalhado seus stories?
Este é um dos motivos do marketing de conteúdo ter crescido tanto nos últimos anos, porém, dentre diversas novas estratégias que buscam ser menos agressivas e ter uma abordagem mais assertiva com o público, temos o marketing nativo, já ouviu falar sobre ela?
O que é o marketing nativo?
Marketing ou publicidade nativo diz respeito a anúncios que se encaixam perfeitamente dentro do conteúdo de um determinado website, plataforma ou qualquer canal de rede social, sem atrapalhar a experiência do usuário.
Ou seja, o marketing nativo nada mais é do que aqueles anúncios que não parecem anúncios, que possuem um formato publicitário tão coerente com o resto do conteúdo que parecem ser nativos daquela página.
Imagine que você está navegando em um site que fala sobre compressor de ar odontológico, está lendo diversos textos e acessando conteúdos daquele tema, então, um dos anúncios é justamente um motor elétrico, correspondente aquilo que você está vendo, usado de forma sútil, como se ele fizesse parte daquela página, isso é o marketing nativo.
Essa é uma estratégia extremamente interessante e considerada benéfica para ambos os lados, afinal, o usuário não tem sua experiência interrompida enquanto quem atua com o marketing consegue expor seu anúncio de maneira efetiva e assertiva.
A importância e os diferenciais do marketing nativo
Se você está pensando “bom isso me pareceu muito um banner de publicidade comum só que mais bonitinho”, saiba que está extremamente enganado, o marketing nativo vai muito além de um anúncio comum, ela possui diversos diferenciais que fazem ele ser considerado uma ótima opção para qualquer negócio.
Primeiro que ele não é invasivo, diferente de anúncios que ficam interrompendo sua experiência e chamando sua atenção de forma exagerada, o marketing nativo é muito bem camuflado, e está ali na dele, de maneira muito mais prática e coerente com aquilo que você está pesquisando.
Para se ter uma noção, um dos grandes diferenciais é o número de visualizações que um anúncio nativo tem sobre um banner normal, por exemplo, cerca de 52% mais, isso porque, na maioria das vezes seu objetivo é atrair as pessoas de forma sutil, e não jogar uma oferta na cara delas, sendo considerado muito mais efetivo.
Os tipos de marketing nativo
Existem diversos tipos diferentes de realizar o marketing nativo, o primeiro e um dos mais clássicos é através dos sites, colocando seu anúncio de forma camuflada e fazendo com que as pessoas pensem que aquele conteúdo sobre projeto de Incêndio, por exemplo, realmente faz parte do site.
Também é possível colocar o anúncio nativo no feed, seja do Facebook ou do Instagram, de maneira com que pareça mais uma publicação relacionada aos gostos do seu público-alvo, e adicionar como link patrocinado no Google, fazendo parte das pesquisas e se camuflando no meio de sites orgânicos.
Afinal, vale a pena usar o marketing nativo nas minhas estratégias?
De forma direta sim, vale muito a pena usar o marketing nativo. Por mais que possa ser uma estratégia mais complexa de ser realizada, você consegue anunciar seus produtos e serviços de maneira muito mais sutil e menos invasiva, ganhando um certo carinho e preferência do seu público, melhorando seus resultados.
Um anúncio nativo, permite que as pessoas cliquem mais e cheguem até o seu negócio quase que de forma orgânica, chamando a atenção do público de maneira menos invasiva e muito mais assertiva.
Este artigo foi produzido pela equipe do Soluções Industriais.